O historiador Jose Murilo, em seu livro “a cidadania no Brasil: O longo caminho”, defende que, uma cidadania plena no Brasil, é aquela que tem os direitos políticos, civis e sociais. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea do Brasil, é a ausência do direito social, devido ao racismo na sociedade brasileira. Desse modo, faz -se necessário analisar essa problemática.
A princípio, é válido destacar, que, a insuficiência na aplicação da lei contribui com esse fato. De acordo com uma pesquisa levantada pelo carrefour Brasil, 61% da população afirmaram ter visto negros sendo discriminados. A lei sobre o racismo é falha, pois, ela não é aplicada como deveria e como consequência, o problema só cresce, negros continuam sofrendo preconceito constantemente. É de extrema importância que essa lei seja modificada.
Ademais, as raízes históricas contribuem com esse cenário. Segundo Simone Beauvoir, o mais escandaloso dos escândalos, é que nos habituamos a ele. Sob a mesma perspectiva, devido aos pretos serem escravizados no passado, o fruto diss0 são os indivíduos brancos tratarem com normalidade quando os cidadãos afrodescendentes sofrerem racismo ou serem violentados. É preciso que medidas cabíveis sejam tomadas diante dessa dificuldade.
Diante dos fatos citados, urge que medidas sejam feitas. O poder Legislativo deve revigorar a lei do racismo, quem praticasse esse crime, levaria prisão perpétua . O Ministério da Educação deve abrir um projeto “não ao racismo” nas escolas, com materiais didáticos de qualidade, através de verbas do governo do estado, com o intuito de desconstruir o racismo do povo. E assim, teríamos o direito social que Jose cita.
Alixo
Bons repertórios, mas senti falta de alguns conectivos.
~ Sobre a introdução, você deveria apresentar a tese da redação e o que será argumentado nos argumentos 1 e 2. Talvez assim, ” Nesse prisma, torna-se imprescindível analisar as causas e as consequências do entrave da insuficiência da lei e da normalização do racismo na sociedade brasileira”.
~ Argumento 1 – sinto falta de alguns conectivos, no que se diz respeito do trecho: “É de extrema importância que essa lei seja modificada”, por ser uma continuidade de pensamento, deveria prosseguir com vírgula e adicionar um conectivo:
” portanto/logo é de extrema importância que essa lei seja modificada”.
~ Argumento 2 – Mais uma vez há uma falta de conectivos no trecho: ” É preciso que medidas cabíveis sejam tomadas diante dessa dificuldade “. Percebe-se também uma ambiguidade do autor do texto em não deixar claro a que dificuldade ele se refere e o autor sequer diz que medidas devem serem tomadas, ou seja, não há lucidez no texto para o leitor.
~ Conclusão – Você escreveu “estado” com ‘e’ minúsculo, Estado escreve-se com ‘e’ maiúsculo, pelo fato de ser um agente. A conclusão carece de conectivos…
Gostei da redação, continue praticando que você vai longe.