Segundo o filósofo Marcos Bagno, preconceito linguístico é todo juízo de valor negativo às variedades linguísticas de menor prestígio social. O praticante do preconceito linguístico, utiliza esta ”ferramenta”,a fim de exaltar-se como maioral diante da pessoa no qual foi direcionado o preconceito.
Em um país como o Brasil, com diferentes culturas, desigualdade social e dialetos regionais, impõe-se um preconceito relacionado com a xenofobia, quanto a pessoas do interior ou de uma região diferente da frequentada pelo praticante, pelo seu modo de falar e suas expressões linguísticas. Nenhum tipo de preconceito quanto a forma que um individuo fala, poderia ser aceita. Brasileiros sofrem diariamente com esse tipo de preconceito muitas vezes por serem mais pobres ou não terem tido uma educação completa.
Assim, o problema poderia ser solucionado com duas atitudes. Com acesso mais fácil à uma educação de qualidade, com mais escolas e mais professores capacitados ,para que o Brasileiro tenha um vocabulário amplo e formal. Por outro lado ensinar, nas escolas variações linguísticas diferentes para assim formar uma aceitação de outras formas de se falar e comunicar.
dudacunhateles
Olá boa noite, bom vamos as correções…
Introdução vaga
Achei o seu desenvolvimento incompleto , poucos parágrafos, falta de informações inovadoras, acho que pode desenvolver mais, trazer mais informações.
Senti falta de conectivos ” em primeira análise, em segunda análise, entre outro…”
Espero ter ajudado!
Maju
Olá, andre15.
Alguns pontos precisam ser melhorados como:
-Estrutura: Na redação são necessários no mínimo 3 parágrafos, mas, o desenvolvimento geralmente se desdobra em 2 à 4 parágrafos.
-Erros gramáticais.
-Senti falta do uso conectivos (elementos de coesão que são palavras que interligam diferentes partes de um texto) . Aqui estão alguns que você pode estar usando em suas redações:
Introdução: (Inicio)
–É notório que
–É consenso que
Desenvolvimento: (Inicio)
-Sabe-se que
-Observa-se que
-É necessário ressaltar que
Conclusão:
-Dessa forma=Desarte
-Assim sendo
-Evidente, portanto, (pontanto entre virgulas)
-Depreende-se, portanto, (pontanto entre virgulas)
Intervenção
-Com o proposito de
-Com o intuito de
-Em virtude disso, Por conseguinte (Usados para fechamento)
Adição:
-Além disso=ademais
-Outrossim=do mesmo modo
Tese:
-Sob outro ângulo
-Em contraste
-Conquanto
Ligados ao tempo:
-Atualmente= Nos dias atuais
-Eventualmente
-Constantemente
-Na sua conclusão:
….– você esqueceu de retomar a tese: “Assim, o problema poderia ser solucionado com duas atitudes.” Qual problema?
…–Nessa parte o emprego da virgula esta errado fazendo com que fique incoerente: “por outro lado ensinar, nas escolas variações linguísticas diferentes para assim formar uma aceitação de outras formas de se falar e comunicar.”
….– Quando você diz :”Com acesso mais fácil à uma educação de qualidade, com mais escolas e mais professores capacitados “. Quem vai fazer isso? Quais são os agentes? Ministério da Educação, governo federal?
Bom para fazer uma boa intervensão, tem que ter:
-Qual é? O que fazer para interferir?
-Como fazer (ações).
-Quem fará (agentes)?
-Efeitos gerados?
Se precisar de ajuda ou qualquer dúvida você pode contar comigo.
Um abraço e boa sorte.
andre15
muito obrigado .
CristianeVansim
Boa tarde!
Segue anexo as correções da sua redação
Introdução:
Não se usa Segundo na introdução e ( De acordo)
Há a necessita de formular melhor o assunto relacionado ao tema
– Na sua tese ( busque utilizar conectivos) isso demonstra ao corretor mais interesse pelo que está lendo.
Desenvolvimento;
– Senti a falta de organização de seus argumentos.
Argumento 1: busque apresentar ao corretor causas ou consequências do problema
Argumento 2; busque fazer uma citação ( use um conectivo) tenha coesão e coerência
conclusão:
deve se seguir as seguintes regras:
conclusão dos argumentos+solução+fechamento do texto
– Há a necessita de se treinar mais nesta parte .
Você citou os problemas ( Que vai solucionar?)
o que vai ser utilizado ? ( Se são ideias ( vindas de quem?)
para a solução aconselho utilizar:
1) agente
2) ação
3) meio/modo
4) detalhamento
5) finalidade
Solução;
Principal: feita apenas com o tema
Secundária: pode ser feita previamente
Fernando (EscreverOnline)
Oi, André! Vim te ajudar um pouquinho :)
-Faltou definir claramente a sua tese e desenvolvê-la através de argumentação clara e bem coesa.
-Na proposta de intervenção, faltou principalmente você detalhar quais seriam os agentes responsáveis pelas ações.
Se quiser ter um retorno bem mais aprofundado, considere a ideia de mandar sua redação para nossos professores. Bons estudos!
JoãoRicardo67
adorei a citação, seus argumentos. a forma como seu texto se desenvolveu ficou bem bacana. a conclusão que eu achei que se distanciou um pouco do resto texto. esse é um erro não só meu e seu, mas de muita gente aqui. o que estou fazendo é estudar sobre os agentes intervetores. recomendo fazer o mesmo. desde já, sucesso.
madriele03
NOTA 1 – 120 – ALGUNS ERROS GRAMATICAIS E REPETIÇÕES DE PALAVRAS.
NOTA 2 – 80 – USOU POUCO ÁREAS DE OUTROSCONHECIMENTOS E UTILIZE MAIS PARÁGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO.
NOTA 3 – 120 – UTILIZE MAIS SEU PONTO DE VISTA E VISÃO CRÍTICA.
NOTA 4 – 80 – USE OS CONECTIVOS PARA ARTICULAR O TEXTO.
NOTA 5 – 80 – USE OS ELEMENTOS CONCLUSIVOS : MEIO, AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO E FINALIDADE.
Dud4Marinho
Oi!
Sobre a introdução:
– Tua contextualização ficou ótima!
– Mas tua tese ficou meio vaga, numa tese bem estruturada a gente problematiza o tema e apresenta duas causas (para serem discutidas no desenvolvimento, lembre-se que uma redação mais forte geralmente tem dois parágrafos de desenvolvimento)
ex:
Segundo o filósofo Marcos Bagno, preconceito linguístico é todo juízo de valor negativo às variedades linguísticas de menor prestígio social. Atualmente, esse tipo de preconceito está tornando-se muito comum (PROBLEMATIZAÇÃO), infelizmente, ademais, nota-se a necessidade de mudança desse cenário, visto que ele está relacionado com a xenofobia e a elitização da educação. (CAUSAS)
Sobre o desenvolvimento:
– Você deixou muito claro sua opinião, isso é muito bom! Mas, seria muito interessante apresentar dados (tirados de pesquisas e tals) e uma citação.
É MUITO IMPORTANTE FAZER DOIS PARÁGRAFOS
Sobre a conclusão;
– É importante, na conclusão de um texto, apresentar os 5 elementos básicos
AGENTE – quem deve fazer
AÇÃO – o que deve fazer
MEIO – como deve fazer, por meio de que
FINALIDADE – qual o objetivo daquilo
DETALHAMENTO – apresentar uma informação a mais sobre os elementos acima
Espero ter ajudado! :)
–
ANGELA CÁSSIA
Boa noite.
Uma redação para ser bem estruturada é preciso que no desenvolvimento apresente no mínimo dois parágrafos.
Procure usar conectivos , para dar melhor sentido ao seu texto.
Procure defender em sua redação somente uma tese. não esquecendo de deixa-la clara.
Apresente dados, citações, argumentos….
Erros gramaticais, procure corrigir isso.
ESPERO TER AJUDADO…….