Preconceito Linguístico.

  • 0

É indubitável dizer que no Brasil há anos cerca-se por uma grande variedade linguística, gerando assim inúmeros preconceitos. Vê se claramente essa situação nas tirinhas de Maurício de Souza com o personagem Chico Bento. Nesse contexto, surge a questão do preconceito linguístico que persiste intrínseca à realidade, seja pela condição socioeconômica ou regional.
Em consequência disso, vê se a todo instante a exclusão social determinante, por exemplo, pelo financeiro da pessoa. Isso pode ocorrer porque muitas dessas não tiveram acessibilidade a ir para escola, pois precisavam trabalhar para ajudar os pais ou situações similares que acarretaram a não terem uma boa especialização e posteriormente, não puderem “crescer” em seus cargos, causando assim consequências negativas.
Convém ressaltar a condição regional na qual várias pessoas são inseridas. No caso do personagem Chico Bento, o mesmo mora em um interior desde que nasceu e por esse fato, reproduziu o que se aprendeu com o povo da região. Pelo motivo de não seguir a norma-padrão, não significa necessariamente que esteja incorreto;pelo contrário, em um país em que a variedade é notória entre os indivíduos, é preciso saber aceitar e respeitar as diferentes variações.
Dado o exposto, vê se que para contornar tal situação,é preciso que os governantes, a sociedade e a mídia se juntem para adequar o processo linguístico e levantem reflexões sobre as diferenças presentes no contexto social, por meio de publicações em redes sociais, em forma de leis, entre outros. Com intuito de conscientização dos indivíduos para uma inclusão de todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom, primeiramente gostaria de que você deu focos legais a sua análise, que são o preconceito linguístico de viés sócio econômico e o preconceito linguístico de viés regional, que são as duas principais formas de preconceitos linguístico presentes na sociedade brasileira. Porém, você poderia ter deixado, de forma generalizada, esses dois tipos de preconceitos exemplificados na sua introdução (talvez, até mesmo da forma como eu os defini agora), no lugar de citar o Chico Bento.
    Da mesma forma, acredito que o exemplo do personagem em quadrinhos seja superficial (no lugar você poderia ter citado uma autoridade no assunto), mas, isso á parte, como comentado na outra correção, o Chico bento não sofre preconceito (ele mesmo raramente sai do meio rural), ou seja, ele é um representante dessa variedade linguística, que é discriminada. Nesse contexto, você poderia ter citado os programas de humor que fazem escárnio com personagens caricatas do caipira.
    Também, no primeiro argumento, você diz que o processo de exclusão social é resultado do preconceito linguístico. Apenas para não perder o foco do assunto, você poderia ter feito o processo inverso: ter citado o preconceito linguístico em relação as falas daqueles que são menos privilegiados financeiramente (aqueles que usam com frequência o discurso informal).
    Acredito que você tenha bons argumentos, só precisa saber trabalhar eles.
    A sua conclusão também poderia ser mais focada e ter detalhado melhor um dos aspectos a que ela se propõe (como, por exemplo, especificando que tipo de lei deveria ser criada).
    Boa prática de redação pra você.

    • 1
  2. Boa tarde, sou inciante ainda, mas vou deixar algumas considerações que tive ao ler seu texto.

    Gostei muito da citação ao Chico Bento, porém para mim não ficou claro se o Chico sofre preconceito ou ele é apenas uma representação da diversidade linguística, acho que enfatizar o que ele significa seria legal.

    Eu realizaria alguma mudança nos termos utilizados no desenvolvimento 2, vou reescrever destacando com letras maiúsculas para deixar claro. E também seria interessante acrescentar algum dado estatístico que comprove o que tu está falando.

    Na conclusão, acredito que deixar apenas um agente realizador da proposta seja melhor, porém meu ponto de vista. Focar em uma proposta apenas e detalha-lá mais profundamente.

    Espero ter ajudado e lembrando sou iniciante.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.