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REDAÇÃO: A necessidade de combater o analfabetismo funcional no Brasil (modelo enem)

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Oi gente, minha primeira redação aqui, podem reclamar de tudo kkkkk. Deixem a nota de cada competência pff.

O livro “A menina que roubava livros”, do escritor australiano Markus Zusak, retrata a história de Liesel, uma menina adotada por um casal, que era analfabeta funcional e contou com a ajuda de seu pai adotivo para desenvolver sua escrita e leitura. Nessa perspectiva, a realidade destoa da ficção, uma vez que as pessoas analfabetas funcionais não são devidamente direcionadas para desenvolver suas habilidades na língua portuguesa.  Dessa maneira, faz-se necessário entender o porquê da permanência dessa situação, além de resolver suas problemáticas que permeiam entre a evasão escolar e a baixa qualificação escolar.

Em primeira instância, vale ressaltar que a evasão escolar colabora para que os processos educacionais não sejam efetivados. Sob esse viés, o filósofo grego Pitágoras afirma que é melhor educar as crianças para não ser preciso punir os homens. Nesse contexto, mesmo que seja ofertada a educação, o problema do analfabetismo funcional destaca-se pela escassez de interesse por parte dos estudantes de frequentarem regularmente as escolas. Logo, a constante evasão escolar faz com que os estudantes não presenciem o ensinamento e sejam disfuncionais para a sociedade.

Outrossim, é notório que a baixa qualidade das instituições públicas escolares corrobora na formação de indivíduos alfabetizados funcionalmente. Nesse âmbito, o filme ‘’a sociedade dos poetas mortos’’ apresenta um modelo ideal de professor, que estimula o pensamento critico e autônomo de seus alunos. Contudo, a estrutura escolar no Brasil não é atrativa para confortar os alunos e os profissionais educacionais são preparados de maneira vaga e não instigam a vontade de estudar nos alunos. Desse modo, a sociedade não construirá cidadãos funcionais e estes não exerceram os ideais democráticos, uma vez que não foram educados corretamente.

Fica clara, portanto, a necessidade da adoção de medidas que visem resolver as contrariedades do tema. Destarte, o Ministério da Educação, em consonância à Secretaria Especial da Cultura, deve promover mais ações e projetos de incentivo à leitura, por meio da criação de novas bibliotecas públicas e rodas de conversa nesses ambientes, no intuito que o cidadão adquira o hábito da leitura e desenvolva suas habilidades na escrita. Ademais, cabe ao Ministério da Fazenda, em parceria às escolas, realizar investimentos em sua infraestrutura e contrate professores de qualidade, almejando criar um ambiente atrativo para os alunos. Sendo assim, o Brasil formará cidadãos alfabetizados e funcionais à sociedade e casos como o de Liesel tornarão mais frequentes.

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5 Correções

  1. Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, a ausência de vírgula em “para confortar os alunos, e os profissionais educacionais…”, além do uso exacerbado de “e” após essa frase. Preste atenção na regência de alguns verbos, assim como no paralelismo, como na frase “por meio da criação de novas bibliotecas públicas e DE rodas de…”. Por isso, 160.
    Competência II: seu ponto de vista está explícito, mas é necessário destacar a palavra “Brasil” , principalmente na introdução, como “Nessa perspectiva, no Brasil hodierno, a realidade destoa da ficção…”, apesar disso, você não fugiu do tema e redigiu o texto como dissertação. Então, 200.
    Competência III: sua compreensão do tema está coerente, além de ter usado e articulado um ótimo repertório. Por isso, 200.
    Competência IV: você utilizou conectivos diversos, além de terem sidos posicionados corretamente. Por isso, 200.
    Competência V: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento estão presentes na proposta de intervenção. Por isso, 200.
    Total= 940, ótimo projeto textual, continue melhorando e persistindo, torço por você!! (:

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  2. Competência I: 160;
    Competência II:200;
    Competência III: 200;
    Competência IV: 200;
    Competência V:200;
    A sua redação está muito boa. O texto demonstra que você possui uma compreensão do tema e faz bom uso das alusões. Além disso, a variação de conectivos torna a redação mais rica. Sua conclusão possui agente, ação, meio, finalidade e detalhamento por isso 200 pontos. Alguns erros erros gramaticais por isso 160 na Competência I. Continue com esse padrão de escrita e parabéns pelo texto1!
    Total: 960.

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  3. Primeiramente, achei o tema bem trabalhado e bem argumentado, com citações e alusões interessantes e bem colocadas. Uso de conectivos acordo, dando fluidez ao texto. Porém, alguns erros de pontuação e flexão verbal, pricipalmente no segundo parágrafo:
    – falta de vírgulas, tornando o período muito longo
    – “…estes não exerceram…” o verbo está flexionado no pretérito, sendo que a frase está com um sentido de “futuro”
    E também na conclusão, há problemas de regência, como:
    “…em consonância à Secretaria Especial…” >> em consonância com
    Acredito que sejam cerca de 20 pontos por erro, salvo os que eu não percebi.
    Comp. 1: 120
    Comp. 2: 200
    Comp. 3: 200
    Comp. 4: 140
    Comp. 5: 200

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  4. Competência I: 200
    Competência II:160,faltou destaque de tema como um todo.
    Competência III: 200
    Competência IV: 200
    Competência V:200
    Total= 960.
    De modo geral não tem muito o que falar ,sua redação está top.Sendo sincera,adorei sua conclusão,ficou perfeita,bem clara e objetiva além da retomada de tema de forma sutil e bem elegante.Continue assim,mantenha seu padrão de escrita e muito sucesso nos seus estudos!

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  5. O livro “A menina que roubava livros”, do escritor australiano Markus Zusak, retrata a história de Liesel, uma menina 1 adotada por um casal, que era analfabeta funcional e contou com a ajuda de seu pai adotivo para desenvolver sua escrita e leitura. Nessa perspectiva, a realidade destoa da ficção, uma vez que as pessoas analfabetas funcionais não são devidamente direcionadas para desenvolver suas habilidades na língua portuguesa. Dessa maneira, faz-se necessário entender o porquê da permanência dessa situação, além de resolver suas problemáticas que permeiam entre a evasão escolar e a baixa qualificação escolar.
    Em primeira instância, vale ressaltar que a evasão escolar colabora para que os processos educacionais não sejam efetivados. Sob esse viés, o filósofo grego Pitágoras afirma que é melhor educar as crianças para não ser preciso punir os homens. Nesse contexto, mesmo que seja ofertada a educação, o problema do analfabetismo funcional destaca-se pela escassez de interesse por parte dos estudantes de frequentarem regularmente as escolas. Logo, a constante evasão escolar faz com que os estudantes não presenciem o ensinamento e sejam disfuncionais para a sociedade.
    Outrossim, é notório que a baixa qualidade das instituições públicas escolares corrobora na formação de indivíduos alfabetizados funcionalmente. Nesse âmbito, o filme ‘’a sociedade dos poetas mortos’’ apresenta um modelo ideal de professor, que estimula o pensamento critico2 e autônomo de seus alunos. Contudo, a estrutura escolar no Brasil não é atrativa para confortar os alunos e os profissionais educacionais são preparados de maneira vaga e não instigam a vontade de estudar nos alunos. Desse modo, a sociedade não construirá cidadãos funcionais e estes não exerceram3 os ideais democráticos, uma vez que não foram educados corretamente.
    Fica clara, portanto, a necessidade da adoção de medidas que visem resolver as contrariedades do tema. Destarte, o Ministério da Educação, em consonância à Secretaria Especial da Cultura, deve promover mais ações e projetos de incentivo à leitura, por meio da criação de novas bibliotecas públicas e rodas de conversa nesses ambientes, no intuito que o cidadão adquira o hábito da leitura e desenvolva suas habilidades na escrita. Ademais, cabe ao Ministério da Fazenda, em parceria às escolas, realizar investimentos em sua infraestrutura e contrate professores de qualidade, almejando criar um ambiente atrativo para os alunos. Sendo assim, o Brasil formará cidadãos alfabetizados e funcionais à sociedade e casos como o de Liesel tornarão mais frequentes.

    Abaixo há todos os tópicos que são avaliados no Enem em relação à redação, juntamente aos apontamentos do que seguiu/trouxe corretamente (✅).

    Segue MINHA análise:

    NOTA= 940

    COMPETÊNCIA 1 – 160

    Aqui avaliam tudo na parte gramatical e formal na redação. O corretor irá avaliar se você seguiu a gramática normativa, norma culta padrão e a estrutura de suas frases e períodos. Ou seja, além dos errinhos de vírgulas e acentuações, as gírias e outras oralidades também serão descontados – mesmo que estejam entre aspas!

    Seguem abaixo os desvios e falhas presentes em sua redação:

    1 – vírgula
    2 – acentuação
    3 – erro de grafia, o correto é exercerão

    COMPETÊNCIA 2 – 180

    Nessa competência são avaliados dois fatores importantíssimos para a sua nota final: TEMA E TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Nesses carinhas, você precisa ter seguido todos os critérios abaixo para a nota máxima.

    TEMA:

    Seguir e citar todos os elementos do tema na redação ✅
    Não houve tangência ao tema da redação ✅

    TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

    Estrutura correspondente ao texto dissertativo-argumentativo: Introdução, argumentos e conclusão ✅
    Respeito à linguagem impessoal do gênero exigido ✅
    Presença de UM repertório sociocultural, legitimado, pertinente e produtivo – não houve clareza quanto ao repertório sociocultural (escolas, pais ou responsáveis, alunos (adultos, jovens ou crianças) ou governo)
    Nenhuma parte do texto embrionária✅
    Argumentação com autoria e sem previsibilidade ✅

    COMPETÊNCIA 3 – 200

    Nessa competência se avalia o seu projeto de texto, e isso inclui diversos fatores, como os listados abaixo, que precisam ser respeitados para você não ter problemas aqui:

    Cada parágrafo respeita sua função ✅
    Tese bem construída e defendida nos desenvolvimentos✅
    Proposta de intervenção que soluciona os problemas discutidos ao longo do texto ✅
    Argumentos bem construídos
    Argumentos seguindo totalmente o tema ✅

    COMPETÊNCIA 4 – 200

    Essa competência avalia a coesão textual, bem como se o repertório linguístico está em dia, ou seja, o uso de conectivos e o manejo controlado das repetições, como na lista abaixo:

    O aluno trouxe, pelo menos, 2 conectivos ligando os parágrafos ✅
    O aluno trouxe, pelo menos, 1 conectivo em cada parágrafo, ligando as ideias ✅
    Os conectivos trazidos estão utilizados no contexto adequado ✅
    O aluno teve bom manejo quanto às repetições ✅

    COMPETÊNCIA 5 – 200

    Nessa última competência, devemos desenvolver uma proposta de intervenção contendo 5 elementos válidos (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), ou seja, em caso de mais de uma proposta desenvolvida, uma dela PRECISA estar completa. Assim, segue a listinha:

    O aluno trouxe todos os elementos necessários para a proposta de intervenção ✅
    O aluno apresentou uma proposta de intervenção sem elementos nulos✅
    O aluno respeitou os Direitos Humanos✅
    A proposta está de acordo com o tema ✅

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