Preconceito linguístico no Brasil

  • 1

“Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas ainda não aprendemos a conviver como irmãos”, essa frase é do renomado Martin Luther King, sob tal óptica, ela reforça o preconceito linguístico existente no Brasil. Logo, em razão da base educacional lacunar e individualismo, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.

A príncipio, a falta de conhecimento da sociedade sobre às variedades linguísticas é uma barreira para a resolução da problemática. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, nessa perspectiva, a não abordagem do tema no meio social, toma por consequência que muitas pessoas não sabem que há diversas formas de se expressar verbalmente e se acham superiores por falarem por exemplo de acordo com a norma culta padrão.

Ademais, uma boa parte da população se preocupam só em si, não se importanto com o próximo. De acordo com o sociológo Zygmund Bauman, a sociedade contemporanēa é fortemente influênciada pelo individualismo, nesse ângulo, infere-se que a comunidade brasileira tem na maioria das vezes atitudes egoístas em função da sua satisfação e objetivos pessoais. Assim, essa prática influi negativamente no entrave da discriminação linguística.

Portanto, em vista do possicionamento tomado, o Ministério da Educação deve criar jogos linguísticos e campanhas conscientizadoras, por meio de liberação de verbas e colaboração de educadores na mídia social e escolas, com a finalidade de popularizar a concepção de preconceito linguístico no Brasil. Conforme tal medida, provavelmente o preconceito linguístico não será um problema.

Compartilhar

1 Correção

  1. INTRODUÇÃO:
    sob tal óptica, ela reforça o preconceito linguístico existente no Brasil. = aqui seria bom colocar um ponto e vírgula antes da frase, ou um ponto
    a citação que você usou não se encaixa tão bem com o tema preconceito linguístico, parece aquelas citações prontas que se aplicam a qualquer tema, mas é necessário haver cautela nessa parte.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    alguns erros de pontuação somente;
    “e se acham superiores por falarem por exemplo de acordo com a norma culta padrão”= e se acham superiores por falarem, por exemplo, de acordo com a norma culta padrão.
    “Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, nessa perspectiva,” = Segundo o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é resultado da educação que teve”. Nessa perspectiva,
    DESENVOLVIMENTO 2:
    não se importanto= não se importando
    contemporanēa= contemporânea
    “influênciada pelo individualismo, nesse ângulo, infere-se que a”= influênciada pelo individualismo. Nesse ângulo, infere-se que a
    CONCLUSÃO:
    possicionamento= posicionamento
    “a finalidade de popularizar a concepção de preconceito linguístico”= na sociedade atual não é possível popularizar um preconceito, essa frase deve ser trocada por: “com a finalidade de conscientizar a população sobre o grave problema que é o preconceito linguístico”
    “provavelmente o preconceito linguístico não será um problema.”= na proposta de intervenção, você tem que ter certeza do que está falando, então, escreva: ” o preconceito linguístico não será um problema.”

    Parabéns pelo seu embasamento teórico!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.