Na obra “A cidade do sol” do filósofo renascentista Tommaso Campanella, é representada uma cidade perfeita e isenta de conflitos. Fora do universo literário, quando analisado o hodierno âmbito brasileiro, observa-se a contrariedade visto a questão da saúde bucal da sociedade. Logo, entende-se que inobservância governamental e o descaso das escolas nos ensinamentos básicos desde a tenra idade, contribuem com a precariedade do sistema de saúde oral.
Em primeira análise, o descaso do poder público coopera com a problemática. Sob essa ótica, a constituição de 1988, afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Entretanto, quando analisado o cenário atual da parcela carente da população, evidencia-se a deficiência da saúde bucal, por consequência da omissão de redes de atendimento nas comunidades, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Desse modo, com a carência de consultas odontológicas, enfermidades serão mais abrangentes dentro do corpo social.
Somado a isso, a negligência das instituições escolares desde os anos iniciais, agravam os problemas dessa conjuntura. De maneira análoga, a música Escoves os Dentes, da cantora Xuxa, foi feita direcionada para o público infantil com o intuito de educar, mediante as artes, as crianças para a prática da escovação diária. Contudo, sem os ensinamentos presenciais de forma didática na vida dos infantes, não é suficiente para que haja o aprendizado sobre a forma correta de fazer a limpeza bucal, para assim, evitar doenças e até retirada de dentes.
Depreende-se, portanto, que medidas sejam tomadas para a atenuação das complicações sobre a questão da saúde bucal. Para tanto, o Governo, juntamente com o Ministério da Saúde, principal órgão responsável pelo bem-estar da sociedade- devem propagar informações sobre a escovação correta e, nas escolas, fazer palestras com alunos desde os anos iniciais, até os concluintes. A fim de formar crianças e jovens, aptos na sua saúde singular. E só assim, o que é retratado na obra A Cidade do Sol, estará mais próximo da realidade atual.
brunalismo
Boa tarde, Beatriz!
Redação com escrita limpa, com entendimento claro. Conseguiu chegar de maneira objetiva ao assunto proposto, usando bem as citações da obra e legislação. Conforme a usuária acima, faltou o uso de aspas na citação da letra da música, mas fora isso, você foi excelente em sua redação. Parabéns!!
Avante, que irá passar! =D
thyffanny
Redação clara e objetiva, convence bem o leitor de seu ponto de vista. Não sou capaz de pontuar os erros ortográficos mas na hora de escrever no papel não esqueça de colocar ” ao citar a música de Xuxa, fora isso, tá tudo ótimo!!!
bons estudos, siga treinando e treinando e treinando até o grande diaaa