Aprendiz

Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil.

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A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto à questão da inclusão da pessoa autista em meio escolar e social. Diante disso, nota-se um delicado problema, que tem como causa a má gestão estatal e a mentalidade social retrógrada.

Dessa forma, em primeira análise, a administração ineficaz do Estado é um desafio presente na problemática. A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. No entanto, muitas vezes, pessoas com Transtorno do Espectro Autista enfrentam diversas dificuldades para serem inseridas no âmbito educacional, uma vez que instituições acabam por impedir o ingresso destes indivíduos. Em suma, apesar de haver leis, não há controle e supervisão dos órgãos governamentais perante essas instituições.

Em paralelo, a mentalidade antiquada da sociedade é um entrave no que tange ao problema. Nesse sentido, o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, explica como a sociedade moderna se desfez da empatia. No contexto atual, a comunidade brasileira está acostumada a rotular e marginalizar este grupo, construindo preceitos de que pessoas autistas não possuem capacidade e de que não devem exercer funções sociais, sempre as deixando afastadas.

Portanto, para valorizar o papel desses indivíduos no Brasil, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que o Governo Municipal tome uma postura mais rígida diante de colégios públicos e privados, por meio da fiscalização da matrícula de autistas. Além disso, nesses momentos, é preciso trazer para a discussão a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e suas implicações, para que haja a elucidação e, por consequência, o devido tratamento a esse rupo. Assim, talvez, todos possam receber seus direitos imperiosos.

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2 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1=200

    1)”A esse respeito, o filósofo grego Aristóteles descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. ”

    >DEVERIA TER VÍRGULA ENTRE ARISTÓTELES,POIS VOCÊ EXPLICA FALANDO QUE ELE É UM “FILÓSOFO GREGO” E DEPOIS VOCÊ COLOCA O NOME DELE.

    ➡️ Ficaria assim:⤵️
    “A esse respeito,o filósofo grego,Aristóteles,descreve a política como uma organização que possui o dever de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. ”

    COMPETÊNCIA 2=200

    Abordagem completa do tema e repertório bom e pertinente.

    COMPETÊNCIA 3=160

    1)”[…]uma vez que instituições acabam por impedir o ingresso destes indivíduos.”

    ➡️ Você disse que as instituições impedem o ingresso dos indivíduos autistas,mas porquê elas impedem?
    Ficou com uma lacuna nesse seu argumento.

    COMPETÊNCIA 4=160

    ➡️DESSA FORMA usado no início do segundo parágrafo não ficou bom,pois é um conectivo de conclusão. Se você colocasse somente “em primeira análise” ficaria mais correto.

    COMPETÊNCIA 5=200

    Ficou muito bom sua proposta de intervenção. No entanto,ao colocar o APAE e suas implicações,eu acho que, você deveria colocar que implicações são essas,pois ficaria mais fácil para o corretor entender.

    Você escreve muito bem, continue sempre melhorando.
    Lembrando que eu também sou aluna e essas foram as observações que consegui tirar do seu texto.

    TOTAL:920✨

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  2. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 760, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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