A água é de essencial importância para o ser humano e por esse motivo a sua qualidade é um tema bastante recorrente e tão amplamente discutido atualmente. Utilizada em várias atividades industriais e agropecuárias a água representa um recurso natural não renovável que necessita ser preservado e seu uso fiscalizado.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil possui 12% de toda a água doce superficial do planeta, entretanto todos os dias esgotos são despejados em rios e lagos fazendo com que a qualidade destas águas fique comprometida, o que pode causar doenças à população, afetando assim, a qualidade de vida das pessoas que não têm acesso à água potável.
Outrossim, a falta de tratamento de esgoto e a poluição advindos da indústria e agricultura, representam a principal causa de poluição das águas. Segundo levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, a água é considerada “ruim” ou “péssima” em 40% dos reservatórios de água doce avaliados pelo estudo. O problema se grava em pequenas cidades, em que não há sistema de saneamento básico ou até mesmo possui esse sistema, mas ele é precário e acaba ocorrendo subnotificação de dados.
Em suma, as prefeituras devem realizar o saneamento básico de suas cidades e conscientizar a população por meio de rádio, tv e redes sociais sobre a importância da qualidade da água, tanto no presente quanto para as futuras gerações, e multas devem ser aplicadas à empresas e pessoas que desrespeitarem as normas. Assim, a problemática supracitada seria mitigada.
ClevertonS
Na introdução poderia ter evitado algumas informações como ”é um tema bastante”.
Não seria necessário o uso das aspas em ”a água é considerada “ruim” ou “péssima””, é ideal em palavras estrangeiras, etc.
Na introdução, tem que a qualidade é um tema bastante recorrente e tão amplamente discutido atualmente. Utilizada em várias atividades industriais e agropecuárias a água representa um…
Como você apresentou esse argumentos, faz-se necessário conclui-los nos desenvolvimentos.
JacieliCosta
Olá, boa tarde Mayufc !
Com relação a sua redação, segue abaixo a correção.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 120
(A linguagem total do texto está correta, porém não totalmente formal e sim uma linguagem mais trivial, logo quero dizer que, não existe a necessidade do uso estilo Barroco rsrs, porém algo mais formal seria bem mais visto na banca de avaliação).
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120.
(Os fatos expostos no texto estão corretos, porém, imagino que o seu texto de forma escrita tenha ficado um pouco pequeno, tente desenvolver mais um pouco os argumentos no qual abordou, por mas que, já estejam em ótima qualidade quanto à informações)
5. Respeito aos direitos humanos: 80.
(Aconselho a desenvolver mais a proposta de intervenção, pois a mesma tem de apresentar os cinco eixos de conclusão, sendo Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento)
Total: 720
Espero ter ajudado, minha intenção não é ter o ato de desdenho mas sim te auxiliar parcialmente a alcançar a nota desejada).
Deyvsonx
Olá, Mayufc. Não sou professor, mas darei minha opinião em relação a sua redação.
Você fez uma introdução muito boa, explicou a respeito da importância da qualidade da água e logo depois citou o que ocasiona esses problemas.
Os argumentos foram bem explicados contendo informações adicionais de órgãos. Além disso, a coerência ficou bastante clara com o uso de conectivos e sequência de idéias.
Porém, acho que você poderia explorar um pouco mais desse tema, como por exemplo as pessoas que contaminam os esgotos e rios, a falta de fiscalização dos órgãos responsáveis e entre outros.
A sua conclusão foi satisfatória, não tenho o que acrescentar.
Continue com o empenho, você tem domínio da norma culta e sabe elaborar argumentos consistentes e organiza as ideias muito bem.