Desde meados de 1500, antes mesmo de ser de fato Brasil, a população indígena já habitava nossas terras. Desse povo foi tirado, sangue, terra e aos poucos estão removendo a sua fala, a sua origem, a sua cultura.
Ao se examinarem que 274 línguas indígenas são faladas no país por 37,4% dos índios com mais de cinco anos de idade, podemos perceber que a quantidade de falantes só estão diminuindo ao longo do tempo por diversos fatores, pela pobreza na ortografia, pela falta de material e o apoio social.
Em consequência disso, a tradição é passada de forma oral, pelos mais velhos, através de narrativas, para os que permanecem na tribo. Pela desvalorização, muitos indígenas optam em morar nas cidades, desenvolvendo uma “vergonha étnica”, se adaptam a uma nova língua e “escondem” das próximas gerações a sua nativa.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, como o investimento na educação indígena feita pelo ministério responsável, por meio da inclusão de uma matéria que estude essa cultura em particular, também com o apoio estrutural nas tribos, por um Brasil melhor, para que em 50 anos a língua indígena não desapareça.
Isa15092003
A diferença de linhas entre a introdução e o desenvolvimento 1 pode te prejudicar na hora da correção. Detalhe mais a introdução, use mais argumentos. Na conclusão, tente detalhar mais a proposta de intervenção, assim pode impressionar seu corretor. Tente utilizar alguns argumentos do desenvolvimento 1, que ficou muito extenso, no desenvolvimento 2, que está menor. A introdução deve ter no mínimo 3 períodos (igual todo e qualquer parágrafo), e a sua tem só 1. Comece apresentando o tema, depois contextualize e em seguida mostre sua tese ao corretor.
Mariana Belarmino Monteiro
-Falta de repertório sociocultural na sua redação
-sua intervenção deve ter responder as perguntas :
quem?
o que?
Como?
Para que?
-Na sua intervenção vc poderia retomar da sua tese, e aperfeiçoar as soluções com detalhamento .
-Na sua introdução vc poderia citar alguma relação de filme, série ou outras relações da área do conhecimento humano
-Acho também que ao longo dos dois parágrafos voce poderia relacionar causa +consequencias e apontar um problema gorventamental no primeiro parágrafo e no segundo um social assim seu texto ficaria coerente e de acordo com os dados, fatos , situações, citações enfim .
-Também percebir erros de pontuação
– Vc também poderia colocar mais conctivos
AnaLuizaGalvão
Desde meados de 1500, antes mesmo de ser de fato Brasil, a população indígena já habitava nossas terras. Desse povo foi tirado, (1) sangue, terra e (2) aos poucos (3) estão removendo a sua fala, a sua origem, (4) a sua cultura.
Ao se examinarem que 274 línguas indígenas são faladas no país por 37,4% dos índios com mais de cinco anos de idade, podemos perceber que a quantidade de falantes só estão (5) diminuindo ao longo do tempo por diversos fatores, pela pobreza na ortografia, pela falta de material e o apoio social.
Em consequência disso, a tradição é passada de forma oral, pelos mais velhos, através de narrativas, para os que permanecem na tribo. Pela desvalorização, muitos indígenas optam em morar nas cidades, desenvolvendo uma “vergonha étnica”, se adaptam (6) a uma nova língua e “escondem” das próximas gerações a sua nativa.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse, como o investimento na educação indígena feita pelo ministério responsável, por meio da inclusão de uma matéria que estude essa cultura em particular, também com o apoio estrutural nas tribos, por um Brasil melhor, para que (7) em 50 anos (8) a língua indígena não desapareça.
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COMENTÁRIOS
(1) Retirar essa vírgula.
(2 e 3) Adicionar vírgulas.
(4) “e a sua cultura” seria mais apropriado.
(5) está*.
(6) adapta-se*.
(7 e 8) Adicionar vírgulas.
– Proposta mal elaborada, pois já existe educação indígena, você deveria ter focado em adicionar a cultura indígena em todas as escolas do país. Obs.: Não coloque “ministério responsável”, cite-o.
– O primeiro argumento não tem fonte.
– O segundo argumento é senso comum.
– Estrutura muito mal feita. Tente estudar a estrutura de cada parágrafo (introdutório, de desenvolvimento e conclusivo).
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NOTA:
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 80
Competência 4: 120
Competência 5: 80
Total: 560
victoriaangelim
*Em cada parágrafo deve haver no mínimo 3 períodos, na sua redação não houve isso.
*Erros de pontuação (colocação da vírgula, dois pontos, ponto final)
*Falta de aprofundamento.
*Regências verbais e nominais incorretas. Exemplo: “Ao se examinarem que 274 línguas indígenas são faladas no país” .
*Falta de repertório sociocultural (citações, alusão histórica)
*Ausência de conectivos, que resulta em perda de pontos na competência 4.
OBSERVAÇÃO FINAL: Em geral, você fez uma boa escolha de argumentos, mas apresentou informações rasas, quase ineficazes, e também não as relacionou com sua tese (que ficou implícita, aliás) tendo assim pouca coerência e coesão. Entretanto, a prática leva à perfeição, use todas as observações que eu lhe dei para aperfeiçoar sua próxima redação e, gradualmente, seus resultados vão melhorar. Você não escreve mal, e tem uma boa base, quanto mais praticar, melhor ficará. Bons estudos! S2