Iniciante

Redação Enem- Causas e consequências da biopirataria no Brasil

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No filme “Rio” produzido pela Fox Filmes no ano de 2011, retrata a vida de uma arara-azul que é vítima do tráfico de animais, a história se passa no Rio de Janeiro, onde mostra as aventuras enfrentadas por essa arara junto com outros pássaros. Em adição, na animação é mostrado de forma explícita o tráfico desses animais, uma vez que eles são mostrados em gaiolas em condições precárias. Sobre essa perspectiva, no Brasil essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas ao longo do território. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas. 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a flora brasileira apresenta uma grande diversidade, pois há plantas que existem apenas no território brasileiro. Além disso, são bastante utilizadas em aldeias indígenas, tanto para uso medicinal quanto para rituais. Porém, infelizmente vem sofrendo com a exploração desenfreada de suas ervas, causando assim o desaparecimento de muitas delas. De acordo com a ONU- Organização das Nações Unidas, cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais se encontram ameaçadas de extinção. Assim, alternativas devem ser criadas para solucionar esta problemática. 

Ademais, a fauna também é afetada pela biopirataria, já que muitos animais se encontram em extinção em decorrência da caça exacerbada. Outrossim, no Brasil a precária fiscalização também é uma causa para a existência deste tipo de crime, porque nota-se um grande aumento de animais desaparecidos. A arara-azul, citada anteriormente é um exemplo dessa situação, pois se encontra em processo de extinção devido a sua procura intensa. Dessa forma, caminhos devem ser seguidos para melhorar e erradicar esses obstáculos.

Portanto, as causas e consequências da biopirataria devem ser revertidas. Para isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente juntamente com o IBAMA, criar medidas cabíveis que de tal forma solucione estas problemáticas, como criação de projetos de lei que preservem as plantas locais e animais que correm o risco de extinção. Assim como, as ONGs poderiam criar palestras para conscientizar as pessoas sobre os riscos causados pela caça de animais silvestres a fim de conservá-los em seu habitat natural. Para assim, termos animais e plantas preservados e situações como a mostrada no filme “Rio” serem evitadas. 

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5 Correções

  1. Olá! Espero ajudá-la a evoluir nesse processo da produção de redações enem.

    No filme “Rio” produzido pela Fox Filmes no ano de 2011, retrata a vida de uma arara-azul que é vítima do tráfico de animais, a história se passa no Rio de Janeiro, onde mostra as aventuras enfrentadas por essa arara junto com outros pássaros. Em adição, na animação é mostrado [mostrada⚠️] de forma explícita o tráfico desses animais, uma vez que eles são mostrados {repetição⚠️] em gaiolas em condições precárias. Sobre essa perspectiva, no Brasil essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas ao longo do território. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas.

    >>> você fez uma excelente introdução, a única coisa que te aconselho é ser mais direta quanto às causas e consequências. alguns corretores entendem isso como um ponto negativo de falta de autenticidade. poderia ser colocado: devem ser analisados a exploração e o número de desaparecidos.

    Em primeiro lugar, vale ressaltar que a flora brasileira apresenta uma grande diversidade, pois há plantas que existem apenas no território brasileiro. Além disso, são bastante utilizadas em aldeias indígenas, tanto para uso medicinal quanto para rituais. Porém, infelizmente vem sofrendo com a exploração desenfreada de suas ervas, causando assim o desaparecimento de muitas delas. De acordo com a ONU- Organização das Nações Unidas, cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais se encontram ameaçadas de extinção. Assim, alternativas devem ser criadas para solucionar esta problemática.

    >> seria melhor que você fizesse uma melhor argumentação em cima dessas informações que foram colocadas, falar um pouco mais da exploração, colocar a culpa em algum fator, problematizar mais {por que ocorre? quem é o responsável?🧠

    Ademais, a fauna também é afetada pela biopirataria, já que muitos animais se encontram em extinção em decorrência da caça exacerbada. Outrossim, no Brasil a precária fiscalização também é uma causa para a existência deste tipo de crime, porque nota-se um grande aumento de animais desaparecidos. A arara-azul, citada anteriormente é um exemplo dessa situação, pois se encontra em processo de extinção devido a sua procura intensa. Dessa forma, caminhos devem ser seguidos para melhorar e erradicar esses obstáculos.

    >>> trecho muito expositivo com quase nenhuma argumentação.

    Portanto, as causas e consequências da biopirataria devem ser revertidas. Para isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente juntamente com o IBAMA, criar medidas cabíveis que de tal forma solucione estas problemáticas, como criação de projetos de lei que preservem as plantas locais e animais que correm o risco de extinção. Assim como, as ONGs poderiam criar palestras para conscientizar as pessoas sobre os riscos causados pela caça de animais silvestres a fim de conservá-los em seu habitat natural. Para assim, termos animais e plantas preservados e situações como a mostrada no filme “Rio” serem evitadas.

    >>> nenhuma das duas propostas estão completas, as duas apresentam apenas 3 elementos válidos dos 5 exigidos, não apresentam nem meio nem detalhamento.

    C1:160
    C2:200
    C3:120
    C4:200
    C5:120
    NOTA:800

    obs: para atingir os 900+ sugiro que comece revendo os seus erros e atente-se a sua argumentação que muitas vezes se faz insuficiente, leia a cartilha de redação nota mil do felpi e se inspire nos textos. sua redação tem um grande potencial, você só precisa melhorar nos argumentos utilizados e em alguns critérios da proposta de intervenção. espero ansiosamente a sua melhora. se gostou da correção, vota aí.🤝

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  2. Olá, tudo bem? Sobre a sua redação, gostei muito. Entretanto, é preciso atenção na hora da escrita, evitando repetições desnecessárias. Exemplificando, e utilizando um termo comum “Enxugar” seu texto, evitando assim o cansaço na hora da leitura. Gostei da sua citação inicial, mas senti falta da apresentação das teses. Em relação aos desenvolvimentos, pontuo apenas a organização e a falta de detalhamento em alguns pontos. Parabéns pelo texto!! :))

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  3. COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 180

    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 160

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 200 –
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. PONTUAÇÃO: 160 – NIVEL – 4

    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. PONTUAÇÃO: 180

    Elabora quase totalmente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Nota final: 880

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  4. COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 120
    A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
    • entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
    • ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
    • produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
    • ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
    • saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
    • compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 120

    A banca vai avaliar:
    • a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
    • o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
    • estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 120

    Seu texto deverá contar com:
    • progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
    • ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
    • coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
    • encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 120

    Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
    • parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
    • períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
    • referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120

    Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:

    • tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
    • conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
    • é possível de ser executada;
    • respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).

    Nota final: 700

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  5. 1 – INTRODUÇÃO: A Introdução carece de alguns retoques de coesão para ficar bem elaborada. Cita um repertório, com tese objetiva e clara, apesar de não ter explicitado o “spoiller” do projeto de texto, o que não deve ser um modelo obrigatório. É compreensível. Mas dar ao corretor um rumo dos argumentos discutidos no D1 e D2 é uma linha muito adotada. Deixo uma sugestão de como poderia ficar a introdução, depois de enxugar algumas expressões:

    O filme “Rio”, produzido pela Fox Filmes, em 2011, retrata a vida de uma arara-azul, vítima do tráfico de animais, história vivenciada no Rio de Janeiro. Em adição, na animação é mostrado o tráfico desses animais, vez que são expostos em gaiolas em condições precárias. Fora da ficção, no Brasil, essa situação não é diferente, visto que, muitas espécies nativas são exploradas e extintas. Logo, causas e consequências devem ser analisadas para acabar com estes problemas.

    2 – PARÁGRAFO 2 – Inicia com uma boa estratégia coesiva. Faltou explorar com mais produtividade sobre a “diversidade da flora brasileira” Deveria haver exploração argumentativa, já no tópico frasal, para dizer que a exploração é feita sem a devida reposição. O repertório citado (ONU) não foi tão produtivo para a temática abordada, vez que não houve uma ligação coesiva para facilitar o sentido do que se quis dizer. Na marca de autoria, “alternativas devem ser criadas para solucionar esta problemática” deixa ociosa a ideia e não explicita que alternativas devem ser apresentadas. Explore com mais produtividade a ideia mencionada.

    3 – PARÁGRAFO 3 – Inicia com uma boa estratégia coesiva e argumenta a biopirataria. Todavia, o elemento de coesão (“Outrossim”) deveria ser trocado por outro que dê a ideia de oposição ao que deveria existir (políticas de fiscaliza diante da problemática apontada). Faltou mencionar um repertório cultural para validar a discussão da biopirataria, assunto principal do parágrafo. Na marca de autoria, “caminhos devem ser seguidos” é uma marca muito geral, vaga e dispersa já que não aponta sequer uma delas que vise “melhorar esses obstáculos”. Explore com mais produtividade a ideia mencionada.

    4 – PROJETO DE INTERVENÇÃO: Boa estratégia coesiva para iniciar o último parágrafo. A proposta de intervenção está incompleta, pois faltaram os elementos FINALIDADE e DETALHAMENTO. No fim, o elemento coesivo (“Para tanto”) deveria ser substituído por apenas (Assim, Dessa forma, dessa maneira, logo,) dando ideia de conclusão para o parágrafo.

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
    Avaliação de acordo com as competências de correção da redação do Enem:

    COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. PONTUAÇÃO: 120
    A banca de correção cobrará os seguintes pontos:
    • entender as principais diferenças entre as modalidades oral e escrita(o texto não pode conter gírias, expressões coloquiais nem marcas de linguagem falada, inclusive abreviações como “tá”, “vc” etc.);
    • ter atenção às regras ortográficas e gramaticais;
    • produzir um texto com entendimento de estética geral e que respeite o número máximo de linhas (para que o texto seja corrigido, deve ter mais de 7 linhas escritas);
    • ter precisão vocabular, isto é, usar as palavras no contexto adequado e coerente;
    • saber o momento certo de usar letras maiúsculas e minúsculas;
    • compreender as regras de divisão silábica nas mudanças de linha.

    COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. PONTUAÇÃO: 120

    A banca vai avaliar:
    • a compreensão da proposta. Além de não fugir do tema, você não deverá ficar preso aos textos motivadores disponíveis. Eles servem para sua reflexão, mas não devem ser copiados.
    • o conhecimento e a relação das várias áreas do conhecimento existentes, como literatura, história, cinema, biologia, ciências, jornalismo etc.;
    • estruturação correta de um texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

    COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. PONTUAÇÃO: 120

    Seu texto deverá contar com:
    • progressão textual(cada parte do texto deve estar conectada às demais);
    • ordem lógica, ou seja, ter início, meio e fim;
    • coerência(seu texto não deve se contradizer e nem distorcer o mundo real);
    • encadeamento de ideias(os parágrafos devem ser hierarquizados e trazer novas informações sem mudar repentinamente de assunto).

    COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação. 120

    Seu texto deve contar com alguns elementos para ser bem avaliado na Competência 4 do Enem:
    • parágrafos bem estruturados(um bom parágrafo deve ter uma ideia central — tópico frasal —, à qual ideias secundárias serão conectadas);
    • períodos estruturados(normalmente, um texto dissertativo apresenta encadeamento de ideias, estruturadas por duas ou mais orações, expressando causa e consequência, tempo, comparação, conclusão ou contradição);
    • referências(informações, dados e fatos devem ser retomados enquanto o texto progride, o que pode ser feito com a utilização de artigos, pronomes e advérbios).

    COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120

    Antes de entregar sua redação, verifique se o texto:

    • tem uma proposta de intervenção (É preciso que você proponha uma solução para o problema da proposta, que seja passível de implementação e relacionada com os argumentos utilizados);
    • conta com detalhes como ela será implementada(quem fará, como fará, quais são as etapas para implementação, com quais objetivos?);
    • é possível de ser executada;
    • respeita os Direitos Humanos(você não deve ferir o direito à vida, à cidadania, à liberdade e à diversidade).

    Nota final: 600

    • Não desista. Continue escrevendo!

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