Na série brasileira “Cidade dos homens” é apresentada a vida de jovens moradores em um bairro pobre e carente, que estão expostos ao tráfico e aos diversos problemas econômicos enfrentados pela comunidade que lá vivem. Essa situação não difere da realidade das cidades brasileiras, visto que a falta de habitações faz com que a população procure lugares como favelas para se abrigarem. Essa problemática com moradias, deve-se principalmente a crise econômica que está aumentando e deve-se ao precário de apoio governamental.
Em primeira análise, o crescente número de desemprego é decorrente da crise econômica situada no país. Uma publicação feita pelo “Jornal Diário do Rio”, mostra que o número de pessoas que estão migrando para as favelas tem crescido constantemente. Nesse contexto, esse aumento é relativo ao fato de que o custo de vida nas favelas é menor, porém a situação de moradia é precária, já que o saneamento básico, o asfaltamento nas ruas e o seguro de vida são insalubres.
Em segunda análise, a demanda governamental em atender lares para a sociedade se torna insignificante. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), a falta de moradias cresce em média, 200 mil unidades habitacionais por ano. Nesse cenário, observa-se que a atuação política precisa urgentemente tomar iniciativas que possam atender as necessidades de “tetos” para a população.
Portanto, o problema de moradias precisa cessar, para isso, o Governo deve fornecer lares para a sociedade, por meio de construção de unidades habitacionais gratuitas, para que assim a população que vive em situações inadequadas possa ter seus próprios “tetos”. Com a concretização dessa ação será possível resolver os problemas habitacionais nas grandes cidades do Brasil.
HeloisaLghi
Olá, tudo bem? Segue a correção:
Introdução:
De forma geral, ela está ótima! Tema muito bem contextualizado, a apresentação da tese e das argumentações está clara e organizada. Entretanto, há desvios gramaticais em: “[…] deve-se principalmente a crise econômica…”, o correto seria: deve-se, principalmente, à crise econômica… Além disso, seria melhor substituir o verbo “deve-se”, pela conjunção “bem como”, para evitar repetições. Desse modo, ficaria assim: “Essa problemática com moradias, deve-se, principalmente, à crise econômica que está aumentando, bem como ao precário apoio governamental. ”
Desenvolvimento 1 :
Muito bem estruturado e você usou uma boa argumentação! Os dados são pertinentes ao tema, fazendo uso produtivo deles!
Dica: evite a repetição do “é” e substitua por palavras como: apresenta, representa, aponta, viabiliza, assegura…
Desenvolvimento 2 :
Aqui, talvez você possa melhorar colocando os motivos pelos quais o governo deve tomar iniciativas para alcançar a melhoria da qualidade de vida dos sem tetos e o porquê da negligência gorvenamental está afetando os moradores da favela. Além disso, há desvios gramaticas em “[..] cresce em média…” o correto seria: “cresce, em média, …”
Conclusão:
Agente: Troque Governo, por Governo Federal.
Ação, modo e finalidade estão presentes na sua proposta de intervenção, entretanto, falta o detalhamento.
Pontuação:
C1: 160
C2: 200
C3:160
C4: 200
C5: 120
TOTAL: 840
Parabéns pelo seu texto, meu conselho é: revise matérias como vírgulas, crase e também faça uma tabela de conjunções! Além disso, veja redações nota mil para ter uma base melhor no modelo da proposta de intervenção e também argumentação.
natan_rosa
Boa noite, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1-ótima introdução
2-Amei a citação da série.
3-tese argumentos e bem definida.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- argumentação perfeita, sem erros.
2-Parabens.
………………………………………………………………………………………………………………………………
Análise do Desenvolvimento 2:
1- Nesse parágrafo, faltou detalhamento.
2- Tirando isso, está okay.
……………………………………………………………………………………………………………………………….
Análise da Conclusão:
1- Governo, é muito vago.
2- Problema estrutural, um parágrafo necessita de 3 períodos.
3-Faltou a proposta de intervenção para o desemprego.
…………………………………………………………………………………………………………………………….
Total: 880
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 120
Boa sorte!!!Continue assim.
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :)