Em todo o mundo, mas exclusivamente no Brasil, existe diferentes tipos de preconceitos e um deles é o linguístico. Por ser um país bem diversificado, existem diferentes tipos de sotaques e, consequentemente, o preconceito.
Um dos povos que mais sofrem essa discriminação, são os Pernambucanos. Isso porquê eles falam de um modo completamente diferente de grande parte do país, como por exemplo, o Sul e o Sudeste.
Isso tudo não ocorre apenas pelo fato do sotaque, mas também por algumas pessoas não falarem certas palavras corretamente, sendo por má condições de estudos ou qualquer outra coisa. Mesmo estando em pleno século XXI, é algo que ainda ocorre com muita frequência e apenas muitos anos de estudos e evolução será capaz de mudar a cabeça de pessoas que praticam este ato.
juugomesIniciante
Preconceito linguístico
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Maria333333
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
FelipeCorreiaDM
A sua redação não está no padrão dissertativo-argumentativo, com 4 ou mais parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Há também algumas contradições, como dizer “Em todo o mundo, mas exclusivamente no Brasil”.
Quando diz que o Pernambucano fala diferente de todo o País, não há argumentos que comprovem esse ponto de vista e nem parâmetros para a classificação de sotaques.
Na conclusão, não há uma proposta de intervenção com o agente, meio e finalidade.
gabivsv
Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!
C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
C2- Compreensão da proposta de redação. (180
C3-Seleção e organização das informações. (180)
C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
NOTA FINAL (860)
Daniella_sofia
Olá, estou corrigindo sua redação.
“existe diferentes tipos de preconceitos e um deles é o linguístico. Por ser um país bem diversificado, existem diferentes” – “existem com sentido de existir”, então é apenas “existe”, e além disso está repetido.
“porquê” – “porque”- explicação.
“será capaz” – plural.
Danilo112233
C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
C2- Compreensão da proposta de redação. 80
C3-Seleção e organização das informações. 80
C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 160
C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. 10
Wermeson
Olá, sua redação não está de acordo com o texto dissertativo-argumentativo, só melhorar mais um pouco. deve ficar atenta aos erros gramaticais como, vírgula, crase e etc. Tome cuidado com as generalizações como: o povo e outras desse modo. Tente defender mais a sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, ficou um pouco vago. Espero que de alguma forma te ajude!
Thiagoss
Ao ler sua redação é possível observar que você possui um bom conhecimento a respeito do tema, o que já eleva a pontuação e mostra sua capacidade de argumentação, uma vez que, você aponta vários exemplos, porém é necessário atentar-se aos erros gramaticais, quanto a pontuação (virgulas, acentos e a própria escrita das palavras) que é um fator extremamente importante no Enem. Como dica, seria legal você procurar as competências do Enem e como são avaliados os textos, para entender melhor a exigência em casa parte da redação, e a partir dai observar qual seu ponto mais fraco e treiná-lo.
Charada
Olá em sua redação me fez falta o “padrão” do texto dissertativo argumentativo do enem, como um paragrafo de introdução apresentado o tema e a tese.
Dois pragrafos de desenvolvimento argumentado o por quê de seu ponto de vista(tese) explique, exemplifique …
E um paragrafo de conclusão. Com uma proposta de intervenção, busque sempre apresenta quem, o que fazer, como fazer e para quem fazer.
Victoria Bomfim
Em todo o mundo, mas exclusivamente no Brasil, existe diferentes tipos de preconceitos e um deles é o linguístico. Por ser um país bem diversificado, existem diferentes tipos de sotaques e, consequentemente, o preconceito.
Um dos povos que mais sofrem essa discriminação, são os Pernambucanos. Isso porquê eles falam de um modo completamente diferente de grande parte do país, como por exemplo, o Sul e o Sudeste.
Isso tudo não ocorre apenas pelo fato do sotaque, mas também por algumas pessoas não falarem certas palavras corretamente, sendo por má condições de estudos ou qualquer outra coisa. Mesmo estando em pleno século XXI, é algo que ainda ocorre com muita frequência e apenas muitos anos de estudos e evolução será capaz de mudar a cabeça de pessoas que praticam este ato.
NOTA: 380
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
raynecrs
Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!
C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
C2- Compreensão da proposta de redação. (180
C3-Seleção e organização das informações. (180)
C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
NOTA FINAL (860)
MariaClara84
forma como você passou informações bastante claras e objetivas foi excelente.
Limite o tema de sua redação, está muito amplo. Busque estruturar o seu texto em 4 ou 5 parágrafos, organizar suas ideias, melhorar sua ortografia e pontuação. Faça um rascunho anteriormente, organize em introdução, dois desenvolvimento e conclusão. continue com “a mente aberta” para o tema busque por alusões filosóficas, mostra o texto mais bem produzido.
MatheusAbreu
sua redação não está de acordo com o texto dissertativo-argumentativo, só melhorar mais um pouco. deve ficar atenta aos erros gramaticais como, vírgula, crase e etc. tome cuidado com as generalizações como: o povo e outras desse modo. tente defender mais a sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, ficou um pouco vago. Espero que de alguma forma te ajude!
pedroenz0
No modelo de correção do enem sua nota seria
Competência 1(0 -200) Conformidade com a norma padrão da língua – 160 – você cometeu alguns erros.
Competência 2(0-200) Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 140- Você trouxe o filme na introdução, mas falta em seu texto repertório no desenvolvimento, que foi muito pequeno.
Competência 3 (0-200) Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -160 – Você trouxe muitos dados sobre os temas, mas devido o tamanho reduzido da introdução, acabou que você não articulou muito bem as implicações de tais dados.
Competência 4(0-200) Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 160– Você possui um bom uso de conectivos, mas com espaço pra melhorar, os dois primeiros períodos do texto, por exemplo, poderia ter sido ligados com um conectivo.
Competência 5 (0-200) Proposta de intervenção – 140 – Você citou varias ações agentes e a finalidade, porem faltou que detalhasse os meios e o efeito da consecução dos mesmos.
Alicekice
ntativo.
Há um erro semântico na primeira frase, o “porquê” que você utilizou . Procure estudar melhor o uso dos porquês…
Está ai uma pequena ajuda:
– Por que
O “por que”, separado e sem acento, tem dois empregos diferentes na língua portuguesa. Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, o “por que” terá o sentido de “por qual razão” ou ainda “por qual motivo”,
-Por quê
O “por quê”, separado e com acento, é
brunaafontes
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 100
Competência 2 – compreender a proposta da redação.50
Competência 3 – coerência do texto.2
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.20
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado 0 (não foi apresentada)
Seu texto não segue o que é pedido no enem, ou em algum outro vestibular, sugiro que você leia redação nota 1000 no enem para enteder melhor como funciona
Gustavo Lemes Ribeiro
Preste maior atenção no uso da vírgula após os conectivos. A utilização da palavra refuter em seu texto causou sentido aposto ao que você pretendia passar, pois refutar o assuntos nas escolas significa negar a existência do mesmo. Procure organizar melhor seu texto também, aparentemente sua conclusão está bem maior que os parágrafos de desenvolvimento.
No modelo de correção do enem sua nota seria
Competência 1(0 -200) Conformidade com a norma padrão da língua – 160 – você cometeu alguns erros.
Competência 2(0-200) Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 140- Você trouxe o filme na introdução, mas falta em seu texto repertório no desenvolvimento, que foi muito pequeno.
Competência 3 (0-200) Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -160 – Você trouxe muitos dados sobre os temas, mas devido o tamanho reduzido da introdução, acabou que você não articulou muito bem as implicações de tais dados.
Competência 4(0-200) Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 160– Você possui um bom uso de conectivos, mas com espaço pra melhorar, os dois primeiros períodos do texto, por exemplo, poderia ter sido ligados com um conectivo.
Competência 5 (0-200) Proposta de intervenção – 140 – Você citou varias ações agentes e a finalidade, porem faltou que detalhasse os meios e o efeito da consecução dos mesmos.
Total: 760
Caso tenha gostado de minha correção, por favor, dê like nela, se tiver gostado muito pode classificá-la como “a melhor correção”. Se quiser me ajudar também corrija minhas redações, de forma objetiva, como eu corrigi a sua, vai por mim, é um tipo de treinamento que ajuda muito a elaborar o próprio texto. Recentemente foi adicionado à plataforma a possibilidade de seguir também, fique à vontade para me seguir, haha. Forte abraço!!
joaopx15
Competência 1: Demostra excelente domínio da língua portuguesa. 200.
Competência 2: Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo. 200.
Competência 3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema. 200.
Competência 4: Articula as partes do texto com poucas inadequações e bom repertório de recurso coesivo. 160.
Competência 5: Elabora muito bem a proposta de intervenção. 200.
Redação muito boa, só deveria falar da sua tese no parágrafo de introdução.
matteus
Oi boa tarde! Sobre sua redação, é notável que você irá melhorar com o tempo mas atente se para a proposta de intervenção pois ela precisa der explícita e ter um fechamento, um diferencial.
Gostei muito dos dados estatísticos bem posicionados no texto. Mas como não sou um profissional, minha nota é 710.
GabrielBravo
Olá. Seu texto está insatisfatório, pois não atende os requisitos solicitados na redação do Enem. Sugiro que veja os vídeos do Felipe Araujo no Youtube sobre a estrutura de um texto dessertativo-argumentativo.
”claro que os brancos são contra as cotas raciais, afinal, são brancos! ”
” não dá pra confiar na polícia porque há muitos policiais corruptos.”
Tome cuidado com essas generalizações, isso pode zerar a sua prova. No mais é isso, boa sorte!!
Matheus_C.M
CORREÇÃO DETALHADA: Passo a passo para a nota final.
1°passo: analisar se encaixa em alguma das situações que levam à anulação,tais como:
* fuga total ao tema; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; extensão de até 7 (sete) linhas; apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de
textos motivadores apresentados no Caderno de Questões; impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); parte deliberadamente desconectada do tema proposto; assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; texto integralmente em língua estrangeira.
Termos importantes para a avaliação da anulação:
Tema: O tema é definido a partir da frase temática apresentada na prova de redação.
Tangenciamento: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante. Texto dissertativo-argumentativo: é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema. A tangência ao tema caracteriza-se por uma abordagem incompleta dos elementos relacionados a ele. Essa abordagem parcial demonstra dificuldades de leitura e interpretação que prejudicam a avaliação do texto elaborado pelo participante.
Avaliação passo a passo
1° O texto não apresenta conclusão, portanto não atende ao tipo textual dissertativo-argumentativo, e portanto deve ser anulado.
Nota final: Anulado por FEA(forma elementar de anulação)
tome cuidado ao redigir uma redação para que ela atenda ao tipo requisitado.
Willyans
Olá.
Sua redação está muito genérica. Na conclusão senti a falta de algum repertório, citação etc, oq é muito bom para a redação do ENEM, sugiro que leia algumas redações de outras pessoas para se basear.
Porém, notei que você tem uma boa argumentação, mas acho que vc não conseguiu elabora-la nos parágrafos.
Em geral, veja alguns vídeos de redações e pratique MUITO, isso vai lhe ajudar demais.
NOTA: 440
Não desista e siga firme. Abs.
Bernardo Kowalsky
“existe diferentes tipos de preconceitos e um deles é o linguístico. Por ser um país bem diversificado, existem diferentes” – “existem com sentido de existir”, então é apenas “existe”, e além disso está repetido.
“porquê” – “porque”- explicação.
“será capaz” – plural.
tallesoli
Olá, bom dia , tudo bem ?
Segue aqui a correção feita sob minha avalição:
Competência I – Acredito que você atingiu 80 % da pontuação prevista para a competência I . Você atendeu bem a modalidade escrita da língua portuguesa , ou seja , o texto apresenta uma boa estrutura sintática / morfossintatica , porém houveram leves erros de pontuação, grafia e , na minha opinião, na construção de algumas sentenças.
Competência II : Você atingiu 100 % da pontuação prevista para essa competência pois desenvolveu uma argumentação consistente fundada em um bom repertório sociocultural , ou seja , a articulação do texto conseguiu progredir fluentemente em relação aos critérios exigidos na redação dissertativa- argumentativa.
Competência III : Você atingiu 60 % da pontuação prevista para a competência III . Embora os argumentos tenham sido excelentes , houve organização mediana na utilização destes no que diz respeito à estrutura da redação , ou seja , ocorreram inadequações no registro de argumentos ao consideramos os critérios estruturais exigidos pelos constituintes do texto dissertativo- argumentativo.
Competência IV : Você atingiu 50 % da pontuação prevista para a competência IV . A redação apresenta uma boa variação de recursos coesivos , porém por vezes inadequados e previsíveis , ou seja , embora seja nítido o amplo conhecimento linguístico empregado, houve precipitação no uso de elementos coesivos .
Competência V : Você atingiu 70 % da pontuação prevista para a competência V , pois elaborou muito bem a proposta de intervenção decorrente da discussão desenvolvida no texto , articulada e abrangente , apesar de pouco detalhamento e permanência do senso comum .
Nota final : 720 .
Gabriel_Oliveira
Gostei de sua redação! Mostrou-se “interado” no assunto, ainda mais quando trouxe os percentuais e os dados cabíveis a questão. Atente-se a vírgula, sinais de pontuação e outros. Tese:apresentou opiniões contundentes(no que impede à possibilidade de contestações) acerca do tema e desenvolveu ideias que fundamentaram seu ponto de vista. Intervenção:não está ruim, mas para melhorar, poderia abranger novas possibilidades!
Parabéns pelo seu desempenho. Continue assim, espero ter ajudado!
kaioslayer
muito boa!Nosso país é rico em cultura, e as variantes linguísticas são prova disso. Para além dos sotaques — o modo de falar de cada região —, que configuram as diferenças geográficas, existem as variações socioculturais e situacionais.
É aceitável que haja diferenças. O que não deve ocorrer é a escolha de uma dessas variantes como sendo a “certa” e todas as outras serem consideradas erradas ou de menor prestígio. Como essa “língua correta” é a ensinada nas escolas e utilizada nos centros de maior importância econômica, você pode imaginar como o preconceito vai muito além da língua.
No livro Preconceito linguístico, cujo resumo você vai ler abaixo, Marcos Bagno constata que, no Brasil, a discriminação e a exclusão em relação a “negros, nordestinos, pobres, analfabetos etc.” são acentuadas.
Por isso, ele escolheu usar, na capa de sua obra, uma foto de seus sogros, os quais representam essa parcela da população, como forma de homenageá-los e de difundir a luta pelo fim de todo tipo de preconceito.
mãos entrelaçadas preconceito linguístico
Resumo do livro Preconceito linguístico
Quem deseja conhecer mais sobre o tema precisa conhecer a obra Preconceito linguístico. Marcos Bagno, um importante linguista brasileiro, professor da UnB e colunista da revista Caros Amigos, escreveu esse pequeno livro em 1999. Hoje, já está em sua 56ª edição e foi lido por mais de 300 mil pessoas. Vale a pena saber um pouco sobre essa obra!
Preconceito linguístico: resumo
O livro de Marcos Bagno, Preconceito linguístico: o que é, como se faz, está dividido em três partes.
I. A mitologia do preconceito linguístico
O autor constata a presença desse tipo de preconceito na sociedade, fruto “da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica”. Para ele, meios de comunicação e a própria escola são responsáveis por disseminar e intensificar o preconceito linguístico quando valorizam a gramática normativa em detrimento da língua realmente falada pela população.
Bagno apresenta, então, oito mitos sobre a língua portuguesa em que as pessoas acreditam e comprova a falsidade de cada um. Entre eles, destacam-se:
“A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”: esse é o mito da língua única, que desconsidera a existência de variedades e diversidades linguísticas no país;
KaylaneFerreira
desenvolvimento.
No modelo de correção do enem sua nota seria
Competência 1(0 -200) Conformidade com a norma padrão da língua – 160 – você cometeu alguns erros.
Competência 2(0-200) Apresentar repertório cultural diversificado para defender seu ponto de vista- 140- Você trouxe o filme na introdução, mas falta em seu texto repertório no desenvolvimento, que foi muito pequeno.
Competência 3 (0-200) Utilizar-se de dados, informações opiniões e notícias para embasar seu ponto de vista -160 – Você trouxe muitos dados sobre os temas, mas devido o tamanho reduzido da introdução, acabou que você não articulou muito bem as implicações de tais dados.
Competência 4(0-200) Domínio de conectivos para encadear de maneira fluida as ideias presentes no texto – 160– Você possui um bom uso de conectivos, mas com espaço pra melhorar, os dois primeiros períodos do texto, por exemplo, poderia ter sido ligados com um conectivo.
Competência 5 (0-200) Proposta de intervenção – 140 – Você citou varias ações agentes e a finalidade, porem faltou que detalhasse os meios e o efeito da consecução dos mesmos.
Caiocactus
Bem, aconselho que você veja redações nota 1000, isso irá te ajudar muito, tente da próxima fez iniciar a intro com uma área do conhecimento, fato histórico, filmes/séries, músicas, citações, algum repertório para encaixar com o tema e o traga para o tema logo em seguida, depois que fizer isso apresente as suas 2 teses( causas do problema, ou se vc defende o porquê disso) no desenvolviemnto inicie com o Tópico frasal- um resumo da tese, logo depois argumento e use Areas do conhecimento para legitimizar o seu argumento, na conclusão responda as 4 perguntas básicas-
Mariastela
Olá, seu texto não está de acordo com as normas de um texto dissertativo-argumentativo. No meu ver não houve um segundo desenvolvimento e uma conclusão. Lembre-se na introdução você deve problematizar e colocar uma tese, expondo sua opinião sobre o assunto. No desnevolvimeto você deve explicar o problema é dizer porque ele ainda não foi resolvido. No caso você vai separae seu desenvolvimento em dois. E na conclusão você deve fazer uma intervenção ou seja, deve solucionar o problema. Ademais, parabéns pelo seu esforço e é assim que se começa.
Marcos7
Oi, tudo bem? É importante que vc fique atento com as regras gramaticais. O texto apresenta muitos locais sem vírgulas. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, por exemplo, vc não usou a vírgula nenhuma vez. (na frase: com os jovens mais conectados, tem-se o aumento da solução) nessa frase, assim como em outros pontos, vc deixou passar a vírgulas. Creio que relendo com calma, você encontra esses erros. Além disso, vc pode usar mais conectivos e usar alusões históricas ou citações também,pq isso enriquece mais a redação. Tente defender mais a sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, ficou um pouco vago. Espero que de alguma forma te ajude!
BrunoAvl
ssa correção foi editada.
homem, evite generalizações como: o povo pernambucano sofre e colocando o povo do sul e sudeste como culpado.
tu deixou esta impressão pra quem ler, e isto gera uma desclassificação enorme na tua dissertação.
então, evite coisa deste tipo:
” os políticos são todos iguais”
”claro que os brancos são contra as cotas raciais, afinal, são brancos! ”
” não dá pra confiar na polícia porque há muitos policiais corruptos.”
entendeu né? estas frases acima são verdadeiras ? algumas sim. más são generalizadas, e tem raiz muito pessoal.
Numa dissertação, principalmente no Enem, tens que desenvolver a habilidade de abordar o assunto de maneira imparcial num contexto geral, e não num sentido partidário e agressivo.
estes argumentos são considerados falácias e tens que ter uma base sucinta para não escorregar nestes erros.
tens muito a explorar e melhorar, você consegue, eu creio!
:)
nota: 500
ANGELA CÁSSIA
Boa tarde… Sua redação não está 100% de acordo com a texto dissertativo – argumentativo.
Há um erro semântico na primeira frase, o “porquê” que você utilizou . Procure estudar melhor o uso dos porquês…
Está ai uma pequena ajuda:
– Por que
O “por que”, separado e sem acento, tem dois empregos diferentes na língua portuguesa. Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, o “por que” terá o sentido de “por qual razão” ou ainda “por qual motivo”,
-Por quê
O “por quê”, separado e com acento, é usado quando vem antes de um ponto, seja ele final, interrogativo ou de exclamação. Apesar de receber o acento, continua com o significado de “por qual motivo” e “por qual razão”.
-Porque
Quando junto e sem acento, o “porque” é uma conjunção causal ou explicativa, e tem significado aproximado com “pois”, “uma vez que” ou “para que”.
-Porquê
O “porquê”, quando junto e acentuado, é um substantivo e possui o significado de “o motivo”, “a razão”. Vem sempre acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
ESPERO TER AJUDADO….
GiulliaGabriela
Gostei da forma como falou com bastante clareza e objetividade.
.
A forma como apresentou os argumentos foi surpreendente.
.
Ao buscar informações, me encontraria realizada em ler sua dissertação.
.
Parabéns pela escrita, tenho certeza que irá longe em busca de seus objetivos.
.
Muito sucesso em sua vida e carreira!
Italo Rafael Machado Santos
O seu texto não está de acordo com o padrão de texto dissertativo argumentativo.
há um erro semântico na primeira frase, o “porquê” que você utilizou não está adequado, procure pelo uso dos porquês.
Tendo em vista que você fugiu do modelo de texto , eu não vou te dar uma note. Reescreva a redação e terei prazer em ajudado.
Continue praticando a dissertação, tenho certeza de que se você continuar a praticar melhorará seu texto. Procure corrigir as redações na plataforma tentando identificar as competências de maneira objetiva , como eu fiz na sua, fazendo isso você vai começar a pensar em como ir articulando o seu próprio texto na hora que o estiver elaborando, você ajuda seu colega, mas no fundo esse exercício te dá em dobro o que você fornece.
Forte abraço!!
juugomes
Muito obrigada pelas dicas, procurarei corrigir e estudar um pouco mais sobre a estrutura da redação.
Victor Tavares
homem, evite generalizações como: o povo pernambucano sofre e colocando o povo do sul e sudeste como culpado.
tu deixou esta impressão pra quem ler, e isto gera uma desclassificação enorme na tua dissertação.
então, evite coisa deste tipo:
” os políticos são todos iguais”
”claro que os brancos são contra as cotas raciais, afinal, são brancos! ”
” não dá pra confiar na polícia porque há muitos policiais corruptos.”
entendeu né? estas frases acima são verdadeiras ? algumas sim. más são generalizadas, e tem raiz muito pessoal.
Numa dissertação, principalmente no Enem, tens que desenvolver a habilidade de abordar o assunto de maneira imparcial num contexto geral, e não num sentido partidário e agressivo.
estes argumentos são considerados falácias e tens que ter uma base sucinta para não escorregar nestes erros.
tens muito a explorar e melhorar, você consegue, eu creio!
:)
nota: 500
juugomes
Certo, muito obrigada por essas dicas e realmente tem razão. Irei procurar mais sobre como melhorar minha dissertação e mais algumas coisas. Obg.
Clock
Olá, estou corrigindo sua redação.
“existe diferentes tipos de preconceitos e um deles é o linguístico. Por ser um país bem diversificado, existem diferentes” – “existem com sentido de existir”, então é apenas “existe”, e além disso está repetido.
“porquê” – “porque”- explicação.
“será capaz” – plural.