Lançada em 2017, a novela da Globo entitulada “Novo Mundo” mostrava em seus capítulos brancos e índios convivendo pacificamente. Porém, fora da realidade, a convivência era, majoritariamente, cercado por discriminação e represália contra essas tribos, causando a perda de direitos e criando um esteriótipo de inferioridade comparado ao povo branco.
Devido ao processo de colonização, os povos indígenas foram perdendo não só suas terras mas também sua identidade por meio das inquisições e à imposição do cristianismo dada a eles, muitas das vezes, por meio da violência.
Embora órgãos como Funai dêem suporte a essas tribos eles, eventualmente, sofrem com uma série de limitações de grande parte financeira, impossibilitando-os de prestar a devida ajuda. Ademais, segundo dados do IBGE, grande parte dos povos indígenas sabem o português falado quebrando assim o esteriótipo há muito tempo criado de povo não civilizado.
Portanto, cabe ao Governo Federal, em parceria com a Funai, entrar em acordo para que mais verbas sejam disponibilizadas, com o intuito de que mais demarcações territoriais sejam feitas, para que possamos ter uma convivência pacífica com esse povo rico culturalmente, como mostrara na novela “Novo Mundo”.
[email protected]
Cara, sua redação está muito deficitária. A introdução está “ok”, mas o desenvolvimento está muito vago, principalmente o primeiro. Vamos para a pontuação…
competência 1: 120. Erros (entitulada, esteriótipo, deêm e esteriótipo), revise suas escrita e sua pontuação.
competência 2: 120. seu desenvolvimento está faltando muitos elemento, além de você não ter criado as teses e se baseado nelas
competência 3: 120. Mano, você precisa criar duas teses na sua introdução em cima dessas duas teses, o primeiro e segundo desenvolvimento. Além do desenvolvimento necessitar de: tópico frasal, repertório(dados, fatos históricos, …), produtividade e o desfecho crítico (onde você usa a conjunção conclusiva)
competência 4: 120. Você precisa citar pelo menos duas conjunções conclusivas na sua redação, que é usada no desenvolvimento e na conclusão
competência 5: 120. Consegui identificar, apenas 3 elementos da proposta de intervenção, que foram: agente, ação e finalidade. Ficou faltando o modo meio e o detalhamento.
total: 600
Andressamariasousa
Introdução: Sua estratégia de abertura e sua problematização está perfeita só faltou a tese
Ou finalizar a introdução
Desenvolvimento1: faltou o tópico frasal o embasamento e a argumentação está muito fraquinha seja mais firme nas suas palavras
Desenvolvimento2: você cometeu os mesmos erros do desenvolvimento1
Você deve colocar conectivos em sua redação
Que vai ser cobrada na competência 4
Conclusão: ficou faltando você falar o modo como eles iam fazer e detalhar
C1:120
C2:200
C3:120
C4:120
C5: 80
Nota:640
Desculpa qualquer coisa, sou vestibulanda igual você e estou aqui para aprender 😍
Daniel Barbosa
Bom dia!
Você escreve bem, porém tem que ver modelos de redações completas…
Sua introdução está incompleta…
Tem que desenvolver mais os desenvolvimentos….
Nos seus desenvolvimentos achei que estão incompletos tem que ter 3 ou 4 períodos, tópico frasal, repertório sociocultural e a conclusão do parágrafo que é o desfecho final: nele você tem que se levantar, demonstrar sua opinião e ter autoria com uma frase crítica. Tem que se envolver, se incomodar, dizer que é inadmissível, nocivo e prejudicial, e a sociedade, estado ou poder publico não podem aceitar, você tem quer fazer esse final com mais criticidade…
Sua intervenção está boa, porém incompleta:
Dica: Cuidado com repetições de palavras: 11x”que” entre outras…
============
C1 = 140
C2 = 100
C3 = 140
C4 = 140
C5 = 160====================680 pontos
Marianess
Então, não sei se sua redação é feita baseada em
Modelo enem, mas irei corrigir com base nesse modelo .
Gostei da sua introdução.
Os seus dois desenvolvimentos estão fracos , acho que vc pode desenvolver melhor a ideia principalmente o D1, pode trazer pra atualidade talvez é só uma dica.
Na conclusão novamente te alerto, deixe bem claro o agente, meio e finalidade para que não perca pontos.