Em 1500 a tropa liderada por Pedro Alvares Cabral desembarcou pela primeira vez no Brasil, com o descobrimento deste novo território o Governo Português decidiu explorá-lo e usufruir de suas riquezas. Contudo, para que esta exploração pudesse se desenvolver de fato os portugueses necessitariam de mão de obra, em 1539 os primeiros navios negreiros adentaram a nação, e juntamente com eles o racismo .
O racismo não é apenas um acontecimento hodierno, conquanto um fato histórico, que fez parte do enredo de diversas civilizações, que tristemente ainda possuem pensamentos obsoletos. A discriminação étnica se dá pela absurda crença de superioridade de uma raça sobre a outra, como por exemplo o Nazismo que cria na soberania da raça ariana, “A raça ariana seria supostamente a linhagem mais pura dos seres humanos, constituída apenas por indivíduos altos, fortes, claros e inteligentes”, afirma o biólogo Danilo Vicensotto. Tal ideologia culminou na morte de milhares de judeus, ciganos, negros e deficientes físicos.
Os erros do passado estão sendo repetidos no presente continuamente por meio do racismo estrutural, que é a naturalização do preconceito gerador da segregação, como por exemplo o fato da população negra ser mais abordada e agredida por policiais segundo a Folha de S.Paulo, neste dado nota-se a marginalização que pessoas afro-descentes enfrentam apenas por sua cor . Para que a descriminação seja erradicada, e que esta problemática tenha visibilidade é preciso que a sociedade denuncie qualquer abuso de poder e descriminação, pois como afirmou o primeiro arcebispo negro Desmond Tutu “Se você fica neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”.
Portanto, diante do conteúdo apresentado, e visando que ideias provenientes do Brasil Colonial e do Nazismo sejam desconstruídas e punidas, se faz preciso que o Estado crie campanhas por meio das mídias sociais que incentivem a denúncia do racismo, e que desconstrua qualquer ideia de superioridade racial. Também é preciso que o Poder Legislativo crie leis que obriguem qualquer instituição a ter uma porcentagem mínima de negros em sua composição. Tais medidas visam reparação histórica, punição presente, e prevenção futura, de igualdade para todos.
Cidalove
Olá, gostei de seu texto. Porém, você cometeu alguns desvios em relação a estrutura da redação.
1)Na sua introdução você apresentou uma excelente contextualização histórica, mas, faltou desenvolver uma tese e apresentar o projeto de texto, o que faz sua nota cair um pouco. Faça uma contextualização e depois um período que você apresente o problema que há no tema, que será sua tese e logo depois o projeto de texto, que é um spoiller do seu desenvolvimento. Utilize também conectivos para separar tais.
2) No seu desenvolvimento, você gastou muitas linhas contando como aconteceu o racismo, deixando de lado a estrutura: retomada do projeto de texto, comprovação e marca de autoria, esse último é uma frase crítica que tem que aparecer no fim dos desenvolvimentos.
3) Na conclusão, você apresentou uma boa proposta de intervenção, com praticamente todos os elementos. Só tome cuidado na separação de um elemento do outro por meio da pontuação.
Competência 1- 120
Competência 2- 120
Competência 3- 80
Competência 4- 120
Competência 5- 180
TOTAL=620
Espero ter ajudado! ;)
[email protected]
Boa noite! Gostei muito do tema abordado e também das propostas de intervenção. Citar a historia foi uma ótima jogada, por ela ser fator principal nesse tema, mas a situação que estamos vivendo poderia ser abordada também. Fora isso, a redação está ótima! O desenvolvimento foi bem elaborado, assim como a conclusão e o uso das palavras foi bem articulado.
M.Alice
Boa tarde!
Gostei muito do tema abordado, também muito da dissertativa.
Diante do momento em que passamos, poderia ter colocado sobre o momento presente também, entre manifestação, a voz que o povo estão fazendo por injustiças. Deixando de lado essa parte, gostei do desenvolvimento do texto, também dos argumentos, referências.
Parabéns!!!!