Segundo o escritor inglês William Hazlitt, o preconceito é o filho da ignorância, e essa conclusão também pode ser aplicada ao significado de pré-conceito, quando percebemos que ambos os fatores são frutos da falta de informação e se tornam problemas sociais que impactam a vida de muitos que são expostos à violência, tendo como causadores essa ignorância que o escritor expõe. É importante que a sociedade tenha em mente a distinção sobre os dois e a consciência das consequências que ambos os atos podem levar.
De acordo com o site de notícias diárias Catraca Livre, um jovem de 15 anos, morreu por suicídio após homofobia em sua escola, em Hunstville , no Alabama, nos Estados Unidos. Muitos feitos como esse ocorrem no mundo através do preconceito, caracterizado pela intolerância. Esse mal vem do retrocesso humano de padronizar como vestir, como agir, como viver segundo uma moral que não deve servir para todos e que atropela a ética que existe justamente para preservar a vida em sociedade, é um conceito universal para acondicionar e não desprender o corpo social.
O pré-conceito é uma ideia não concretizada sobre algo ou alguém, causada justamente pela falta de informação, está á um passo da intolerância, não se mobiliza á caminho do entendimento e está atrelada ao preconceito. O filósofo René Descartes afirmava que não há nada mais seguro do que se embasar em informações seguras para não ser enganado , segundo ele o princípio do conhecimento é a verdade, e a verdade se opõe ao pré-conceito, se opõe a dúvida, portanto é um engano se apoiar em pré-fundamentos que não passam de ideias rasas, sem veracidade, que levam à ignorância.
Nesse sentido podemos concluir que a educação e a informação podem caminhar juntas para sanar esses problemas sociais. A discriminação se aprende e assim é com a aversão da ignorância, a escola deve ressaltar esses assuntos desde o primário, que cedo as crianças aprendam sobre os impactos reais que essas práticas causam através de atividades inclusivas. A mídia deve ampliar esse assunto, e informar os impactos reais que essas disfunções sociais acarretam, como a lei age contra essas transgressões por meio de anúncios publicitários que apartem o problema. Seguindo esses tópicos será mais fácil levar a informação para uma sociedade que ainda tem a ignorância como mãe.
camileleall
Acredito que na parte de tese, você poderia explorara mais, questionar e relatar mais, pois ficou meio vasto de informações sobre qual o tema que vai ser defendida ao decorrer da redação. Outra questão, cuide com as palavras repetidas ao longo do texto, ex: que, que… fica repetitivo demais, tente procurar uma lista de coesivos conectivos na internet, isso ajuda muito! Acredito que possa citar algum órgão publico, para ajudar no agente que vai colaborar para que sua intervenção seja feita! Aqui passo para ti, uma lista de ministérios que existem no Brasil, para conseguir relacionar: https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/ministerios-o-que-faz-cada-um-e-sua-importancia-para-o-pais
Por fim, sua redação está muito boa, com bastante conhecimento, porém é necessário a revisão das escritas, se quiser reescrever e me mandar, sinta-se a vontade, abraço!!