Poluição sonora: desafio para a saúde coletiva

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Em uma das cenas da obra cinematográfica “Venom”, o personagem principal, Eddie, encontra-se em seu apartamento quando um vizinho começa a ouvir música em um volume alto, o que causa seu incômodo e fúria. Entretanto, o desafio para a saúde coletiva relacionado à poluição sonora demonstra que o contexto da obra não é inteiramente ficcional, sendo trazido para a realidade brasileira. Nesse sentido, dois fatores devem ser apontados como propagadores dessa triste realidade: a negligência estatal e a educação brasileira.

Diante do exposto, é importante destacar os danos causados pela ausência de medidas públicas no combate ao lamentável entrave. A esse respeito, a Carta Cidadã de 1988 garante os direitos e os deveres de toda a população, além de proporcionar, sem exceções, a harmonia e o bem-estar social. Entretanto, nota-se que o preceito constitucional não está instaurado na prática, visto que o Estado carece de programas que visem combater a poluição sonora em questão no Brasil, e esse fato gera, vergonhosamente, danos aos habitantes, estes que tem seus direitos violados e sua saúde cruelmente afetada. Dessa maneira, faz-se “mister” uma mudança da posição estatal de forma urgente.

Além disso, o falho sistema educacional pode ser apontado como promotor do empecilho. De acordo com a música “Another brick In the wall”, da banda Pink Floyd, o ambiente escolar é opressor e supérfluo, além de ser pouco engajado em pautas sociais importantes. Nessa perspectiva, a ausência de atividades relacionadas à poluição sonora e seus desafios para saúde, oferece, infelizmente, um conhecimento insuficiente aos jovens no que diz respeito à formação de um cidadão, persistindo-se nas futuras gerações. Destarte, tudo isso contribui para o cenário caótico.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, cabe ao Ministério da Educação proporcionar o devido conhecimento aos alunos em instituições escolares, por intermédio de atividades como palestras e debates, com a presença de professores de sociologia, a fim de criar, a longo prazo, um cidadão com a consciência sobre os prejuízos que são causados pelos sons elevados. Somente assim, a realidade de Eddie será completamente ficcional.

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2 Correções

  1. Em uma das cenas da obra cinematográfica “Venom”, o personagem principal, Eddie, encontra-se em seu apartamento quando um vizinho começa a ouvir música em um volume alto, o que causa seu incômodo e fúria. Entretanto, o desafio para a saúde coletiva relacionado à poluição sonora demonstra que o contexto da obra não é inteiramente ficcional, sendo trazido (E TAMBÉM REPRESENTA UM PROBLEMA…) para a realidade brasileira. Nesse sentido, dois fatores devem ser apontados como propagadores dessa triste realidade: a negligência estatal e a educação brasileira.

    Diante do exposto, é importante destacar os danos causados pela ausência de medidas públicas no combate ao lamentável entrave. A esse respeito, a Carta Cidadã de 1988 garante os direitos e os deveres de toda a população, além de proporcionar, sem exceções, a harmonia e o bem-estar social. (OTIMO REPERTÓRIO) Entretanto, nota-se que o preceito constitucional não está instaurado na prática, visto que o Estado carece de programas que visem combater a poluição sonora em questão no Brasil, e esse fato gera, vergonhosamente, danos aos habitantes (QUE TIPO DE DANOS?), estes que tem seus direitos violados e sua saúde cruelmente afetada. Dessa maneira, faz-se “mister” uma mudança da posição estatal de forma urgente.

    Além disso, o falho sistema educacional pode ser apontado como promotor do empecilho. De acordo com a música “Another brick In the wall”, da banda Pink Floyd, o ambiente escolar é opressor e supérfluo, além de ser pouco engajado em pautas sociais importantes. (BOM USO DE CONHECIMENTOS GERAIS) Nessa perspectiva, a ausência de atividades relacionadas à poluição sonora e seus desafios para saúde, oferece, infelizmente,(USO CORRETO DE PALAVRA DE AUTORIA) um conhecimento insuficiente aos jovens no que diz respeito à formação de um cidadão(COMO ISSO INTERFERE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO?), persistindo-se nas futuras gerações. Destarte, tudo isso contribui para o cenário caótico.

    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, cabe ao Ministério da Educação proporcionar o devido conhecimento aos alunos em instituições escolares, por intermédio de atividades como palestras e debates, com a presença de professores de sociologia, a fim de criar, a longo prazo, um cidadão com a consciência sobre os prejuízos que são causados pelos sons elevados. Somente assim, a realidade de Eddie será completamente ficcional. (ACREDITO QUE VC POSSA DETALHAR MAIS SOBRE SUA PROPOSTA, COMO COLOCANDO QUAL TIPO DE ÓRGÃO É O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

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    COMENTÁRIOS FINAIS: Oiee Diego! Seu texto é bem escrito e possui uma mistura de áreas do conhecimento benéfica, adorei o repertório sobre pink floyd, porém acredito que seus argumentos podem ser meio vagos, principalmente sobre a educação brasileira, já que isso não é uma causa que interfere muito na problemática. Um conselho é que vc use mais sobre causas mais concretas, como falta de infraestrutura das cidades (aumentando poluição sonora, visual e do ar) e ausência de meios de transporte mais silenciosos (já que a maior causa desse problema é o meio automobilistico). Com isso, espero que vc goste da correção e veja os erros como forma de aumentar a nota :)

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  2. Meus parabéns, mediante a sua redação tenho como elabora a minha, gostei muito dos conectivos o assunto me segurou na leitura, você realmente é rico em conhecimento e desenvolveu sua a mesma até o fim sem perder o foco.
    Não posso deixa deixa de Mencionar sua última frase fazendo o leitor entender o questionamento do filme.

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