Principais desafios para a inclusão educacional e aceitação social da pessoa autista no Brasil

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          Na série de televisão Atypical, o personagem principal, Sam, têm autismo, sendo retratado os seus obstáculos do dia a dia, tendo o bullying como o principal. Sob esse viés, sabe-se que pessoas com autismo possuem uma grande dificuldade de inclusão na sociedade, em decorrência da falta de especialização de professores e adequação de escolas, e o preconceito social. Assim, um debate deve ser feito acerca desse tema.

               Nesse contexto, sabe-se que a carência de capacidade técnica para os professores é um dos principais entraves para a socialização de pessoas autistas. Por não serem devidamente preparados, os profissionais muitas vezes não conseguem identificar as necessidades especiais dos alunos autista, gerando um sentimento de frustração, o que por conseguinte leva a um desamparo destes pelos alunos, e logo a exclusão em sala de aula. Ainda, as escolas não são totalmente adequadas, tendo a falta de profissionais psicoterapeutas, que são responsáveis pela indução de processos específicos que ajudam a condução da melhora do comportamento do autista.

           Ademais, o preconceito social é outro fator que dificulta a inclusão social plena dos autistas. Para a sociedade, tudo que é “fora dos padrões” causa um sentimento de estranheza, e com pessoas autistas não seria diferente, o que os leva ao isolamento e podendo gerar transtornos psicológicos, como a depressão. O pensador Aristóteles fala que o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para a sua realização pessoal, no entanto, isso se torna uma realidade distante para os autistas, em razão da descriminalização sofrida. Nota-se, então, que é de extrema importância a atuação governamental para prevenir os transtornos psicológicos que podem ser gerados.

                 Logo, faz-se necessário que haja uma maior capacitação dos profissionais educadores, por meio do Ministério da Educação, com o intuito de prepará-los para as possíveis situações que enfrentarão com os alunos autistas, e além disso, as escolas devem realizar a contratação de profissionais psicoterapeutas para haver o maior amparo dos alunos portadores nesse âmbito. Além disso, o Governo deve criar campanhas de orientação sobre o autismo, veiculando-as no meio midiático, a fim de gerar maior entendimento da população acerca dessa condição e, consequentemente maior inclusão social. 

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2 Correções

  1. Boa tarde! Ótima redação, o texto foi muito bem construído. Contudo, vale ressaltar que há alguns campos onde poderia melhorar ainda mais!

    Primeiramente, a repetição das palavras “sociedade/social”, em especial no terceiro parágrafo.

    Ademais, seria interessante colocar um pouco mais de informação no primeiro parágrafo, para balancear o tamanho de todos!

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  2. Boa Tarde Flávia!!!

    Sua redação está boa, porém tem que observar algumas regras para a redação do Enem.

    Sua introdução tem que ser feito com 2 ou 3 períodos e com uma contextualização do tema e que todos estes períodos estejas interligados por conectivos; Ademais achei muito bonita a organização da mesma, meus parabéns!!!!

    Desenvolvimentos também tem que ter 2 ou 3 períodos, com um tópicos frasais, assuntos sócio-culturais, explicação do repertório e um fechamento bem crítico em cada parágrafo.

    Sua intervenção está boa, falta detalhar mais um pouco…
    AÇÃO, AGENTE, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO…

    DICA: TENTE EVITAR ESCREVER REDAÇÃO DO ENEM COM VERBOS GERÚNDIOS. DER UMA ESTUDADA SOBRE PONTUAÇÃO…

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