Estudante

A QUESTÃO DO SUICÍDIO NO BRASIL

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A segunda geração do Romantismo no Brasil, denominada Ultrarromântica, era caracterizada pelo pessimismo diante da existência e busca da morte como solução. Fora da literatura, ideais verossímeis surgem no contexto brasileiro, sendo um problema grave de saúde pública e que atinge vários grupos. Nessa perspectiva, não há dúvidas de que o suicídio é um desafio para o país, o qual ocorre devido à ausência de debates nas instituições de ensino e por causa do preconceito em relação a doenças psíquicas.

    A priori, a carência de debates nas escolas sobre essa temática colaboram com a continuidade do suicídio. Sob esse prisma, o educador Paulo Freire afirma: “ Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”. Dessa forma, é notório a importância dessa esfera para o corpo social, haja vista que é o local que as pessoas passam longos períodos. Sendo assim, a promoção de debates sobre o tema no ambiente acadêmico é uma ferramenta imprescindível para solucionar a problemática, bem como possuir profissionais aptos para reconhecer e lidar com indivíduos que aparentam possuir tendências suicidas ou outros impasses mentais.

    Adicionalmente, o preconceito contra as doenças psíquicas é outro fator contribuinte para a persistência dos autocídios no Brasil. Embora a Organização Mundial da Saúde conceitue a saúde como não apenas a ausência de doenças, mas sim, o estado completo de bem-estar físico, social e mental, a coletividade é intolerante com a temática e não trata com seriedade. Como consequência do preconceito e tabu, o autoextermínio torna-se frequentes em vários grupos, por exemplo, os policiais, pois, segundo O Globo, o suicídio nessa classe supera as mortes em operações, cerca de 104 tiraram a própria vida em 2018. Ademais, os índices são exorbitantes entre profissionais de saúde e jovens.

    Portanto, é mister que medidas são necessárias para resolver esse entrave. Destarte, para que o suicídio não seja presente no corpo social brasileiro, urge que o Ministério da Educação juntamente as escolas façam um projeto denominado “foco no biopsicossocial”, com intuito de promover debates na comunidade escolar e treinar os funcionários da instituição e a família dos discentes para reconhecerem os sinais de enfermidades psicológicas, por intermédio de psicólogos e psiquiatras, e a partir do conhecimento saber identificar e lidar. Assim, a morte como solução para os problemas ficarão apenas nas obras literárias do Mal do Século.

Atribuam nota por competência, por favor!!! Valeuuuu ♡

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3 Correções

  1. Olá, boa noite :)) Antes de tudo parabéns pelo seu texto, ficou muito bom.. Tenho algumas dicas, que espero te ajudar a melhorar:
    > Sua introdução está muito boa, minha observação aqui é de gramática: “..devido a ausência..” Sempre que usar ‘devido use crase. Sempre será devido à alguma coisa ou devido ao.. Essa última parte não me soou muito bem: “..e por causa do preconceito”, não sei, esse ‘por causa’ sinto que não ficou legal. Vejo que se você usasse ‘…devido à ausência de debates nas instituições de ensino e ao preconceito em relação a doenças psíquicas.’ Me soa melhor, mas é apenas uma dica :)
    > sobre seus desenvolvimentos, estão muito bons. Você tem boas referências e faz muito bem a argumentação. Só tenho uma sugestão, no seu D2 você cita o suicídio de policias, -não estou dizendo que não é relevante- mas talvez fortaleceria ainda mais sua argumentação se enfatizasse mais os jovens. Isso por que (lamentavelmente) o suicídio é segunda maior causa de morte entre os jovens.
    > Sua conclusão também ficou muito boa, minha única observação é que sua segunda frase está muito longa (6 linhas), sinto que isso faz com que o leitor ‘se perda’ na leitura, e pode ficar mais difícil de separar seus elementos.
    * Sem mais, uma média das notas que eu daria:
    C1: 160 (notei poucos desvios gramaticas, alguns de vírgulas)
    C2: 200 C3: 200 C4: 200 C5: 200
    total: 960
    Então é isso, não sou nenhuma especialista, mas >>eu<<não vejo erros graves que possam comprometer sua nota nas outras competências, espero que minhas observações possam te ajudar a melhorar ainda mais. Parabéns pelo texto, bons estudos :))

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  2. Bom, gostei muito da forma como você tratou o tema, esperei até que fosse citar obras de Álvares de Azevedo, que também se baseiam muito nessa questão, como uma deles que eu já li “Macário”. Você usou muito bem os conectivos e propôs de uma forma bastante inteligente uma proposta de resolver tais problemas, eu particularmente nã consegui encontrar muitos erros em seu texto. Portanto, se eu fosse te dar uma nota, essa seria: 950, por talvez haver alguns erros de gramática, mas, continue praticando, pois, tens talento e com o tempo verá grandes resultados, e me desculpe se não gostou de algo em minha opinião

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  3. C1 (domínio da escrita formal…) – Você demonstra um bom domínio, porém algumas pontuações estão em desacordo, por isso 160 pontos.
    C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto) – o desenvolvimento do tema na sua dissertação foi muito bom, o texto tem uma certa leveza e discorre de forma segura e coesa o tema, 200 pontos.
    C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) – as informações estão bem relacionadas e organizadas, contudo, nota-se que algumas ideias foram pouco explanadas, 160.
    C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) – as partes do texto estão bem divididas, ficou claro onde começa e onde “fecha” uma ideia, 200.
    C5 (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos) – intervenção boa, detalhada e consistente, porém na zona de conforto, 120.
    Nota final: 840
    **Uma dica, se atente ao tamanho dos parágrafos. No mais, é só sucesso, parabéns pelo texto! <3

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