POSSÍVEIS TRAJETOS PARA COMBATER A QUESTÃO DO ANALFABETISMO FUNCIONAL NO PAÍS (nota pfvr)

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Policarpo Quaresma, protagonista do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, o analfabetismo funcional, torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Nesse contexto, tal problemática tem como uma de suas causas a falta de leitura da população. Assim, tem-se como consequência uma população desprovida de conhecimento. Logo, não há dúvidas que o problema em questão é um desafio para a nação.

Na série Pretty Little liars, Hanna Marin é considerada a “burrinha” do grupo por não compreender textos simples devido a falta do ato de ler da mesma. Indubitavelmente, a ausência de leitura dificulta o combate ao analfabetismo funcional. No Brasil, o número de leitores é considerado baixo, pois as escolas públicas não incentivam os alunos a essa prática e os livros estão cada vez mais caros, fugindo do orçamento de muitas famílias.

Consequentemente, a sociedade é cada vez mais formada por cidadãos que não entendem escritas simples e operações matemáticas. Consoante ao jornalista irlandês George Shaw: ” O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, são necessárias reivindicações para realização de melhorias nessa área.

Portanto, como possíveis trajetos para combater a questão do analfabetismo funcional no país, urge que o Ministério da Educação implante projetos obrigatórios de apoio à leitura nas instituições de ensino, por meio de doações de livros e incentivo dos professores aos alunos, através da exigência de trabalhos escolares sobre determinada obra literária, com a finalidade de aumentar o interesse das pessoas por ler e desse modo o analfabetismo funcional poderá ser diminuído. Com isso, pode-se alcançar um Brasil mais próximo do sonhado por Policarpo Quaresma.

OBS: Se possível corrigir com as competências do enem e dar nota.

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2 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 160 pontos.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80 pontos.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80 pontos.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos.
    Competência 5 – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200 pontos.

    NOTA FINAL: 680 pontos.

    Comentários – Introdução: há uma ausência em estabelecer a relação entre o contexto e o problema, ou seja, uma sociedade ufanista, com valores exacerbados por seu país, só é composta por pessoas alfabetizadas? Ou qualquer um pode demonstrar esses sentimentos? É importante relacionar explicitamente o seu repertório inicial e o tema da redação, deixando uma interpretação clara para o leitor; isso gerou perca na C-III. Em relação a sua tese causa/consequência, a construção está boa, contudo há traços a serem aperfeiçoados, isso significa principalmente não utilizar exatamente essas palavras “causa” e “consequência”, pois demonstram um vocabulário imaturo; isso gerou perca na C-I.

    Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
    No D1, você inicia o parágrafo sem um conectivo que estabeleça relação com a introdução. Assim, o leitor já parte para o seu repertório com a série; isso gerou perca na C-IV. É importante frisar que não houve uma explicação entre o repertório e a sua opinião (por que a leitura dificulta esse combate?); esses fatos geram perca na C-II e C-III. Sugiro pesquisar sobre as expressões “o mesmo” e “a mesma”, uma vez que foram utilizadas erroneamente, perdendo pontos na C-I.
    Já no D2, percebe-se um parágrafo embrionário, ou seja, sem todos os elementos de um desenvolvimento da tese. Não há a presença da argumentação, da relação entre a matemática e o analfabetismo, e do repertório, pois você não explica o porquê dele provar a consequência apresentada. Isso gerou perca na C-II e C-III.

    Comentários – proposta de intervenção:
    Há a retomada do tema, estabelecimento de 5 elementos vários + detalhamento e fechamento com o repertório inicial da introdução. Atenção na construção “apoio à leitura”, pois não se usa crase. Isso gerou perca na C-I.

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  2. UAU
    de primeira já noitei seu imenso vocabulário, muito rico em palavras formais. O que te leva a ter 200 pontos na primeira competencia!!! (perfeito dms irmão!!!)
    tese bem apresentada.. argumentos claramente expostos..
    sinceramente, sua redação é digna de 1000
    todas as competências você soube dominar perfeitamente, parabéns!
    não encontrei defeitos para complementar meu comentário
    simplesmente impecável

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