Na série “Control Z”, é retratada a invasão da privacidade dos alunos da universidade causada por um misterioso hacker, que revela os segredos para todo o colégio. No Brasil, jovens costumam aceitar a invasão de sua intimidade em sites e aplicativos sem raciocinar. Isso se deve a prioridade ao acesso do aplicativo, que possivelmente resulta na invasão e vazamento de dados pessoais.
Primeiramente, é importante ressaltar que a priorização na acessibilidade pode ser um problema. Nesse sentido, segundo uma pesquisa feita em 2019 pelo GS1 Brasil, em parceria com o GfK Brasil, consumidores brasileiros possuem 12 aplicativos em seus celulares. Felizmente, o acesso a maioria destes é seguro, mas ainda é arriscado, já que eles pedem o acesso à galeria de fotos e ao gravador de áudio, e normalmente, o consumidor permite esse acesso sem pensar em sua segurança, o que pode resultar no agravamento do problema.
Tal problemática pode ter como consequência a invasão e espalhamento de informações pessoais. Logo, o conhecido caso do dispositivo Alexa, da empresa Amazon, em que o aparelho gravou uma conversa íntima de um casal americano e mandou para alguém aleatório na lista de contatos, é um dos mais comentados neste quesito. Dessa forma, conclui-se que, se essa disseminação de dados ocorre de maneira abrangente, as consequências serão graves e extremamente difíceis de reverter, tendo em vista que esses materiais podem ser salvos e usados contra o proprietário.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério das Comunicações(MCom), deve informar os consumidores brasileiros sobre a possível insegurança de sites e aplicativos, por meio de campanhas de divulgação em massa, as quais mostrarão como acessar a internet de maneira segura e eficiente. A fim de que permita a construção confiável de uma internet das coisas.
De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
Nardenia Alves
Bom, sou apenas uma aluna e irei falar conforme meus conhecimentos.
.
.
.
Não cite “alguém aleatório”, isso gera perdas.
No final do terceiro parágrafo você utiliza “conclui-se”, troque-a por outras palavras. Acho que seria mais atraente. “Portanto, além disso e etc”
Outra coisa, na sua conclusão o que vai reverter esse problema? O que deveria ser feito? Você não disse. Você dominou bem o assunto, mas sua conclusão pode ter melhorias. Sempre você tem que citar situações que você ver que vai melhorar determinada coisa, quem pode melhorar. Boa sorte!
WolfJr
Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!
No seu desenvolvimento eu encontrei esta citação “, em que o aparelho gravou uma conversa íntima de um casal americano e mandou para alguém aleatório na lista de contatos” A parte que fala “alguém aleatório” é uma marca de linguagem, tome cuidado com isto, pois é o que mais causa perdas de pontuação no Enem.
Aqui não é bem um erro, mas sim uma dica. Na parte ” Dessa forma, conclui-se que,” É mais interessante em uma redação você utilizar outras palavras para chegar a uma conclusão, pois se você utilizar o conclui-se ou o concluímos está deixando claro que é o final da redação, seria interessante utilizar palavras como “portanto, vemos, observa-se, tendo em vista, etc…”
A sua conclusão não apresentou um meio firme de correção do problema, não foi citado nada para reverter o problema, recomendo você estudar mais sobre textos dissertativos-argumentativos, no mais você sabe o assunto, porém falta a dominação da proposta de texto do Enem.
Abraços virtuais, bom estudo! :)