A partir de 1909 iniciou-se o emprego de asfalto derivado do petróleo, devido a sua maior pureza e viabilidade econômica, sendo atualmente o principal meio de produção de asfalto. Por analogia, sabe-se que muitas mudanças ocorreram no Brasil desde o início da pavimentação, visto que essa evolução gerou um número maior de pessoas e automóveis transitando nas rodovias do país. Nesse sentido, é válido destacar o alto custo dos transportes e a falta de segurança nas vias como fatores relacionados ao contingente da logística de transportes.
Inicialmente, deve-se salientar que as despesas do veículo podem estar associadas à qualidade das vias que ele circula. Conforme o Portal de Segurança Viária de 2015, nas vias onde o pavimento é considerado péssimo o aumento do custo operacional chega a 91,5%, entretanto, quando o pavimento é considerado ótimo, não há aumento desse custo. Por conseguinte, é inegável as dificuldades de tráfego enfrentadas pelos motoristas, que, por sua vez, se veem obrigados a pagar valores sobressalentes para seguir sua viagem. Desse modo, cabe ao poder público melhorar a questão da infraestrutura das vias.
Outrossim, nota-se a precarização do serviço de segurança pública, que afeta diretamente os pilotos. Segundo Michael Bloomberg, Embaixador Global da OMS para Doenças e Lesões Não Transmissíveis, a segurança no trânsito é uma questão que não recebe a atenção que merece – e é realmente uma das grandes oportunidades da sociedade para salvar vidas em todo o mundo. Nesse ínterim, ressalta-se que os acidentes e assaltos ocasionados no trânsito são facilmente associados à insegurança das vias, que não recebem a atenção necessária conforme Michael. Logo, é imprescindível garantir a proteção dos motoristas e, consequentemente, melhorar a transportação de cargas e pessoas nas vias mais afetadas.
Portanto, diante dos fatos mencionados, percebe-se a importância de ações governamentais no progresso da logística de transportes. Assim, urge que a Secretaria Nacional da Segurança Pública deve criar um sistema de segurança das vias, por meio da inserção de policiais fiscalizadores, que se encarregarão de monitorar as rodovias para garantir a redução de acidentes e roubos de pertences. Ademais, o Ministério de Infraestrutura deve investir na construção e melhoria das vias, por intermédio do mapeamento delas, isto é, recrutar os secretários estaduais responsáveis por esse setor, que farão o estudo dos meios de transporte mais utilizados de seu local, a fim de melhorar o tráfego deles nas vias. Com isso, a logística de transportes terá menos problemas.
Mariaec9Iniciante
Problemas da logística de transportes
Compartilhar
Rochelly.ramos
Olá tudo bem?
Achei sua redação muito bem estruturada, utilizou bastante dados estatísticos, utilizou argumentos de autoridade e desenvolveu muito bem seus argumentos e proposta interventiva.
Se puder corrigir a minha ultima redação agradeço, pois estou tentando aprimorar.
C1=200
C2=200
C3=200
C4=200
C5=200
Total=1000
Ana Leticia G
Gostei muito do seu texto, achei bem rico de repertório sociocultural, duas propostas de intervenção muito boas e completas, desenvolveu bem o tema, boa argumentação, deixou clara a tese, bastante dados estatísticos… parabéns!!
C1=200
C2=200
C3=200
C4=200
C5=200
Total=1000
Continue assim, está se saindo muito bem!!