Sabe-se da importância da sustentabilidade no mundo atual e atrelado a isso estão as questões sobre modos de obtenção do desenvolvimento econômico de forma sustentável. Embora ações de promoção a esse desenvolvimento já sejam conhecidas fatores como a negligência governamental e a irracionalidade social ainda são empecilhos que impedem o estabelecimento permanente dessas medidas. Desse modo, é fundamental remediar esses entraves em prol da plena harmônia entre o crescimento da economia e o meio ambiente.
Em primeira análise, verifica-se que o descaso estatal é um problema que impede a sustentabilidade e o desenvolvimento de estarem em conformidade. De acordo com a Constituição de 1988 o Governo deve garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para manter a qualidade de vida dos cidadãos, porém isso não está ocorrendo na prática. Essa constatação pode ser feita na medida em que, o Estado não realiza a fiscalização correta das áreas de fronteiras agrícolas e não oferece programas de informação sobre o meio ambiente e quais práticas diárias podem ajudar a preservá-lo. Como consequência biomas como a Amazônia têm sido explorados de forma ilegal, APP´s( Áreas de Preservação Permanente) são destruídos e a população mantêm hábitos insustentáveis que irão acarretar problemas para o meio ambiente e recursos naturais.
Outro relevante aspecto a ser analisado é a irracionalidade social e como ela atua no impedimento do desenvolvimento sustentável. O conceito “Banalidade do mal” da filósofa Hannah Arendt, expõe a tendência do homem em não pensar no mal e acabar assim o enraizando na sociedade pela falta de iniciativa para mudar o que se vive, paralelarmente a isso, percebe-se que a população não procura ter conhecimento sobre sustentabilidade e como cada pessoa age cuidando ou não do planeta. Como exemplo disso, o consumismo exagerado, escolha por produtos de procedência não sustentável, e o descarte incorreto de resíduos geram impactos diretos no meio ambiente, como entupimentos de boeiros levando a enchentes.
Portanto, urge que o Governo, tome providências a fim de promover o desenvolvimento econômico sustentável. Através de, campanhas em parceria com as mídias sociais, que gerem informatividade social sobre a sustentabilidade, fiscalização correta das grandes indústrias e produtores sobre o uso do meio ambiente, e ações que busquem recuperar áreas que foram degradadas visando gerar lucro, isso deve ser feito por meio de plantio de mudas realizado por alunos em ações nas escolas e universidades públicas.
Adlamilly
C1
DESVIOS: 50 Sabe-se da importância da sustentabilidade no mundo atual(,)e atrelado a isso(,)estão as questões sobre modos de obtenção do desenvolvimento econômico de forma sustentável.
ESTRUTURA SINTÁTICA: 50 Essa constatação pode ser feita na medida em que, o (E)stado não realiza a fiscalização correta das áreas de fronteiras agrícolas e não oferece programas de informação(eficazes) sobre o meio ambiente e quais práticas diárias podem ajudar a preservá-lo.
C2: ABORDAGEM COMPLETA: 40
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO 40
REPERTÓRIO LEGÍTIMO 20 senti falta de mais repertórios pra embasar o D1
PERTINENTE 40
PRODUTIVO 20
Dava pra aproveitar mais os repertórios no D1
C3 PROJETO DE TEXTO 50
DEFESA DE PONTO DE VISTA 50
DESENVOLVIMENTO 50
AUTORIA 50
C4 CONECTIVOS INTERPARAGRAFAIS 40
ITRAPARAGRAFAIS 40
FUNÇÃO CORRETA 40
REPETIÇÃO DE CONECTIVOS 40
REPETIÇÃO DE PALAVRAS 20 “sustentabilidade”, ache sinônimos
C5 AGENTE 40
AÇÃO 20 achei muito vago
MEIO/MODO 40
FINALIDADE 20 não identifiquei direito
DETALHAMENTO 40 não encontrei
Total: 800
CONTINUAAA O 1000 VEM!