Na constituição brasileira de 1988, estabelece-se o direito a igualdade a todos os indivíduos. No entanto , quando se observa o atual panorama da pobreza no Brasil, percebe-se que esse direito ainda não saiu definitivamente do papel. Nesse sentido, vale ressaltar suas causas para pensar em melhorias e avanços.
Em primeiro lugar, entende-se que esse empecilho está ligado a questões políticas. A falta de gestão pública é perceptível para diminuir a desigualdade no país que é pouco desempenhada,uma vez que o número de pessoas com acesso a moradia,saneamento básico e educação vêm sendo bem precario de acordo com o IBGE.
Outro ponto importante é sobre o Brasil ser um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e ao mesmo tempo ser um dos países com o maior número de pessoas em situação de fome. Nesse contexto , é notório a ma distribuição de renda ,a discrepância em relação a problemática, visto que devido a falta de ações eficientes para atenderem a demanda da população, ainda persiste.
Torna-se evidente ,portanto, que esse problema apresenta entraves que necessitam ser revertidos. Para isso é necessário o governo federal em parceria dos estados e municípios criarem planos e metas sobre a questão. Logo ,é preciso introduzir melhores sistemas de inclusão para atenderem as comunidades mais carentes e conferir atendimentos essenciais entre eles a moradia e segurança, sendo assim uma pátria mais justa e igualitária para todos que nela habitam.
Por favor corrija minha redação pois estou treinando para o enem e se possível a nota obrigada.
[email protected]
Um bom texto, com um vocabulário repleto de palavras formais, usou uma boa estrutura, com inicio com palavras certas referente as estruturas certas de uma redação que eu imagino que seja conforme a do ENEM.
Sua introdução com tema e tese , no desenvolvimento esta bom também, só cuidado para ter coerência entre cada pensamento, conclusão, foi boa, so cuidado com a estrutura, porque ela precisa de 5 elementos, Agente, ação, “finalidade” e detalhamento. Mas uma boa redação
Nota: 690,750
caren
Oi, tudo bem?
logo no primeiro paragrafo, percebe-se uma ideia nao tanto concreta. cuidado ao fazer analise da CF/1988.
seu argumento 2 ficou bacana!
Alguns desvios gramaticais e erro na pontuaçao. observe isso.
bom uso dos conectivos, no entanto, as ideias se encontam soltas. leia mais sobre assunto, apesar de ser um tema tanto quanto dificil de se dissertar.
c1 160
c2 180
c3 160
c4 120
c5 120
Matheus Oliveira Higo
Boa tarde Rafaela.
Sua redação está boa, precisamos nos atentar a alguns erros e melhorar.
Farei uma análise de cada parágrafo.
INTRODUÇÃO:
Voce fez uma interpretação errada da constituição de 1988, o direito a igual que você cita não é uma igualdade qualquer, esse direito diz que todos os indivíduos são iguais perante a lei, haja vista que vivemos em um país capitalista sendo impossível a igualmente.
Mantendo a Constituição Federal, você poderia citar que ela previne direto a saúde, educação e bem-estar social.
Sua introdução cumpre o papel de introduzir o texto, mas você poderia ter justificado mais o pq isso não saiu do papel e, na parte argumentativa, poderia ter explicitado seus argumentos, para além de limitar sua argumentação (o que facilita a escrita), voce mostrar planejamento de texto para o corretor.
DESENVOLVIMENTO1:
Sua estrutura está boa, recomendo que coloque mais um período para desenvolver as ideias de forma a seguir uma linha de ideias e sua abordagem não ficar incompleta.
Seu tópico frasal está muito bom e ótima escola do “Em primeiro lugar” para iniciar o parágrafo.
Um erro muito comum na hora de procurar sinônimos a gente pegar palavras que no contexto não tem o mesmo significado; empecilho é algo que atrapalha, e os seu tema é um problema não um empecilhos.
Recomendo sempre após um ponto final que você use uma conjunção, para ligar as ideias e seu texto ficar “costurado”
A citação do IBGE no final ficou pouco trabalhada, por isso recomendo mais um período.
Uma estrutura que eu sempre recomendo para os desenvolvimentos:
Tópico frasal (o que será abordado no parágrafo) + Comprovação do tópico frasal (use fatos, dados, citações…) + Argumentação em cima da sua menção.
DESENVOLVENTO 2:
Seu D2 está muito bom!
Só achei seu tópico frasal muito comprido e informal.
Recomendo que vc comece assim:
Ademais (pode usar o que você usou TB), a desigualdade social no Brasil se evidencia através…
No mais, está muito bom, siga a mesma estrutura que propus para o D1 no D2, e não se esqueça: argumento mais fraco no D1 e mais forte no D2 (nessa redação você fez certo!)
CONCLUSÃO’
Sua conclusão está boa, no entanto, uma conclusão do Enem precisa de 5 elementos, os e cada elemento vale 40 pontos. São eles: agente (quem fazer?) Ação (o que fazer?) Modo/meio (como fazer?) Finalidade (pra que fazer? Ou o qual o efeito disso?) E detalhamento de um dos elementos.
A sua tem:
Agente, ação, “finalidade” e detalhamento.
Sua finalidade nao está explícita, recomendo colocar de forma mais clara para o corretora.
Mas eu considerarei como se tivesse!
C1-160 (Erros de vírgula (
C2-120 (Uso errado da constituição e falta de retomada dela ao logo do texto (recomendo que você escreva (somente assim, a constituição federal deixará de estar no papel, e passará a ser uma realidade.(isso no seu último período da conclusão))
C3- 160 (esteutura comprometida)
C4- 120 (poucos conectivos e usada incorreta de “sinônimos”)
C5-160 (faltou como fazer).
Nota:720
Uma ótima nota, se atente ao que falei.
Você tem futuro, vai longe!!!
Se possível de uma olhada na minha redação:
https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/a-questao-da-saude-publica-no-brasil/