Poluição do ar em questão no Brasil

  • 0

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem o direito à saúde e ao bem-estar social. Todavia, a poluição do ar presente na sociedade brasileira impede que parte da população não usufrua dessas garantias, devido à negligência governamental e aos efeitos nocivos causados à humanidade.  

A princípio, conforme Aristóteles, filósofo grego, “o papel da política é promover o bem-estar social”. No entanto, o que se observa é a falta de investimento governamental em fonte de energias limpas, o que resulta na grande queima de combustíveis fósseis e, consequentemente na liberação de gases poluentes no ar. Desse modo, é inaceitável que o Governo não exerça sua principal função, deixando os cidadãos à mercê desse quadro hostil.  

Outrossim, no filme “Wall-E” é abordado que o planeta Terra se torna inabitável devido ao hábito de poluir. Fora da ficção, essa conjuntura verifica-se, visto que segundo o Ministério da Saúde (MS), o número de mortes relacionado à contaminação atmosférica teve, entre 2006 e 2016, um aumento de 14%. Desse modo, é inadmissível que em um Estado dito democrático, uma prerrogativa essencial ao ser humano – a saúde, não esteja constatada, de fato, na prática.  

 Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério do Meio Ambiente deve, por meio dos investimentos governamentais, elaborar um projeto de lei sobre a relevância da sustentabilidade, com o direcionamento de um auxílio-financeiro para as indústrias, de modo a incentivá-las a investir em energias limpas. Assim sendo, a poluição do ar reduzirá e os cidadão brasileiros vão usufruir dos seus direitos constitucionais.  

  

 

Compartilhar

2 Correções

  1. olá, boa noite.
    irei analisar por parágrafo.
    1° parágrafo: Houve um erro quando você utilizou: “impede que parte da população não usufrua dessas garantias”, quando o certo deveria retirar o “não”, ou estarás negando duas vezes.
    Não houve conclusão do parágrafo da introdução.
    2°parágrafo: Houveram erros gramáticais e a repetição da palavra “o que”.
    3° parágrafo: Seria bacana você introduzir de forma mais completa teu repertório sociocultural. Este trecho está sem sentindo: “Fora da ficção, essa conjuntura verifica-se,”. O Correto seria “Fora da ficção, essa conjuntura é uma realidade na sociedade contemporânea, visto que…”.
    4° parágrafo: Parabéns, o 4° parágrafo sem dúvidas é o mais coeso, além de a estrutura fo parágrafo estar completíssima, mas falta detalhamento.

    • 0
  2. Vou fazer alguns comentários pertinentes a cada parte da redação:
    Introdução:
    – No segundo período, o trecho “[…] brasileira impede que parte da população não usufrua dessas garantias…” a palavra “impede” já apresenta sentido de negação, por isso o pronome “não” é desnecessário.
    – Na sua tese você já apresentou os dois argumentos que seriam defendidos, e foram muito bem articulados nos parágrafos de desenvolvimento.
    Desenvolvimento 1:
    – O uso do repertório cultural foi muito bem feito e relacionado ao problema.
    – Além de apresentar a causa desse problema, reforçar que é nocivo à sociedade ajudaria a relacionar, ainda mais, o próximo parágrafo e o próprio tema.
    Desenvolvimento 2:
    – A sigla do órgão citado se torna opcional.
    – Muito bem articulado.
    Conclusão:
    – Muito bem desenvolvida, por relacionar ainda no final os direitos constitucionais citados ainda na introdução, deixa o texto muito bem estruturado e, aumenta a conexão entre os parágrafos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.