A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia no sistema jurídico
brasileiro – assegura a todos o direito ao respeito, independentemente da cor, raça e etnia. Mesmo com os direitos assegurados pelo Estado, o racismo persiste na sociedade. Os meios para o combate dessa problemática é, principalmente,
abandonar as idealizações de superioridade de raça. Além disso, o diálogo entre as pessoas colaborariam para acabar com a política racista.
Em primeiro plano, vale destacar, que desde os primórdios da humanidade o conceito de superioridade é vigente, por exemplo, a escravidão e o Darwinismo Social contribuiram para instalar ideologia de hierárquia de raça. Apesar do Brasil ser um dos países mais miscigenado do mundo há racismo, quem mais sofre com isso é os negros devido os conceitos implantados pelo passado. Dessa forma, para mitigar esse cenário que permeia até o século XXI é necessário que as *ideias* que são implantadas pela historicidade sejam findadas por todos. Não há como eliminar a historicidade do mundo, no entanto , tem como eliminar a ideologia atual presente no racismo.
Pontua-se, ainda, que o diálogo é outro caminho para combater o racismo. Paulo Freire, educador e sociólogo, destaca a comunicação como contribuinte para uma educação anti-racista. Por meio da interlocução os involvidos podem analisar o meio em que vivem percebendo-se criticamente. Assim, dissimaria estereótipos que há entre diferentes raças.
Inferese, portanto,
que a Constituição promulgada em 1988 não está sendo amplamente implantada em assegurar a liberdade a todos. Para reverter esse quadro, torna-se imperativo que as Secretárias das Cidades propovam conversas nas comunidades, com o objetivo de desmistificar receios populacionais. Concomitantemente, compete ao Estado o dever máximo exibir as consequências do racismo no passado, exibindo cartas, fotos e arquivos, a fim de atenuar as consequências das práticas racistas naquela época. Somente sob esse viés, o Estado dará a liberdade a todos os indivíduos.
Kesia22
Complementando a última correção…
Considere colocar uma conclusão no primeiro parágrafo, como por exemplo “Dessa forma cabe a análise acerca das causas para a problemática.” Somente para sinalizar que o próximo parágrafo será uma argumentação (aumentará sua nota no quesito de Coerência textual).
Para melhorar ainda mais seu vocabulário, experimente substituir termos repetidos como “implantados” (no segundo parágrafo por exemplo) por sinônimos presente no site sinônimos.com.
Cuidado com o uso dos asteriscos (*).
Ótima distribuição dos pontos finais, quantidade correta de frases em cada parágrafo e bom domínio do conteúdo e vocabulário!
João Victor
ASPECTOS GRAMATICAIS :
1º ” Em primeiro plano, vale destacar, que desde os primórdios …. ” – O verbo ”destacar” é VTD , ou seja rege um objetivo direto , a expressão ” que desde os primórdios …” é o objeto direto do verbo citado , sendo assim não se deve separar com vírgulas o verbo do seu complemento verbal .
2º ” a escravidão e o Darwinismo Social contribuiram” – acento agudo no ”i” de contribuíram
3º ” Apesar do Brasil ser um dos países mais miscigenado do mundo há racismo ”’ – Deve-se inserir um vígurla após a palavra ” mundo” para que se isole a expressão adverbial que foi modificada sua posição original , posto que trata-se de uma Or.Sub.Adv de longa extensão
4º ” quem mais sofre com isso é os negros” – Erro de concordância verbal , o verbo ”é” deve concordar com ”negros” . Tudo bem o ” sofre” ficar na 3º Pessoa do Singular concordando com ”quem”
5º – ”Por meio da interlocução os involvidos” – O certo seria ‘ENvolvidos”
6º – O pronome relativo na expressão é fator de próclise , atraindo assim a mesma : ” o meio em que vivem percebendo-se criticamente.”
7º- ”dissimaria estereótipos que há entre diferentes raças” Na expressão O verbo é ”Dizimar” , ou seja o correto seria dizimaria
8º – ”propovam conversas nas comunidades, ” – No caso seria ” proponham ” ?
9º- ”Secretárias das Cidades ” – deveria ser grafada sem acento , pois o contexto da palavra nos remete à palavra com tonicidade no ”i”
ASPECTOS TEXTUAIS :
1º Leia depois o seu primeiro parágrafo , consegue perceber que as ideias abordadas neste se complementam ? Talvez seria mais inteligível você utilizar vírgulas ao invés de fechar os períodos com ponto final , um único período com as ideias se complementando .
2º ” Não há como eliminar a historicidade do mundo, no entanto , tem como eliminar a ideologia atual presente no racismo.” Cuidado com o paralelismo do texto , o verbo haver caberia melhor no lugar de ”tem”
3º Pode-se observar que você tem um domínio do assunto ao longo do texto , e também de uso da linguagem formal . Seu texto é bastante rico trazendo fontes que embasam os seus argumentos , Contudo a conclusão ficou um pouco ”rasa” ,deixando a desejam em relação a tudo aquilo que você desenvolveu ao longo do texto .
SUCESSO !