Iniciante

Possíveis ações de promoção do desenvolvimento econômico sustentável no Brasil

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Hodiernamente, o Brasil sofre com a herança de uma longa conduta capitalista ao confrontar a supressão de recursos vastos e o desequilíbrio ecossistêmico gerado pela exploração ambiental. Destarte, a ancestralidade consumista ameaça o futuro populacional ao passe que se torna vital uma mudança político-social sustentável, voltada a formação escolar consciente sobre a finidade de tais recursos e a fiscalização de leis ambientais.

Em primeira instância, é fulcral frisar o vigente estigma capitalista de degradar a natureza para o bem-estar na contemporaneidade, algo ligado ao consumismo, em detrimento as gerações futuras desconsideradas, o que comprova a teoria do sociólogo Thomas Hobbes sobre o ser humano estar sempre disposto a sacrificar a comodidade do próximo para o bem próprio. Por conseguinte, uma divergência de interesses sustentáveis e econômicos é enraizada na nação e moldada pela formação escolar, essa desviada da consciência de desenvolvimento controlado.

Em segunda instância, ter uma defesa do patrimônio natural somente mantida no plano teórico pelo descaso nacional congestiona tanto a economia quanto a sustentabilidade. Um exemplo seria a Conferência de Estocolmo, lembrada por formular um gerenciamento moderado de recursos naturais, esse não respeitado pela falta de uma fiscalização sólida.

Em suma, faz-se imprescindível a atuação do Governo Federal para, por meio do Ministério do Meio Ambiente, formar uma força-tarefa voltada a fiscalização rígida de leis ambientais vigentes, além de promover, com os Corpos Docentes, a inserção de palestras sobre consciência ambiental, de forma a conservar o patrimônio natural restante e engajar os jovens em questões sustentáveis, como repor recursos escassos com a arborização, limpeza da flora local e reciclagem. Assim, será possível conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental.

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2 Correções

  1. Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Bom, observar emprego das vírgulas, coesão e coerência.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Bom.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável. Cuidado com ambiguidades.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direto e objetivo.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Bom.

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  2. Hodiernamente, o Brasil sofre com a herança de uma longa conduta capitalista ao confrontar a supressão de recursos(3) vastos e o desequilíbrio ecossistêmico gerado pela exploração ambiental. Destarte, a ancestralidade consumista ameaça o futuro populacional ao passe(1) que se torna vital uma mudança político-social sustentável, voltada a(2) formação escolar consciente sobre a finidade de tais recursos(3) e a fiscalização de leis ambientais.
    1 – ao passo
    2 – à
    3 – evitar a repetição de palavras próximas
    Em primeira instância, é fulcral frisar o vigente estigma capitalista de degradar a natureza para o bem-estar na contemporaneidade, algo ligado ao consumismo, em detrimento as gerações futuras desconsideradas, o que comprova a teoria do sociólogo Thomas Hobbes sobre o ser humano estar sempre disposto a sacrificar a comodidade do próximo para o bem próprio. Por conseguinte, uma divergência de interesses sustentáveis e econômicos é enraizada na nação e moldada pela formação escolar, essa desviada da consciência de desenvolvimento controlado.

    Análise do 2 parágrafo: Na minha opinião você escrever bem, mas achei o primeiro período muito longo. Recomenda-se no primeiro período colocar um tópico frasal não muito longo. Depois, no segundo, colocar um embasamento(no seu caso foi Thomas Hobbes). E após, colocar uma explicação. No caso, outro entrave que eu vi na sua redação foi ter falado de formação escolar, sem ter aprofundado devidamente sobre isso, tipo, como a formação escolar molda essa insustentabilidade?
    Em segunda instância, ter uma defesa do patrimônio natural somente mantida no plano teórico pelo descaso nacional congestiona tanto a economia quanto a sustentabilidade. Um exemplo seria a Conferência de Estocolmo, lembrada por formular um gerenciamento moderado de recursos naturais, esse não respeitado pela falta de uma fiscalização sólida.

    Análise do 3 parágrafo: Aqui o parágrafo saiu muito curto, outro problema é a falta de conectivos interparágrafos(que liga um parágrafo ao outro). Por exemplo, você poderia trazer “Dessa forma, em primeira instância…” O “dessa forma” já seria interparágrafo e isso ia te impedir de perder nota(precisa de pelo menos 2 no ENEM). E em relação ao parágrafo, realmente tá muito curto, você precisa aprofundar mais as ideias, não somente através de fontes externas, mas do raciocínio lógico(explicações), para comprovar seu ponto de vista.
    Em suma, faz-se imprescindível a atuação do Governo Federal(agente) para, por meio do Ministério (6)do Meio Ambiente, formar uma (ação)força-tarefa voltada a(4) fiscalização rígida de leis ambientais vigentes, além de promover(ação 2), com os Corpos Docentes, a inserção de palestras sobre consciência ambiental, de forma(finalidade) a conservar o patrimônio natural restante e engajar os jovens em questões sustentáveis, como repor recursos escassos com a arborização,(detalhamento) limpeza da flora local e reciclagem. Assim, será possível conciliar(detalhamento) o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental.(5)
    4 – à
    5 – boa conclusão
    6 – esse ‘meio’ tá parecendo ‘agente’.

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