Durante a presidência de Juscelino Kubitschek, em 1950, houve a disseminação da malha rodoviária, com o intuito de atrair empresas internacionais do ramo automobilístico, para aumentar a economia do país. Contudo, tal projeto trouxe problemas na mobilidade urbana do Brasil atual, como, dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias, e, promoção do aquecimento global. Assim, é necessário compreender e solucionar essas mazelas sociais, a fim de promover um bom funcionamento da sociedade brasileira.
A princípio, vale salientar que a preferência pelo rodoviarismo como principal meio de transporte acarreta no congestionamento, afetando não só a economia nacional, como também às vidas das pessoas que necessitam fazer o movimento pendular. Sob esse viés, a pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjn), com base nos dados de 37 regiões metropolitanas, os tempos perdidos no trajeto casa-trabalho-casa acarreta em um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões. Dessa forma, verifica-se a falta de diversificação das matrizes de locomoção do país, em decorrência da problemática exposta.
Paralelamente aos entraves promovidos pelo transporte rodoviário, os automóveis utilizados fomentam impactos ao meio ambiente, já que, há liberação de gases poluentes, como, o dióxido de carbono e monóxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida. Consequentemente, a degradação ambiental é mais um probelma a ser solucionado. Visto isso, é imprescindível a mudança desse quadro, caso contrário, haverá um aumento nas chagas sociais vindas de uma única causa, o meio de transporte predominante no território brasileiro.
Portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Estado em conjunto com as prefeituras de cada município, por meio da mídia- maior meio de disseminação de notícias- Devem promover projetos previamente ratificados pela Câmera dos Deputados, que visem aumentar a diversificação das matrizes de transportes, como uso de hidrovias e ferrovias, e, sobre tudo, que priorizem o transporte público, utilizando Ônibus elétricos, que além de serem sustentáveis, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente. Destarte, haverá um bom funcionamento da sociedade verde-amarela.
Obs: Deu 30 linhas certinho no caderno.
A respeito do repertório no 2° D, o enem só exige dois repertórios, então só coloquei o necessário.
E pelo que eu saiba não precisa colocar quando foi a data que saiu o documentário, pois coloquei informações suficientes para localizar que é verídico a informação.
cecibreis
oii, tudo bem?
vamos lá
Durante a presidência de Juscelino Kubitschek, em 1950, houve a disseminação da malha rodoviária, com o intuito de atrair empresas internacionais do ramo automobilístico, para aumentar a economia do país. Contudo, tal projeto trouxe problemas na mobilidade urbana do Brasil atual, como, (1) dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias, e (2), promoção do aquecimento global. Assim, é necessário compreender e solucionar essas mazelas sociais, a fim de promover um bom funcionamento da sociedade brasileira.
(1) retire a vírgula
(2) ficaria melhor tirar o “e” e adicionar o “além da promoção”
A princípio, vale salientar que a preferência pelo rodoviarismo como principal meio de transporte acarreta no congestionamento, afetando não só a economia nacional, como também às (1) vidas das pessoas que necessitam fazer o movimento pendular. Sob esse viés, a pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjn), com base nos dados de 37 regiões metropolitanas, os tempos perdidos no trajeto casa-trabalho-casa acarreta em um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões. Dessa forma, verifica-se a falta de diversificação das matrizes de locomoção do país, em decorrência da problemática exposta.
(1) retire a crase
Paralelamente aos entraves promovidos pelo transporte rodoviário, os automóveis utilizados fomentam impactos ao meio ambiente, já que, (1) há liberação de gases poluentes, como, (2) o dióxido de carbono e monóxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida. Consequentemente, a degradação ambiental é mais um probelma (3) a ser solucionado. Visto isso, é imprescindível a mudança desse quadro, caso contrário, haverá um aumento nas chagas sociais vindas de uma única causa, (4) o meio de transporte predominante no território brasileiro. (5)
(1) retire a vírgula
(2) retire a vírgula
(3) atenção à escrita da palavra
(4) retire a vírgula, adicione dois pontos (:)
(5) parágrafo sem repertório. perde pontos na competência 2
Portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Estado (1) (2) em conjunto com as prefeituras de cada município, por meio da mídia- maior meio de disseminação de notícias- (3) promover projetos previamente ratificados pela Câmera dos Deputados (4), que visem aumentar a diversificação das matrizes de transportes, como (5) uso de hidrovias e ferrovias, e, sobre tudo (6), que priorizem o transporte público, utilizando Ônibus (7) elétricos, que (8) além de serem sustentáveis, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente. Destarte, haverá um bom funcionamento da sociedade verde-amarela.
(1) quem é o Estado? seja específico.
(2) adicione vírgula para separar o aposto
(3) faltou um verbo de comando, como o “deve promover”
(4) quais projetos? seja específico.
(5) como O uso de hidrovias…
(6) sobretudo é escrito junto
(7) ônibus com letra inicial minúscula
(8) adicione vírgula
NOTA FINAL: 800
C1: 120
C2: 160
C3: 200
C4: 160
C5: 160
Durante a presidência de Juscelino Kubitschek, em 1950, houve a disseminação da malha rodoviária, com o intuito de atrair empresas internacionais do ramo automobilístico, para aumentar a economia do país. Contudo, tal projeto trouxe problemas na mobilidade urbana do Brasil atual, como, dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias, e, promoção do aquecimento global. Assim, é necessário compreender e solucionar essas mazelas sociais, a fim de promover um bom funcionamento da sociedade brasileira. (Muito bom
A princípio, vale salientar que a preferência pelo rodoviarismo como principal meio de transporte acarreta no congestionamento, afetando não só a economia nacional, como também às vidas das pessoas que necessitam fazer o movimento pendular. Sob esse viés, a pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjn) (erro 01: FIRJAN), com base nos dados de 37 regiões metropolitanas, os tempos perdidos no trajeto casa-trabalho-casa acarreta em um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões (Detalhe o dado – quando?). Dessa forma, verifica-se a falta de diversificação das matrizes de locomoção do país, em decorrência da problemática exposta.
Paralelamente aos entraves promovidos pelo transporte rodoviário, os automóveis utilizados fomentam impactos ao meio ambiente, já que, há liberação de gases poluentes, como, o dióxido de carbono e monóxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida. Consequentemente, a degradação ambiental é mais um probelma (erro 02: problema) a ser solucionado. Visto isso, é imprescindível a mudança desse quadro, caso contrário, haverá um aumento nas chagas sociais vindas de uma única causa, o meio de transporte predominante no território brasileiro. (Senti falta de um repertório, além disso a conclusão do parágrafo foi extensa)
Portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Estado em conjunto com as prefeituras de cada município, por meio da mídia- maior meio de disseminação de notícias- (DEVE?) promover projetos previamente ratificados pela Câmera dos Deputados, que visem aumentar a diversificação das matrizes de transportes, como uso de hidrovias e ferrovias, e, sobre tudo, que priorizem o transporte público, utilizando Ônibus elétricos, que além de serem sustentáveis, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente. Destarte, haverá um bom funcionamento da sociedade verde-amarela. (Sugiro retomar um repertório utilizado ao longo do texto aqui)
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 200
efss44
Durante a presidência de Juscelino Kubitschek, em 1950, houve a disseminação da malha rodoviária, com o intuito de atrair empresas internacionais do ramo automobilístico, para aumentar a economia do país. Contudo, tal projeto trouxe problemas na mobilidade urbana do Brasil atual, como, dificuldades na circulação de pessoas e mercadorias, e, promoção do aquecimento global. Assim, é necessário compreender e solucionar essas mazelas sociais, a fim de promover um bom funcionamento da sociedade brasileira. (Intro ta boa)
A princípio, vale salientar que a preferência pelo rodoviarismo como principal meio de transporte acarreta no congestionamento, afetando não só a economia nacional, como também às vidas das pessoas que necessitam fazer o movimento pendular. Sob esse viés, a pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjn) (erro 01: FIRJAN), com base nos dados de 37 regiões metropolitanas, os tempos perdidos no trajeto casa-trabalho-casa acarreta em um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões (Detalhe o dado – quando?). Dessa forma, verifica-se a falta de diversificação das matrizes de locomoção do país, em decorrência da problemática exposta. (está boa tb, só alguns erros simples)
Paralelamente aos entraves promovidos pelo transporte rodoviário, os automóveis utilizados fomentam impactos ao meio ambiente, já que, há liberação de gases poluentes, como, o dióxido de carbono e monóxido de carbono, contribuindo para o aquecimento global, efeito estufa e chuva ácida. Consequentemente, a degradação ambiental é mais um probelma (erro 02: problema) a ser solucionado. Visto isso, é imprescindível a mudança desse quadro, caso contrário, haverá um aumento nas chagas sociais vindas de uma única causa, o meio de transporte predominante no território brasileiro. (Senti falta de um repertório, além disso a conclusão do parágrafo foi extensa)
Portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver o impasse. O Estado em conjunto com as prefeituras de cada município, por meio da mídia- maior meio de disseminação de notícias- (DEVE?) promover projetos previamente ratificados pela Câmera dos Deputados, que visem aumentar a diversificação das matrizes de transportes, como uso de hidrovias e ferrovias, e, sobre tudo, que priorizem o transporte público, utilizando Ônibus elétricos, que além de serem sustentáveis, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente. Destarte, haverá um bom funcionamento da sociedade verde-amarela. (essa conclusão aqui tá muito boa mano)
C1 – 180
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 200