No documentário “Um lugar ao sol”, estreado no ano de 2011, mostra a realidade de pessoas brasileiras, de alta classe social que vivem afastadas de regiões periféricas devido a violência. Paralelamente a isso, apesar desse documentário retratar sobre a violência, é notório também, a grande desigualdade social presente no vídeo e na realidade brasileira. Dessa forma, a limitada distribuição de renda e a falta de acesso a produtos básicos são causas e consequências da desigualdade social.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que a má distribuição de renda é um das causas para a grande desigualdade social no Brasil. Porque, observa-se que há uma pequena parcela de pessoas, que possui uma grande concentração de riqueza, já a maior parte da população brasileira não possui uma renda necessária para viver com qualidade. Exemplificando essa situação, são as discrepâncias entre as moradias em regiões suburbanas e as luxuosas que representam de certa forma esse desequilíbrio. Logo, alternativas devem ser analisadas para solucionar esse empecilho.
Ademais, uma consequência dessa desigualdade é a falta de acesso a produtos básicos. Pois, em virtude da carência de renda as pessoas acabam não tendo condições para comprar, por exemplo, alimentos essenciais, como leite, arroz e feijão. De acordo com o G1- Portal de notícias da Globo, o Brasil voltou no ano de 2022 ao mapa da fome, onde a pandemia que ocorreu no ano de 2020 e a desigualdade social são fatores para esse ocorrido. Em adição, cerca de 61 milhões de brasileiros enfrentam dificuldade em se alimentar. Assim, esse reflexo é uma resultante desse desequilíbrio.
Portanto, nota-se que a desigualdade social deve ser averiguada com o objetivo de sanar tais problemas. Para isso, cabe ao Poder executivo federal, sobretudo ao Ministério da Economia, criar meios que solucionem a má distribuição de renda como, políticas públicas que melhorem o salário do trabalhador e concentre uma maior quantidade de renda na mão de pessoas de classe média e baixa, por meio de aumento das vagas de emprego e auxílios feitos pelo governo, como o auxílio emergencial feito no de 2020, a fim de melhorar a situação econômica de pessoas mais carentes. Além disso, com a melhora da distribuição de renda, a falta de acesso a produtos básicos irá diminuir, aumentando assim, de certa forma, o poder de compra da população. Assim, situações como as mostradas no documentário serão reduzidas.
natalia rego
opa!
sua redação tem uma ótima estrutura, com uns erros de ortografia aqui ou ali mas não vou levar em conta pq o corretor automático também redije bastante coisa errada.
você monta muito bem as tese à serem trabalhadas, mas faltam repertórios que legitimem seus argumentos. tente citar sociólogos, filósofos, pesquisadores, repertórios factuais e fuja de sites como g1 e uol!! sei que é a solução mais fácil, mas eles não possuem uma veracidade a ser confiada com 100% de certeza
vendo sua conclusão, cuidado com o uso do verbo criar! as vezes as medidas q vc está propondo já existem. por isso, tente usar o verbo ampliar(ou até mesmo propror um foco maior à certos grupos sociais menos privilegiados em relação ao todo social).
num geral, creio que sua redação está muito bom e ficaria entre 800-880 na nota
filipy
Parabéns, as citações estão excelentes, a unica coisa que ficou com um gostinho de quero mais foi a Coesão sobre a parte da violência! faltou de retratar esse aspecto de forma sobre o modo de vida periférico,
poderia ter ligado isso com a Coesão e mais detalhamento, mas fora isso sua redação esta ótima na minha opinião. gostei muito que você segui os termos da conclusão como: finalidade , agente ,ação ,modo.
você juntou tudo muito bem e poupou tempo.
YasmimNunex
1°As citações estão de acordo com o tema.
2°O número de linhas está bom
3°Só o repertório de autoridade da fonte g1 que na minha opinião no dia seria complicado.
Tenta fazer a redação longe do celular, estuda repertórios de autoridade, e depois faz a redação como se realmente fosse o dia, como se ela já estivesse valendo.
4°Fora isso na minha concepção a redação tá ok
(Obs: não entendo muito sobre)
Nota:900