Iniciante

Preconceito Linguístico

  • 0

Pode-se afirmar que, devido à colonização e outros períodos históricos, nosso país possui uma imensa diversidade cultural, cuja mesma se manifesta, também, na língua. Porém, muitos consideram essas diferenças culturais como “erros” ou “inferiores” perante à sua própria, causando inúmeros efeitos sociais, um deles é o preconceito linguístico, o qual deve ser evitado.

Inicialmente, podemos  definir esse prejulgamento como discriminação que age com caráter julgador à forma com que o indivíduo se comunica, seja na fala ou na escrita. Tal fenômeno social está estreitamente relacionado com a economia e com a educação, e sua origem se dá desde o passado. Formou-se o pensamento de que existe uma única forma de falar e que todas a outras são erradas. Uma principal fonte é a escola, onde os alunos aprendem a norma culta da gramática portuguesa, mas não necessariamente ela seja a culpada. O que acontece é que aquele que não tem condições de cursar uma instituição de ensino, é isento dessa ciência e, assim, excluído do grupo dos detentores do saber falar.

Por outro lado,  o que muitos não entendem é que não existe totalmente um erro na fala, mas sim variações da própria língua. Por exemplo, em cada região do Brasil existem palavras, sotaques, expressões são características do próprio lugar e que, quando comparadas às formas elitizadas do falar, são consideradas falhas. A discriminação social, determinou que, a forma da elite se expressão é a padrão em todas as circunstâncias. Mas uma pessoa pode muito bem usar uma linguagem mais diária numa roda de amigos, como pode também falar bem coeso numa apresentação de trabalho ou outra situação.

Tendo isso em vista, é necessário a cautela de todo falante em relação à esse prejulgamento de certo e errado, visando entender as questões históricas e sócias, para compreender o porquê de uma determinada pessoa falar e escrever da sua forma, destruindo a ideia de uma padronização da comunicação  e garantindo, assim, a diversificação e sobrevivência culturais da fala.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1 => 120
    Domínio mediano da modalidade escrita formal da língua. Alguns desvios gramaticais.
    Competência 2 => 120
    Domínio mediano da modalidade de texto dissertativo-argumentativo .
    Competência 3 => 80
    As informações, dados , fatos e opiniões estão desorganizados ou contraditórios, em defesa do ponto de vista.
    Competência 4 => 120
    Articula as partes de texto , de forma mediana, com inadequações e apresenta reportório pouco diversificado de recursos coesivos.
    Competência 5 => 80
    Apresenta insuficientemente a proposta de intervenção e não concorda com a discussão desenvolvida no texto

    • 0
  2. ficar muito boa sua redação . falta argumento conectivos vc tem demonstrar dominar da escrita forma de portugues pontuação cases ortografia estrutura das palavras .sua redação ficar boa sites para conceitos muito bom para redação do enem. também videos aulas que muito para vc olhos sites redação nota 1000 que vai ajuda muito vc.https://www.mundovestibular.com.br/enem/saiba-como-fazer-uma-boa-redacao-no-enem nota 677

    • 0
  3. Adorei a forma como você expressa seus argumentos com o seu proprio ponto vista, mas poderia ter ficado ainda melhor se tivesse complementado com algum dado, citação ou algum outro repertorio. Além de que sua proposta de intevenção não foi muito bem elaborada no modelo em que o Enem cobra. Fora isso, gostei da sua redação.

    • 1
  4. Um tema maravilhoso e com uma padrão de atingir uma ideia riquíssima culturalmente gostei muito do seu texto, claro, não é leitura cansativa e trouxe bem a sua proposta de defesa para com os menos estudados, algum dado e mais detalhes nessa questão enriqueceria ainda mais sua redação, no mais esta ótimo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.