Com a chegada dos português, na “descoberta” do Brasil, diversas doenças novas atingiram os índios, que não sabendo tratar acabaram morrendo. Embora esse evento tenha acontecido por volta de 500 anos atrás, com a surgimento do Covid-19 isso se repete, visto que em tempos de pandemias índios estão sendo contaminados e mortos por esse vírus que provem dos garimpeiros.
Tendo em vista esses aspectos, a contaminaçãodos povos indígenas se deve por causa dos garimpos. Nesse sentido, os trabalhadores dessas minas são contaminados durante o deslocamento entre cidade e trabalho e no tempo de incubação do vírus acabam transmitindo para os outros. Dessa maneira, como os garimpos são construidos muito próximo das aldeias, provocam a invasão dessas áreas e consequêntimente a contaminação de toda aldeia.
Ademais, o que contribui para o proliferamento do patogeno em áreas que os nativos vivem é a falta de deslocamento para os hospitais. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil, o número de indígenas morto pot Covid-19 cersceu 45°/.. E isso esta diretamente ligado a falta de atendimento, ja que a maioria das aldeias se localizam distantes das cidades. Sendo assim ao alguem ser contaminado não consegue a tempo ser levado ao hospital morrendo no local e contaminando o resto do povo.
Em virtude dos fatos apresentados acima mediadas deverão ser tomadas. Então o Ministério da Saúde jundo com o do Meio Ambiente, precisarão impedir o acesso dos garimpeiros às áreas indígenas e acelerar o deslocamento dos índios aos hospitais, por meio de fiscalizações da Polícia Ambiental e envio de agentes de saúde e isso será feito não só com equipes de polícias fazendoa averiguações aéreas e terrestres, como também irão avaliar o agente de saúde antes do envio e esse ao checar um contaminado na aldeia ira leva-lo de helicóptero a um hospital. Assim conseguirão diminuir a contato com os índios e não reviver os problemas da colonização
Millena5557
Olá tudo bem? Sou nova aqui maia espero que minha opinião ajude!
Bom a sua redação inicia muito bem com uma introdução que traz o que o tema pede,mas ao chegar no desenvolvimento você traz muitos argumentos usando senso comum e não consegue colocar profundidade seja com dados ou algum repertório cultural então acaba ficando muito superficial, mais ma conclusão você consegue retomar só que ainda falta algo para trazer mais riqueza a sua escrita. Espero que tenha ajudado de alguma forma!
Criss
Achei o texto bom, mas achei que não tá bem embasado o principal argumento, Achei que faltou alguma pesquisa que aponte que a contaminação é por meio dos garimpos ou usar o exemplo de alguma aldeia que fique próximo de um garimpo, que esteja passando por isso, pois têm estados que não tem nenhum garimpo próximo de aldeias , ex: Tocantins
Também achei q ficou extenso o primeiro parágrafo.
FelipeReZ
INTRODUÇÃO:
tem um erro de concordância verbal.
Desenvolvimento 1:
trouxe a retomada do tema e da tese, com alguns desvio da norma culta.
Desenvolvimento 2:
debate sobre o problema que é gerado pela vinda dos animais, poderia ter explorado mais falando sobre saúde neste paragrafo complementaria, o que foi falado na conclusão.
OBS: pontos falados na introdução, nem todos os pontos foram desenvolvido faltou questão da penalização branda .
PONTOS 870.