Racismo e discriminação social

  • 1

O racismo é uma chaga social no Brasil. Mesmo após mais de um século de abolição da escravatura, a população negra permanece, na maioria das vezes, à margem dos espaços de prestígio. A relação de exclusão com base na cor da pele está presente nos ambientes de trabalho, nas universidades, nos hábitos cotidianos. Compreender como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo é, dessa forma, confrontar uma ferida que marca o país.

Última nação ocidental a conceder liberdade aos escravos, com a Lei Áurea, de 1888, o Brasil buscou construir, desde então, uma autoimagem de território de respeito às diferenças e de convívio racial pacífico. A Lei Áurea, no entanto, foi conservadora em seu texto e não contou com qualquer ressarcimento ou política de inclusão para populações que ficaram tanto tempo afastadas da cidadania, do direito ao letramento e da liberdade de ir e vir. O resultado, previsível, foi a perpetuação de uma violência social herdada do passado, mas renovada no presente.

Se foi injustificável o descaso a que acabaram relegados milhares de ex-escravizados, foi também persistente a luta deles pela liberdade plena. Uma luta que ecoou em seus descendentes e que hoje se traduz em batalha por representatividade e mais espaços de poder. Conquista bem conhecida dos brasileiros, a política de cotas, por exemplo, vem legando uma mudança na feição das universidades e das repartições públicas – hoje mais heterogêneas.

Os avanços na política de inclusão racial no Brasil, entretanto, ainda continuam pontuais e resultam de pressões da sociedade organizada. O país permanece sem uma política de Estado coordenada, ampla, que ultrapasse governos e esteja presente em diferentes pastas, como o Ministério da Justiça – com políticas mais precisas de ressocialização da população carcerária, em sua maioria negra – e o Ministério da Educação – com ações sistemáticas de conscientização em eventos e materiais didáticos. Só assim, ultrapassando ações pontuais, será possível minimizar de forma mais efetiva o abismo racial que ainda assola o país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Evite gerundismo. Reforce os argumentos.Melhore a sua tese . Sua redação está legal, contudo procure evitar a repetição de palavras. Lembre que antes de você fazer a sua redação, dar uma pesquisada sobre o tema isto irá te ajudar muito! A minha nota para você é de 900

    • 0
  2. Evite gerundio. Reforce a sua argumentação. Dê uma atenção para a pontuação e acentuação. Melhore a sua tese na introdução. Sua redação está boa, porém tente evitar a repetição de palavras. Lembre que antes de você fazer a sua redação, dar uma pesquisada sobre o assunto, isto irá te ajudar muito! A minha nota para você e de 890 ❤

    • 0
  3. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção:160. Não percebi muitos erros passíveis de punição. Contudo, evite o gerúndio. O único erro que coube punição: evite expressões do senso comum, vícios de linguagem(com sentido equivocado) como “tecido social”; quando você fala tecido sempre se refere a algum tipo de malha ou pano, esse é o sentido da palavra, portanto era conveniente usar apenas “sociedade”.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 160. Abuse mais de seu conhecimento de mundo, na próxima tente contextualizar com filmes, analogias, séries, filósofos e dados trabalhados.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 120. Cuidado com as frases longas, lembre-se que cada parágrafo deve ter no mínimo 3 frases, um tópico frasal, um desenvolvimento e uma conclusão. Um erro que percebi é o paralelismo entre os parágrafos; na introdução você disse que argumentar iria sobre como o racismo opera no tecido social e como é possível superá-lo, todavia, você não destrinchou isso no 2 parágrafo de argumentação. O primeiro de desenvolvimento você cumpriu, mas no segundo vc fugiu da linha de raciocínio, dissertando sobre a luta dos negros pela liberdade, em contraponto ao que havia citado:como superar o racismo. Tome cuidado e lembre de manter o paralelismo.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160. Estude conectivos e estrutura textual. Seu texto ficará melhor organizado. Os únicos conectivos que senti falta foram os de início de parágrafo de desenvolvimento e de conclusão.
    *PROPOSTA:*
    Correção: 120. Proposta boa, melhore apenas a organização das ideias na conclusão e seja mais direto, apresente uma proposta coesa ao problema. Responda o quê, quem, como e para quê na sua conclusão. Sua conclusão foi boa, contudo, ficou prolixa(não clara e não objetiva)(o famoso enchendo linguiça kkkkk) a ideia da proposta foi excelente, mas a organização não deixou ela 100%. Faça propostas mais diretas.
    [720]
    Parabéns!!! Você escreve muito bem, corrigindo uns errinhos, terá grande probabilidade de uma nota mil.
    Espero ter ajudado.
    Até a próxima.😁

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.