Mestre

Preconceito Linguístico

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Diariamente convivemos com vários tipos de preconceitos, que afetam inúmeras pessoas. E atualmente, um dos mais recorrentes tem sido o preconceito linguístico, o qual se fundamenta no ato de julgar as pessoas pelo modo de falar, baseando-se na gramática normativa. Com isso destaca-se dois aspectos importantes: a diversidade da sociedade brasileira e a exclusão social sofrida por muitos.

Sabe-se que o Brasil é um país multiétnico e, como tal, apresenta uma diversidade linguística e cultural muito grande, o que explica a coexistência de diferentes variantes da língua. Sendo assim, a atribuição de um status social a mesma, como vem ocorrendo, é uma atitude infundada e só reforça o preconceito social existente no país.

Além disso, é notório problemas advindos de exclusões, apesar da grande importância de normas que regulamentam a escrita e a fala. A exemplo disso, esta a dificuldade na obtenção de emprego, geralmente as empresas recusam pessoas que não são adequadas ao português culto. Colaborando, dessa forma, para o aumento da divisão das classes sociais.

Portanto, medidas são necessárias para conter o impasse. Assim, urge que o Governo crie campanhas contra o preconceito, visto que a língua pode variar de acordo com cada individuo. Ademais, Escolas promovam o reconhecimento das variantes por meio de aulas ou seminários, para o combate de inferiorização entre os falantes. Somente assim, podemos promover o respeito e aceitação mútua.

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2 Correções

  1. Sua introdução está muito simples, o que acaba por não chamar a atenção do corretor na primeira impressão, fazendo com que sua nota, muito provavelmente, seja baixa. Invista na contextualização e nos conectivos. Nos desenvolvimentos, sugiro que use mais áreas do conhecimento, comprovando o argumento que você está defendendo. A conclusão está sem meio, detalhamento e finalidade. Além disso, tome cuidado ao usar o governo como agente, tente usar um órgão mais especifico como algum Ministério ou ONG.

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  2. Oi vou corrigir sua redação :)

    Introdução
    – Muito clara, tese perceptível
    – Aconselharia a trazer um repertório, mas isso não é obrigatório
    – Use mais conectivos

    D1:
    – Faltou conectivo no inicio
    – Argumenta muito bem, mas falta repertório
    – Poderia desenvolver mais as ideias já que ele ficou curtinho

    D2;
    – Argumentou bem, mas novamente faltou repertório

    Conclusão:
    – A primeira proposta não tem meio, nem finalidade, nem detalhamento
    – A segunda proposta não tem detalhamento

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