Iniciante

Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil.

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Na série “ICarly”, é retratada a falta de disposição da personagem Sam por tarefas simples, como ajudar no carregamento de um objeto pesado, além disso, ela se alimenta de frituras e outros alimentos calóricos. Fora da ficção, no Brasil, o sedentarismo infantil é uma realidade, já que as crianças ocupam o tempo com outras ferramentas. Nesse sentido, isso se deve à chegada das novas tecnologias ao público infantil, que resulta na ocupação excessiva ou vício em troca da atividade física.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a introdução dos novos aparelhos tecnológicos na infância é um problema, haja vista que ela pode acarretar no sedentarismo em pouco tempo. Nessa perspectiva, segundo a pediatra Dra. Márcia Varejão, é recomendado que os menores de dois anos não utilizem dispositivos como tablets e celulares, para se relacionarem primeiro com o próprio corpo. Contudo, no cotidiano, é possível observar que muitos pais, para ficarem sossegados, oferecem um celular ou tablete para entreter a criança enquanto estão ocupados. Assim, trilha o caminho das futuras consequências da problemática.

Consequentemente, o indivíduo ocupa grande parte do seu tempo nos meios de comunicação, substituindo a educação física. Sob esse viés, segundo pesquisa IKS(The Infant and Kids Study), realizada pela Nestlé em parceria com o IBOPE(Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 75% das crianças de sete a doze anos passam quatro ou mais horas no computador ou na televisão. Logo, é possível inferir que as crianças gastam muito tempo nos aparelhos tecnológicos, optando pelo estilo de vida sedentário e com má alimentação, o que pode desenvolver doenças como obesidade e diabetes.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Comunicações(MCom) deve alertar a população, principalmente os pais, sobre o sedentarismo infantil e suas consequências, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais deverão abordar sobre as principais causas desse modelo de vida, citando a tecnologia, e como substituir pelas atividades físicas. Assim, tal ação terá a finalidade de impedir as crianças de desenvolverem futuros problemas de saúde.

 

Por favor, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

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2 Correções

  1. Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.

    Na série “ICarly”, é retratada a falta de disposição da personagem Sam por tarefas simples, como ajudar no carregamento de um objeto pesado, além disso, ela se alimenta de frituras e outros alimentos calóricos. Fora da ficção, no Brasil, o sedentarismo infantil é uma realidade, já que as crianças ocupam o tempo com outras ferramentas. Nesse sentido, isso se deve à chegada das novas tecnologias ao público infantil, que resulta na ocupação excessiva ou(1) vício em troca da atividade física.

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a introdução dos novos aparelhos tecnológicos na infância é um problema, haja vista que ela pode acarretar no sedentarismo em pouco tempo. Nessa perspectiva, segundo a pediatra Dra. Márcia Varejão, é recomendado que os (2)menores de dois anos não utilizem dispositivos como tablets e celulares, para se relacionarem primeiro com o próprio corpo (3). Contudo, no cotidiano, é possível observar que muitos pais, para ficarem sossegados, oferecem um celular ou tablete para entreter a criança enquanto estão ocupados. Assim, trilha o caminho das futuras consequências da problemática.

    Consequentemente, o indivíduo ocupa grande parte do seu tempo nos meios de comunicação, substituindo a educação física. Sob esse viés, segundo pesquisa IKS(The Infant and Kids Study), realizada pela Nestlé em parceria com o IBOPE(Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 75% das crianças de sete a doze anos passam quatro ou mais horas no computador ou na televisão. Logo, é possível inferir que as crianças gastam muito tempo nos aparelhos tecnológicos, optando pelo estilo de vida sedentário e com má alimentação, o que pode desenvolver doenças como obesidade e diabetes.

    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das Comunicações(MCom) deve alertar a população, principalmente os pais, sobre o sedentarismo infantil e suas consequências, por meio de políticas públicas e campanhas de divulgação em massa, as quais deverão abordar sobre as principais causas desse modelo de vida, citando a tecnologia, e como substituir pelas atividades físicas. Assim, tal ação terá a finalidade de impedir as crianças de desenvolverem futuros problemas de saúde.

    1- a conjunção ”OU” indica alternância, duvida. Ela foi usada inadequadamente, use o conectivo ”e”.

    Deixe sua tese mais clara, exemplo:
    Nesse sentido, isso se deve à chegada das novas tecnologias ao público infantil, que resulta na ocupação excessiva e no vício em troca da atividade física.

    2-” Crianças menores de dois anos”
    3- Achei meio sem sentido essa frase

    Ângelo, achei seu desenvolvimento 1 e 2 bons, porém senti falta de você se aprofundar mais nos seus argumentos. Por exemplo, seu desenvolvimento 2 (parágrafo 3) você trouxe repertório, mas não aplicou-o.

    5 Elementos:
    Agente – ok
    Ação – ok
    Meio/ Modo – ok
    Finalidade – ok
    Detalhamento – ok

    Comp I – 160
    Comp II – 120
    Comp III – 200
    Comp IV- 200
    Comp V – 200

    Total = 880

    Eu lhe aconselho analisar alguns modelos de redações nota mil. Você está no caminho, se atentando alguns detalhes o mil vem. Espero ter ajudado de alguma forma, abraço!

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  2. Oi! Tudo bem?

    Segue:

    C1: 160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios

    C2: 160 pontos: Argumentação consistente e bom domínio das estruturas proposição, argumentação e conclusão

    c3: 160 pontos: informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista

    c4: 200 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e boa articulação entre as partes do texto

    c5: 120 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana

    Atenção à tese, não fica claro quais argumentos você vai abordar. Cuidado com os desvios de português, tudo bem? Sua introdução ficou um pouco confusa. Bom uso de conectivos! Parabéns pela redação, está no caminho certo!

    NOTA FINAL: 840

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