A Floresta Amazônica ocupa cerca de 60% do território brasileiro. O filósofo francês Sartres defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade no que concerne à quetão. Dessa forma, surge a questão da proteção da floresta amazônica, que persiste intrinseco à realidade brasileira, seja pelo desmatamento, seja pela extinção dos animais.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a desordem presente no desmatamento. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Então, ve-se que há uma impunidade nessa causa, logo que, mais de 400 milhões de árvores são derrubadas anualmente com essa finalidade, estes números vêem crescendo dia após dia.
Além disso, a extinção dos animais encontra terra fértil no individualismo e na falta de empatia. Na obra “Modernidade líquida”, Zigmunt Bauman defende que a pós- modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, vários animais encontram-se, ameaçados de extinção. Apesar de ser relativamente comum na natureza, atualmente, o processo de extinção tem sido intensificado pelo homem. Logo, como consequência a falta de empatia, pois para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Governo, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, devem desenvolver leis que proibam o desmatamento. Tais medidas devem ocorrer na Floresta Amazônica, com o objetivo de preservar a maior floresta do mundo, e assim diminuir a extinção de animais. Por fim, é importante que o povo brasileiro se encare como responsável pelo problema, pois de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): seu texto apresenta alguns erros, a exemplo da escrita incorreta do nome do filósofo, da ausência de aspas na citação, repetição de palavras em períodos próximos, palavras que não receberam acentuação correta, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): seu texto é dissertativo-argumentativo, mas não demonstra uma argumentação consistente, por exemplo, “seja pela extinção dos animais”, de quais animais? de todos ou de uma certa quantidade?, tenha mais cuidado ao desenvolver suas ideias juntamente aos seus repertórios. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): em determinadas partes do desenvolvimento, seu ponto de vista não está coerente com sua tese, sendo que é essencial expor claramente suas marcas de autoria, em defesa do seu ponto de vista. Por isso, 129.
Competência IV ( Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, devido ao uso correto dos conectivos, mas apenas tome mais cuidado com a diversificação desses, pois alguns corretores podem não ter uma boa avaliação por conta das repetições. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Governo (AGENTE), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (DETALHAMENTO), devem (AÇÃO) desenvolver leis que proibam o desmatamento. Tais medidas devem ocorrer na Floresta Amazônica, com o objetivo (FINALIDADE) de preservar a maior floresta do mundo, e assim diminuir a extinção de animais. Por fim, é importante que o povo brasileiro (AGENTE) se encare como responsável pelo problema, pois de acordo com Platão, o primeiro passo para mover o mundo é mover a si mesmo.” A proposta de intervenção deve conter os cinco elementos – agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. Então, atente-se a colocar todos em sua proposta, além de colocá-los com palavras específicas, como “o/a … DEVE”, “POR MEIO DE…”, “COM O OBJETIVO DE…”, DETALHAMENTO entre vírgulas, como aposto. Enfim, 160.
Continue praticando, melhorando e persistindo. Torço por você!!! (:
ps.: sou apenas estudante.