PRECONCEITO LINGUÍSTICO – ENEM

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No filme norte-americano “Família Buscapé”, é retratado cidadãos da zona rural se adaptando à metrópole, e durante esse processo acabam sofrendo bastante discriminação por conta das suas origens. De maneira análoga, tal conjuntura é retratado no país ao se analisar o preconceito linguístico, o qual é um problema resultante das displicência populacional diante do tema. Desse modo, constata-se o impacto motivado não só pela lacuna educacional,  mas também pela influência da mídia.

Em primeiro lugar,a má formação educacional é um agravante do xenofobismo. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Sob esse viés a premissa sobre a dita se aplica no contexto brasileiro ,pois, parte da população,  devido ao ensino lacunar, age desrespeitando as diferenças dialéticas da sociedade, o que ocasiona o aumento do número de vítimas da prática. Dessa forma ,em decorrência de uma falha dos educandos a problemática perdura no Brasil.

Ademais a mídia é mais um fator que agrava o revés. Sob essa perspectiva, conforme o sociologo Pierre Bourdieu, as instituições cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência de instrumento simbólico. Nessa óptica, a mídia a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante a respeito das diferenças linguísticas presentes na nação,  faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam melhorias da questão no Brasil. Logo, o setor midiático tem interferência interna na manutenção do problema.

Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas  quanto à óbice. Para isso compete ao Ministério da Educação, cuja função é administrar a política nacional de ensino, aumente o enfoque da importância do respeito às diferenças linguísticas no país, por meio da inclusão desse conteúdo nas disciplinas curriculares, com a finalidade de implementar esse conhecimento nos jovens e consequentemente diminuir a xenofobia no país. Além disso, o Ministério das Comunicações deve conscientizar a população a respeito do tema, por meio da criação de campanhas , que seriam criadas e divulgadas pelas redes sociais, com a finalidade por fim de adquirir uma sociedade diferente da retratada no filme.

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3 Correções

  1. Oii. Gostei da sua redação no geral, porém notei alguns erros gramaticais que podem ser prejudiciais na competência 1 da redação.
    irei te dar umas dicas sobre o que você precisa melhorar.

    1) Introdução
    “tal conjuntura é retratado”

    o certo:
    Tal conjuntura é retratada

    Com o que palavra retratado está concordando? A conjuntura. Então fica “retratada”.

    -Evite usar palavras repetidar muito próximas umas outras. Você já tinha usado a palavra retratado quando falou o que o filme retratava. Então na próxima palavra você poderia colocar um sinônimo: tal conjuntura é vista, é notada, é presente, etc.

    -“o qual é um problema resultante das displicência populacional diante do tema.”

    O certo:
    Resultante da displicência.

    A sua tese foi bem apresentada, parabéns!

    2) D1
    Ok

    3) D2
    “Ademais a mídia é mais um fator…”

    Virgula após o ademais.

    – ” faz é alienar a sociedade mediante.. ”

    Seria melhor você tirar o “faz é” e deixar: aliena a sociedade mediante…

    -“no tocante à respeito das diferenças linguísticas…”

    Seria melhor tirar o “respeito das diferenças”, veja:

    no tocante às diferenças linguísticas

    Assim, o trecho do seu desenvolvimento ficaria mais coeso. Dê uma olhada:

    -“Nessa óptica, a mídia a qual não tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante às diferenças linguísticas presentes na nação, aliena a sociedade mediante conteúdos empobrecidos…”

    * Recomendo você assistir aulas sobre o uso da vírgula. Por mais simples que esse sinal seja, ele ainda é um problema na escrita de uma redação pra qualquer um.

    4) Conclusão
    Ok

    Espero ter te ajudado de alguma maneira. Bons estudos!!

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  2. Na introdução você trouxe uma alusão a “família Buscapé ” que se encaixo de forma coesa no projeto de texto, trazendo também uma tese e dois argumentos (lacuna educacional e influência da mídia).
    no argumento 1 – você poderia ter desenvolvido um pouco mais sobre o “ensino lacunar”, com alguma explicação ou dado que comprove e o “pois” ali depois de “aplica no contexto brasileiro”.
    no argumento 2- você poderia afirmar em vez de negar ” a mídia a qual tem o papel de disseminar o conhecimento/ou informação ” , para não fica ambíguo.
    A proposta de intervenção você fez certinho colocando as 5 coisas necessárias, agente, detalhamento, ação, meio ou modo e finalidade.
    920 – 960.

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  3. Você começou com uma introdução bem desenvolvida, apresentando bem a tese e contextualizando o seu repertório.

    No segundo e terceiro paragrafo vc contextualizou bem a tese houveram apenas alguns erros como :

    – A falta de virgula em “aplica no contexto brasileiro pois,” Esta conjunção deve ser separada por vírgulas, e só deve ser utilizada no inicio duma frase para efeitos de estilo. o correto seria : “aplica no contexto Brasileiro, pois, …”

    -E um pequeno erro ortográfico na palavra sociólogo cuja a mesma vc esqueceu da crase

    -E também um erro a respeito do uso de crase em “a população no tocante à respeito das diferenças”, pois não se aplica crase antes de um verbo

    O paragrafo conclusivo foi muito bem escrito e estabelece de forma clara as soluções para combater para se lidar com tais problemas, além de claro retomar com a citação do filme.

    Nota final: 960

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