Iniciante

Racismo e discriminação social(tema)

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  Mesmo com o fim da escravidão, a discriminação, que é o ato de excluir um indivíduo ou um grupo de indivíduos, e o racismo, que é justamente a unção da discriminação com o preconceito, ainda fazem parte da nossa sociedade.

   Na série how to get away with a murder, a personagem principal sofre em vários episódios racismo por ser uma advogada negra. Isto ocorre devido, não só ao preconceito quanto aos esteriótipos impostos pelas sociedade, em que negros sao criminosos ou domésticas. A lei de cotas aumentou o acesso aos cursos superiores. Aumentando o número de negros nas universidades. Beneficio que, se a personagem principal vivesse no Brasil, teria usufruído.

  Contudo, cerca de 75% das vítimas de homicídio no país são negras. No último ano uma família foi morta a 80 tiros pelo exército brasileiro. De acordo com Martin Luther King, a injustiça num lugar qualquer, no caso o Brasil, é uma ameaça à justiça em todo o lugar.

  Portanto são necessárias medidas capazes de amenizar essa problemática. Conforme o educador Paulo Freire, a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Logo concluo que a educação  seria fundamental para a conscientização das pessoas sobre o racismo e a discriminação, juntamente com as mídias sociais, promovendo,então, a integração das minorias a sociedade.

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13 Correções

  1. Escreve muito bem. Está de parabéns, está no caminho!
    Em relação ao conteúdo do seu texto, eu só achei que faltou destrinchar um pouco mais a proposta de intervenção a fim de que ela ficasse bem amarrada com o que desenvolveu ao longo do texto. Entendo que isso seria melhor apreciado pela banca examinadora. Acho que alguns questionamentos ajudariam nesse sentido: 1) como deve ser uma educação voltada para o tema? 2) que tipo de ações e qual o conteúdo de ações nas mídias sociais voltadas para o tema? 3) Por que você entende que a educação é um dos caminhos possíveis para o enfrentamento do racismo? (Entendo que a citação de Paulo Freire demonstra repertório, mas ela não conseguiu dar conta de explicar de forma explícita – dissertação deve ser um texto objetivo – o porquê de você entender que a educação é pertinente para o tema).

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  2. Sua redação está boa. Sugiro apenas que tente ampliar sua base argumentativa, e sua proposta de intervenção, dando assim um caráter objetivo mais elaborado ao texto.

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  3. Redação excelente, tentar melhorar em ser mais objetivo. Precisa ter mais um contexto, adicionar mais os aspectos abordados. Mas, no entanto a redação está ótima

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  4. C1- O candidato soube utilizar dos mecanismos de pontuação, contudo, ainda é necessário atentar-se ao uso de alguns sinais de pontuação (a expressão “em vários episódios” deve vir entre vírgulas. Após “devido”, no 2º parágrafo, não deveria existir vírgula. Após “cursos superiores, coloque vírgula ao invés de ponto. Não utilize o verbo no modo gerúndio, como em “aumentando’. Após “portanto”, “logo” etc. utilize a vírgula).
    C2- O candidato soube compreender a proposta de redação, e aplicou seu repertório sociocultural para formação do texto.
    C3- O candidato articulou parágrafos de desenvolvimento, recorrendo a dados como forma de embasamento argumentativo, entretanto, é preciso discutir mais os dados que foram inseridos no texto, e demonstrar mais autoria e opinião ao final de cada parágrafo, utilizando de frases como “é imprescindível”, “é notório”, “vale ressaltar” etc. É necessário lembrar que, normalmente, os textos dissertativos no modelo Enem apresentam 4 parágrafos, e estes devem possuir tamanhos parecidos, atendendo à organização do texto na sua forma geral. Na introdução, procure buscar um encaminhamento argumentativo que deixe mais claro quais serão seus pontos de vista defendidos em cada parágrafo de desenvolvimento.
    C4- O candidato soube aplicar os termos coesivos no que se refere à estruturação do texto, recorrendo à expressões como “portanto”, “logo” etc.
    C5- O candidato não apresentou todos os elementos de uma proposta de intervenção para o texto. Uma proposta completa é aquela que apresenta Agente, Ação, Meio/Modo, Detalhamento, e Finalidade. (obs: faltou o agente, por exemplo, o Governo, e o detalhamento da proposta).
    Notas por competência:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 120
    Nota final: 820

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  5. Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.

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  6. A menção na conclusão foi uma boa, mas você contrariou quando sugeriu apenas a educação e conscientização como proposta de intervenção.

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