Estudante

Problemas da mobilidade urbana no Brasil

  • 1

O ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, durante seu mandato (de 1956 até 1961), atuou bastante na construção de rodovias e no incentivo à indústria automobilística no país, visto que a precariedade da mobilidade urbana era um problema na época. Todavia, no atual cenário brasileiro, também é possível enxergar problemas de mobilidade social, mesmo que causados por outros motivos. Sob essa perspectiva, é fundamental entender a forma com que tópicos como a desigualdade social e as deficiências do transporte público se relacionam com a mobilidade urbana.

Em primeira análise, é necessário entender que há muitos recortes sociais em países subdesenvolvidos como o Brasil. Segundo dados divulgados em 2020 pelo IBGE, o Brasil é o nono país mais desigual do mundo. Visto isso, existem muitas pessoas que não conseguem nem mesmo custear percurso simples do cotidiano, como ir trabalhar ou ir à escola. Mesmo parecendo simples, pessoas mais pobres que tendem a viver em bairros mais afastados, muitas vezes não conseguem um bom trabalho por não ser possível chegar até ele. Assim, é essencial a criação de programas sociais para auxiliar essas pessoas.

Em segunda análise, é fundamental ressaltar as deficiências do transporte público. Segundo a Constituição Brasileira de 1988, o transporte é direito de todo indivíduo, porém não é assim na prática. Dentre as questões nas quais é preciso melhorar no transporte público, é passível de citação a falta de acessibilidade aos deficientes. É incomum, por exemplo, ver um ônibus onde um deficiente visual consiga acomodar-se corretamente com o seu cão-guia. Dessa forma, é essencial melhorar acessibilidade nos ônibus para que a democratização do transporte público seja ampliada.

Pela observação dos aspectos analisados, conclui-se que é de extrema importância a atuação do governo Municipal de cada município na melhor seleção de empresa de transporte público, exigindo boa acessibilidade em cada ônibus para atender toda a população. Também é necessário a exigência sobre a criação de linhas de ônibus que atendam comunidades mais afastadas do centro da cidade. Tal ação contribuirá para a democratização do transporte público e para a melhoria da mobilidade urbana, visando uma sociedade mais organizada e igualitária.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!
    Parabéns pela sua redação, ótimo tema.
    Seu texto ficou bem estruturado, ficou explícito suas argumentações na introdução.
    Parágrafos coesos, bom domínio da língua portuguesa, trouxe alusão como comparativo a realidade, que mostra que você entendeu a proposta, trouxe dados para reforçar sua ideia.
    Sua conclusão está ótima, boa proposta.
    Não sou profissional nem nada, por isso peço desculpas se não consegui fazer uma correção mais técnica.
    Parabéns, não deixe de treinar

    • 1
  2. Olá, tudo bem? Segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar.

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (180)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (200)
    C3-Seleção e organização das informações. (200)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (180)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (160)
    NOTA FINAL (920)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.