No filme norte-americano “Família Buscapé”, é retratado cidadãos da zona rural se adaptando à metrópole, e durante esse processo acabam sofrendo bastante discriminação por conta das suas origens. De maneira análoga, tal conjuntura é retratado no país ao se analisar o preconceito linguístico, o qual é um problema resultante das displicência populacional diante do tema. Desse modo, constata-se o impacto motivado não só pela lacuna educacional, mas também pela influência da mídia.
Em primeiro lugar,a má formação educacional é um agravante do xenofobismo. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Sob esse viés a premissa sobre a dita se aplica no contexto brasileiro ,pois, parte da população, devido ao ensino lacunar, age desrespeitando as diferenças dialéticas da sociedade, o que ocasiona o aumento do número de vítimas da prática. Dessa forma ,em decorrência de uma falha dos educandos a problemática perdura no Brasil.
Ademais a mídia é mais um fator que agrava o revés. Sob essa perspectiva, conforme o sociologo Pierre Bourdieu, as instituições cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência de instrumento simbólico. Nessa óptica, a mídia a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante a respeito das diferenças linguísticas presentes na nação, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam melhorias da questão no Brasil. Logo, o setor midiático tem interferência interna na manutenção do problema.
Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto à óbice. Para isso compete ao Ministério da Educação, cuja função é administrar a política nacional de ensino, aumente o enfoque da importância do respeito às diferenças linguísticas no país, por meio da inclusão desse conteúdo nas disciplinas curriculares, com a finalidade de implementar esse conhecimento nos jovens e consequentemente diminuir a xenofobia no país. Além disso, o Ministério das Comunicações deve conscientizar a população a respeito do tema, por meio da criação de campanhas , que seriam criadas e divulgadas pelas redes sociais, com a finalidade por fim de adquirir uma sociedade diferente da retratada no filme.
LayneSilva123
Oii. Gostei da sua redação no geral, porém notei alguns erros gramaticais que podem ser prejudiciais na competência 1 da redação.
irei te dar umas dicas sobre o que você precisa melhorar.
1) Introdução
“tal conjuntura é retratado”
o certo:
Tal conjuntura é retratada
Com o que palavra retratado está concordando? A conjuntura. Então fica “retratada”.
-Evite usar palavras repetidar muito próximas umas outras. Você já tinha usado a palavra retratado quando falou o que o filme retratava. Então na próxima palavra você poderia colocar um sinônimo: tal conjuntura é vista, é notada, é presente, etc.
-“o qual é um problema resultante das displicência populacional diante do tema.”
O certo:
Resultante da displicência.
A sua tese foi bem apresentada, parabéns!
2) D1
Ok
3) D2
“Ademais a mídia é mais um fator…”
Virgula após o ademais.
– ” faz é alienar a sociedade mediante.. ”
Seria melhor você tirar o “faz é” e deixar: aliena a sociedade mediante…
-“no tocante à respeito das diferenças linguísticas…”
Seria melhor tirar o “respeito das diferenças”, veja:
no tocante às diferenças linguísticas
Assim, o trecho do seu desenvolvimento ficaria mais coeso. Dê uma olhada:
-“Nessa óptica, a mídia a qual não tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante às diferenças linguísticas presentes na nação, aliena a sociedade mediante conteúdos empobrecidos…”
* Recomendo você assistir aulas sobre o uso da vírgula. Por mais simples que esse sinal seja, ele ainda é um problema na escrita de uma redação pra qualquer um.
4) Conclusão
Ok
Espero ter te ajudado de alguma maneira. Bons estudos!!
Gabyzona
Na introdução você trouxe uma alusão a “família Buscapé ” que se encaixo de forma coesa no projeto de texto, trazendo também uma tese e dois argumentos (lacuna educacional e influência da mídia).
no argumento 1 – você poderia ter desenvolvido um pouco mais sobre o “ensino lacunar”, com alguma explicação ou dado que comprove e o “pois” ali depois de “aplica no contexto brasileiro”.
no argumento 2- você poderia afirmar em vez de negar ” a mídia a qual tem o papel de disseminar o conhecimento/ou informação ” , para não fica ambíguo.
A proposta de intervenção você fez certinho colocando as 5 coisas necessárias, agente, detalhamento, ação, meio ou modo e finalidade.
920 – 960.
uGinTW
Você começou com uma introdução bem desenvolvida, apresentando bem a tese e contextualizando o seu repertório.
No segundo e terceiro paragrafo vc contextualizou bem a tese houveram apenas alguns erros como :
– A falta de virgula em “aplica no contexto brasileiro pois,” Esta conjunção deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no inicio duma frase para efeitos de estilo. o correto seria : “aplica no contexto Brasileiro, pois, …”
-E um pequeno erro ortográfico na palavra sociólogo cuja a mesma vc esqueceu da crase
-E também um erro a respeito do uso de crase em “a população no tocante à respeito das diferenças”, pois não se aplica crase antes de um verbo
O paragrafo conclusivo foi muito bem escrito e estabelece de forma clara as soluções para combater para se lidar com tais problemas, além de claro retomar com a citação do filme.
Nota final: 960