Iniciante

Redação Enem- Caminhos para reduzir a produção de lixo

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No filme “Wall-e” da Disney, mostra a vida de um robô que possui a função de limpar o planeta Terra após ser entulhado de lixo e tornar o planeta inabitável. Paralelamente a isso, saindo da animação, na realidade este problema é de extrema urgência em nossa sociedade, visto que, a produção em excesso de rejeitos pode trazer várias consequências. Assim, a negligência estatal e a  contaminação irreversível dos solos são causas e consequências enfrentadas pela população devido a grande produção de lixo. 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a omissão do Estado sobre esse assunto corrobora para o acúmulo de rejeitos, uma vez que, observa-se uma carência de incentivo à coleta seletiva e a utilização e/ou produção de produtos reutilizáveis. De acordo com o G1- Portal de notícias da Globo, cerca de 82 milhões de toneladas de lixo são produzidas ao longo do ano, sendo que apenas 2% desse valor são reciclados. Dessa forma, nota-se que medidas devem ser tomadas para reduzir a geração de rejeitos e aumentar o hábito de realizar a coleta seletiva e a reutilização de alguns produtos, sem gerar descarte desnecessário no meio ambiente.  

Ademais, a contaminação irreversível dos solos é uma consequência da grande produção de lixo. Pois, devido ao aumento de descarte incorreto de rejeitos, as substâncias produzidas por ele podem acarretar na liberação da mesma no meio ambiente, causando assim, a contaminação das águas subterrâneas. Além disso, os lixões podem ser considerados um exemplo de local onde são liberados grandes quantidades de substâncias tóxicas como o chorume, que é um líquido gerado da decomposição do lixo. Logo, caminhos devem ser encontrados para sanar este dano na natureza. 

Portanto, percebe-se que a desatenção com a produção de lixo causa diversos problemas ao ambiente, tornando-se necessárias devidas soluções. Para isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente junto aos governos estaduais, criar projetos que incentivem e implantem a coleta seletiva nas cidades, por meio de propagandas e programas acessíveis a população, como palestras, a fim de informar as pessoas sobre a importância de se ter uma coleta seletiva. Além disso, nas escolas, projetos de reutilização de materiais poderiam ser feitos, por meio de oficinas práticas, para que crianças e adolescentes aprendam a reaproveitar os materiais já utilizados. Para assim, situações como as mostradas no filme não se tornem uma realidade. 

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1 Correção

  1. Sua redação está muito boa, são apenas alguns adendos a serem feitos.

    C1:200 – Logo na primeira sentença existe um equívoco, pois não se deve separar o sujeito do verbo (se a intenção era destacar “da Disney” como aposto, o mesmo deve estar entre vírgulas), além de ser necessário trocar o “No” por “O”, para que haja uma melhor adequação com o verbo “mostra”. No D1, a vírgula após “uma vez que” está inadequada. Como identifiquei apenas dois erros gramaticais, não há desconto na nota, mas é importante se atentar.

    C2: 200- Sua estrutura dissertativa está muito boa e você utiliza muito bem o seu repertório

    C3: 160- Sua argumentação é coesa e bem feita, mas sua tese no D2 poderia ser melhor defendida. É interessante e
    importante incluir alguma voz argumentativa, como um estudo, uma citação, exemplificação ou algum dado expedido por algum órgão, assim como você fez ao introduzir a matéria do G1 no D1

    C4:200- Excelente uso dos conectivos e pouca/nenhuma repetição de palavras, ao meu ver

    C5:200- Tudo certo com a conclusão e a intervenção

    TOTAL: 960

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