Na famigerada série infantil de revistas “Turma da Mônica”, os personagens são frequentemente mostrados praticando esportes e brincando ao ar livre. Infelizmente, essa não é a realidade notada no Brasil onde, principalmente após o isolamento causado pela pandemia do covid-19, há um aumento de sedentarismo infantil, o qual gera problemas de saúde precoces, como diabetes e obesidade. Logo, se faz fundamental à análise das possíveis ações para o seu combate, em que destacam-se: a redução do tempo “on-line” passado em casa e o incentivo a atividades físicas nas escolas.
A princípio, é importante ressaltar que, a tecnologia é um dos grandes agravantes do sedentarismo em jovens. Isto é, cada vez mais crianças estão trocando os entreterimentos físicos pelos virtuais, sendo um grande exemplo disso o futebol, que foi substituído por jogos como “FIFA”. Portanto, considerando-se que os jogos que incentivam exercícios, como “Just Dance” e “Pokémon Go” são exceções, é necessário que as famílias estabeleçam um tempo limite de horas passadas em eletrônicos, incentivando assim, a volta de brincadeiras que estimulem, além da mente, o corpo da criança.
Ademais, o papel das escolas nessa luta também deve ser levado em conta. Nesse sentido, o ensino público deve incentivar a prática de atividades físicas, por meio da promoção de eventos esportivos, como gincanas interclasses, visando tornar os esportes mais atrativos do que os celulares e videogames e fazendo o jovem ser ativo pelo menos durante o período escolar. Por fim, um exemplo bem sucedido desse incentivo é o programa “Agita São Paulo”, que mobiliza alunos do estado a praticar atividades e caminhadas dentro e ao redor da escola.
Dessa forma, é elementar que o Governo Federal auxilie as famílias brasileiras nesse impasse. Isso deve se dar por meio da reforma e aprimoramento de parques e praças públicas voltadas para crianças, para que assim as mesmas tenham uma alternativa viável e segura para os aparelhos digitais. Além disso, os Ministério da Educação e Economia devem aumentar o orçamento enviado aos colégios da rede pública, com o objetivo de que eles possuam as condições necessárias para realizar os eventos esportivos. Logo, essas medidas teriam a finalidade de frear o sedentarismo infantil no Brasil.
Layzanhaa
Vamos lá!!
Correções:
Parágrafo 1, linha 2: Evite o uso de “onde”. Excelente fechamento e tese.
Parágrafo 2 , linha 2: O correto é “entretenimento”.
Parágrafo 3, linha 1: Evite repetições. Substitua o “deve”.
Parágrafo 4: Excelente proposta de intervenção.
Comentário:
Você escreve muito bem, seu texto é fluido e de fácil entendimento.
Atente-se: vírgula, gerundismo, repetição de palavras.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Total: 880
Newt
Nota: 880
Corrigi com base nessa estrutura:
Introdução:
Repertório/Contexto + Apresentação do tema + Tese + Fechamento
Desenvolvimento:
Conectivo + tópico frasal + repertório + Causa + Consequências + Fechamento do parágrafo
Conclusão:
Conectivo + tema + agente + ação + modo/meio + finalidade + fechamento + retoma a tese
Erros nas competências:
Competência 1: 7
Competência 2: 0
Competência 3: 2
Competência 4: 3
Competência 5: 0