Populações pobres: um dos focos da invisibilidade social

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Tema: Invisibilidade Social

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, não são as crises que mudam o mundo, mas sim as reações a elas. Sob tal ótica, diante da invisibilidade social das populações mais carentes, é notório que o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora a alienação referente a estes setores e, como efeito, emergem cidadão ignorados quando se trata de projetos de melhoria. Logo, faz-se mister a análise dessa conjuntura a fim de promover reações positivas defronte à problemática.

Em primeiro plano, é axiomático como a falta de informação alusiva às esferas mais desfavorecidas colabora para a perenização desse quadro deletério. Consoante às informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 47% dos negros e pardos do Brasil não possuem acesso ao cinema. Destarte, fica claro, infelizmente, que um contexto aonde não haja o isolamento e a falta de atenção a certas populações não é, ainda, realidade no Brasil.

Torna-se irrefutável, em segundo lugar, a íntima relação do surgimento de grupos marginalizados com a causa supracitada. De acordo com o matemático Pitágoras, o mundo é baseado na harmonia de forças contrárias, De maneira análoga, é demonstrado com veemência o desequilíbrio hodierno do país, aonde de um lado se encontra pessoas que ignoram ou desconhecem a existência de nichos desfavorecidos, à medida que no outro fica em voga cidadãos isolados do acesso a melhorias como, por exemplo, a Cultura.

Depreende-se, portanto, que há a premência de medidas com o fito de liquidar esse impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, por intermédio da alteração na Base Nacional Comum Curricular, adicionar a disciplina de Educação Colaborativa, a qual visará lecionar a importância de promover benefícios também às classes mais pobres, de forma a escolher e cobrar seus representantes no governo. Quiçá, assim, tal hiato reverter-se-á, de modo a desenvolver habitantes mais críticos e conscientes desde a tenra idade, fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

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1 Correção

  1. Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 180 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 160 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 120 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 140 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
    Total:800 .

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