Boa tarde pessoal, é uma redação modelo VUNESP, mais especificamente da banca da UNESP.
O filósofo contratualista Thomas Hobbes afirma que “ O homem é o lobo do homem”, explicitando de maneira figurada que o ser humano é a causa de seu próprio mal. Cerca de 400 anos se passaram desde a citação do autor e, ainda é nítido que tal frase representa indiretamente o mundo na conjuntura atual. Desse modo, inseridos em uma sociedade onde mesmo existindo a consciência de que atos ilícitos geram consequências, haver o aumento crescente da população carcerária (e consequentemente a crise nos presídios), mostra que os homens caminham para a autodestruição.
Em primeira análise, faz-se necessário destacar a maneira desenfreada em que ocorre o aumento do número de detentos nos presídios da sociedade hodierna. Segundo dados do IBGE, o Brasil apresenta superlotação carcerária de 166%, fato este, que comprova que o centros penitenciários brasileiros não apresentam uma infraestrutura adequada para comportar um número tão grande de condenados, resultando assim, na crise atual em que se encontra o sistema carcerário.
Diante dessa perspectiva, é evidente que como consequência do crescimento exponencial do número de presidiários em âmbito carcerário, há a eclosão de rebeliões que resultam em fugas, violência, e em até mesmo em óbito. Por esse viés, é possível constatar que a sociedade contemporânea está emergida em caos, onde os crimes e a violência urbana, tornaram-se atos “corriqueiros” dentro da rotina de um indivíduo.
Portanto, surge o consenso em meio às comunidades sócio políticas atuais que, a longo prazo, a superlotação dos presídios irá gerar uma crise ainda maior no sistema carcerário. Sendo assim, depreendes-se que seja cada vez mais difícil garantir a segurança e a qualidade de vida dentro de tais ambientes, comprovando o pensamento de Hobbes, de que o homem é a causa seu próprio desalento.
Melissa_cardoso
Oi Darlan, estou bem sim e você? Como é uma redação modelo VUNESP ela não deve/não precisa conter proposta de intervenção, os requisitos de uma conclusão modelo UNESP é retomada dos argumentos anteriores e perspectiva de futuro (o que ocorrerá se a problemática continuar a longo prazo) :)
Darlan
Olá, tudo bem com você?
Você escreve bem, mas fiquei perdido, na sua conclusão não entendi o que deveria ser feito para contornar a situação, como eles vão agir? Quem vai agir? O que vai mudar?
senti falta dessas coisas, a introdução ta boa, mas quais são as problemáticas? fiquei confuso, continue praticando, você ta no caminho certo <3