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Pobreza Menstrual no Brasil

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A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo, cabe discutir esses dois tópicos.

Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.

Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante. Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”, mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação, além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares. 

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo, aliado ao Ministério da Economia, deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir a dignidade feminina durante a menstruação. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.

 

Modelo ENEM, please.

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9 Correções

  1. A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo, cabe discutir esses dois tópicos.

    Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. (* 1)Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo. Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.
    (1*) seu argumento está bem fraco, quais são as evidências que comprovam isso que vc está dizendo?

    (*2)Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante. Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”, mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação, além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares.

    *2 aqui vc teve fuga parcial do tema. A falta de saneamento básico é um problema bem generalista, e não específico da pobreza menstrual, esse tema não tem como principal tópico ou mais relevante essa temática.

    *3Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo, aliado ao Ministério da Economia, deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil por meio do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual. Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir a dignidade feminina durante a menstruação. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.

    *3 Como esse é um problema de saúde pública, o ministério da saúde deveria ser citado como agente principal. O aumento do bolsa família para esse valor é algo que é pouco viável. vc deveria focar em reduzir impostos dos absorventes, distribuição deles…

    CI – 160
    CII – 100 fuga parcial do tema
    CIII – 140 usou pouco repertório sociocultural e seus argumentos não foram suficientes
    CIV – 160
    CV – 140 proposta de intervenção bastante questionável. Não citou o órgão principal para a solução do problema.

    pesquise mais sobre os temas e cite os problemas principais. continue se esforçando

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  2. Boa noite, excelente texto!

    Sua introdução ficou muito boa, seus D1 e D2 ficaram bons, porém devia ser mais crítico e se aprofundar mais um pouco, já sua conclusão está muito boa = Achei alguns erros de virgulas que não interfere muito na sua nota, mas se atente a colocar a ‘,’ sempre depois dos conectivos!

    C1 = 180
    c2 = 180
    c3 = 200
    c4 = 180
    c5 = 200 ==== 940 pontos!!!

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  3. Boa noite, Jotaveh.

    Redação muito bem escrita parabéns.

    Possui:
    CONECTIVOS
    ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA
    IDEIAS APRESENTADAS DE FORMA OBJETIVA
    TÓPICOS FRASAIS DESENVOLVIDOS
    NÃO HOUVE FUGA DO TEMA
    CONCLUSÃO DESENVOLVIDA
    PRESENÇA DE REPERTÓRIOS
    TESE APRESENTADA

    _____ Correção por competência _________

    Competência 01: 160– ALGUNS ERROS DE VIRGULA ENCONTRADOS.

    Competência 02: 180 —— NÃO HOUVE FUGA DO TEMA. TODAVIA, PROCURE SEMPRE DESENVOLVER UMA ARGUMENTAÇÃO COESA AO TEMA, OU SEJA, QUE EXPLIQUE A SUA TESE APRESENTADA NO INICIO DA REDAÇÃO. Cuidado com o “FIO SOLTO DE IDEIAS”.

    Competência 03: 200—- PRESENÇA DE REPERTÓRIO QUE COMPLEMENTAM A ARGUMENTAÇÃO .

    Competência 04: 180 —– POSSUI CONECTIVOS. ENTRETANTO, EM ALGUNS PERÍODOS NÃO HOUVE 100% DE COERÊNCIA.

    Competência 05: 200 —- DESENVOLVE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA COM TODOS OS AGENTES CONCLUSIVOS, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.

    _-_-_-_-_ FEEDBACK GERAL _-_-_-_-

    *A redação ficou bem desenvolvida
    * Você possui uma ótima bagagem argumentativa
    * CUIDADO apenas com os erros de virgulas .
    * Busque conhecer os sinônimos das palavras já utilizadas, para não repeti-lás.
    * Continue praticando que logo chegarás aos 1000 no Enem.
    *Sempre ao citar um repertório no paragrafo introdutório ( ou nos demais parágrafos) busque sempre desenvolver o mesmo mais um pouco, afim de não ocorrer que o parágrafo fique incompleto.

    Bons estudos !!! Espero ter te ajudado, qualquer dúvida estou a disposição!

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  4. Olá! Seguem minhas observações:

    A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual. Logo, cabe discutir esses dois tópicos.

    (1) vírgula

    Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio. Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos(2) para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo(3). Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.

    (2) financeiros
    (3) Gostei muito de sua argumentação, mas tente aprofundar mais. Acrescente uma frase na sequência dessa respondendo às seguintes perguntas, por exemplo: a) quais são os desdobramentos disso (evasão escolar)? b) a pobreza menstrual pode aumentar as desigualdades de gênero, já que as mulheres com menos recursos financeiros poderão ter menos escolaridade que os homens?

    Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante. Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”(11), mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação(5), além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares.

    (11) coloque o ano de referência, pois esses dados mudam muito
    (4) essa frase ficou um pouco confusa. Sugestão: “essa população pode sofrer com infecções causadas pela má higienização durante o período menstrual”

    Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo, aliado ao Ministério da Economia(5), deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil(6) por meio do aumento do auxílio(7) do programa(8) Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual(9). Paralelamente, o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir a dignidade feminina durante a menstruação(10). Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.

    (5) Isso está errado, pois o Ministério da Economia faz parte do Poder Executivo. Sugiro deixar apenas Ministério da Economia
    (6) vírgula
    (7) ficou confuso. Sugestão: “por meio do aumento no valor do auxílio…”
    (8) coloque a letra inicial maiúscula
    (9) proposta de intervenção 1 tem os cinco elementos
    (10) essa proposta de intervenção tem apenas agente, ação e finalidade

    Notas:
    CI – 200 (encontrei 3 desvios gramaticais, mas acredito que isso não justifique a perda de pontos)
    CII – 200 (o texto é dissertativo-argumentativo; fala sobre o tema; tem uma tese; tem repertório válido, pertinente e produtivo)
    CIII – 160 (única falha que encontrei foi em (3), acho que se vc aprofundar mais um pouco ficará perfeito. Mas eu entendo que, muitas vezes, não temos espaço para escrever mais…)
    CIV – 200 (elementos coesivos tanto dentro dos parágrafos como entre parágrafos)
    CV – 200 (proposta 1 tem os cinco elementos)

    Parabéns pela redação!
    Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!

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  5. A constituição de 1988 prevê o direito à saúde em todo o Brasil. Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia, visto que tanto a desigualdade social quanto a falta de saneamento básico para parte da população representam causas da pobreza menstrual(2). Logo, cabe discutir esses dois tópicos.
    1 – vírgula.
    2 – tese: causas do problema(desigualdade social e falta de saneamento básico).
    Diante desse cenário, é válido ressaltar, a princípio, a desigualdade social como fator da problemática. Nesse sentido, Aristóteles argumenta que a política deve ser utilizada para promover justiça e equilíbrio(3). Entretanto, o fato de muitas mulheres não possuírem recursos para comprar produtos destinados à higiene menstrual demonstra que o pensamento do filósofo está longe de se tornar uma realidade no país. Consequentemente, pode haver evasão escolar por parte desse público, o qual talvez não encontre formas seguras de conter o sangramento durante o período letivo(4). Assim, nota-se que o equilíbrio socioeconômico poderia combater o problema.
    3 – Ficou vago a ideia de “política para promover justiça e igualdade”, quais políticas seriam essas?
    4 – Certo, você relacionou a pobreza menstrual a outra consequência negativa, que é a evasão escolar, para demonstrar os efeitos do problema.
    Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante(5). Sob essa ótica, segundo a ONG “Trata Brasil”, mais de 25 milhões de brasileiros moram em lugares sem esgoto e mais de 10 milhões não recebem água tratada. Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta da má higienização relacionada à menstruação(6), além de diversas doenças. Por conseguinte, fica evidente a necessidade de ações do Ministério da Saúde nesses lugares(7).
    5 – Muito bem, sempre retomando a tese que você citou na introdução.
    6 – Aqui houve um problema na construção da frase, o mais adequado seria: “Essa população pode sofrer com infecções relacionadas à menstruação por conta da má higienização”.
    7 – Cuidado para não citar muitos dados e repertórios e se esquecer de argumentar em cima deles, o principal no desenvolvimento é a argumentação. Nesse parágrafo, ficou um pouco expositivo, faltando o desenvolvimento de informações.
    Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, o Poder Executivo(agente), aliado ao Ministério da Economia, deve diminuir a desigualdade(ação) de renda no Brasil(8) por meio(meio) do aumento do auxílio do programa Bolsa Família — valor que deve ser igual a 2 salários mínimos(detalhamento) para cada núcleo familiar —, a fim de erradicar a pobreza menstrual(finalidade). Paralelamente, o Ministério da Saúde(agente 2) deve promover o saneamento básico(ação 2) para todas as regiões brasileiras, a fim de garantir(finalidade 2) a dignidade feminina durante a menstruação. Desse modo, o país facilitará o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.(detalhamento 2)
    8 – vírgula
    Parabéns pela evolução!

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  6. Olá, acho que o seu segundo desenvolvimento ficou um pouco solto, perdido, creio q não conseguiu falar com exatidão o que queria. A conclusão está ótima e para mim a introdução também está.
    Cuidado com os conectivo, acho q você deve procurar uma tabelinha de conectivos na internet, tem várias, me ajuda muito, são uma lista de conectivos e a ocasião de usar cada um, acho q pode ajudar. :)

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  7. Oii,

    Introdução:
    Pontos positivos – Abordou logo no início um repertório, mas deixou um pouco vago.
    Pontos a melhorar – Não apresentou bem o tema e por isso a ideia ficou um pouco solta. A tese tinha os problemas a serem debatidos, mas o curto período “Logo, cabe discutir esses dois tópicos” da a impressão que você apenas jogou essa parte para finalizar um argumento.

    Desenvolvimento:
    Pontos positivos – (1º) Começou muito bem, retomou o problema que você ia debater no parágrafo e ligou o repertório; (2º) Gostei da abordagem dos dados, ficou bem pertinente ao tema.
    Pontos a melhorar – (1º) Do “consequentemente” para frente eu já achei que ficou um pouco confuso, o foco estava na desigualdade e nas mulheres num geral e do nada passou para a evasão escolar com o público juvenil. E a questão do equilíbrio socioeconômico solucionar o problema é verídico, mas acaba ficando muito generalizado quando poderia focar e pontuar mais coisas; (2º) Abordou infecções e doenças como problemas acerca da falta de saneamento básico, mas ficou um pouco superficial e poderia trabalhar mais a fundo nisso.

    Conclusão:
    Pontos positivos – As propostas de soluções atendem as questões debatidas acima.
    Pontos a melhorar – Faltou retomar a tese e elencar os problemas levantados ao longo do texto.

    C1: Domínio da norma culta – 160
    “Constituição” dever ser com letra maiúscula; “para parte da população” deve estar entre vírgulas; E na conclusão, após mencionar os dois agentes, o “deve” deveria estar no plural, pois são dois agentes que vão praticar a ação.
    Obs.: tem muito “desse” no parágrafo 2 e um deles remete as mulheres, mas está falando de período letivo nas escolas, e como você falou apenas “mulheres” o texto todo, colocar “jovem/adolescentes” nessa parte ajudaria.

    C2: Seguir o tema proposto e uso de conhecimentos prévios – 200
    Presença pertinente ao tema e produtiva do repertório.

    C3: Qualidade da argumentação – 120
    A redação segue um projeto de texto, mas há falhas na introdução com a falta da apresentação do tema, tese com algumas falhas de conexão e fluidez, primeiro argumento começa bem, mas termina sem concretizar a ideia e no segundo a uma ideia geral, porém acabou ficando um pouco superficial e por fim a conclusão não retoma a tese.

    C4: Coesão textual – 200
    Há a presença de conectivos no interior de todos os parágrafos e no início de pelo menos dois.

    C5: Qualidade da proposta de solução – 160
    Apresenta os 5 elementos na primeira proposta e 3 na segunda, sendo que ambas ajudam a solucionar os problemas. Entretanto, ele não ficou tão bem estruturado, visto que falta uma retomada da tese, ou pelo menos do tema.

    -> 840
    Espero ter ajudado, sua redação está boa, falta apenas aprofundar algumas coisas.

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  8. olá, não sou muito boa em redação, mas vou tentar ajudar.

    sua introdução tem teses, porem acho que você deveria desenvolver mais o seu repertorio e seu paragrafo parece bem pequeno.

    seu primeiro desenvolvimento é bem elaborado, com um paragrafo bem desenvolvido e coeso.

    seu segundo parágrafo esta um pouco perdido, você não argumentou muito e deixou seu repertorio sem conexão com o tema.

    sua conclusão esta completa.

    você tem alguns erros gramaticais.
    exemplo: Todavia(1) o país nem sempre põe em prática tal garantia,
    1- virgula

    eu também mudaria ” Em decorrência disso, essa população pode sofrer com infecções por conta (1) da má higienização”
    1- pela má

    c1-160
    c2-160
    c3-140
    c4-180
    c5-200

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  9. Olá, vou corrigir sua redação.

    Introdução: Está bem direta, objetiva e clara, mas esse último parágrafo, na minha opinião, ficou incompleto.

    Desenvolvimento 1: Tire o “a princípio” do primeiro parágrafo, pois você já utilizou o “diante disso” e completou com “é válido ressaltar”. Sua argumentação está ok, mas os períodos não estão adequados, visto que tem 5 parágrafos.

    Desenvolvimento 2: “Ademais, a falta de saneamento básico em algumas regiões do Brasil representa outro agravante…”, agravante o que??
    faltou especificar que é um outro problema.
    “Sob essa ótica”, esse conectivo não está adequado, veja um que se encaixe nesse período, por exemplo, “Nesse contexto”, “Isso porquê”…
    “Por conseguinte”, também não está adequado, uma vez que o que foi dito antes é uma consequência, ou seja, você disse uma consequência de outra consequência. O correto seria, utilizar algum conectivo de encerramento, como “Por isso”, “Dessa forma”, “De tal modo”.

    Conclusão:
    ” Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés (conectivo inadequado, troque por “para isso”), o Poder Executivo, aliado (juntamente) ao Ministério da Economia, deve diminuir a desigualdade de renda no Brasil por meio do aumento do auxílio do programa (“já existente”…deixe claro que esse programa já existe) “Bolsa Família” — valor que deve ser igual a 2 (“dois”, quando é apenas um número escreve o nome) salários mínimos para cada núcleo familiar –, a fim de erradicar a pobreza menstrual. Paralelamente (inadequado, use “Além disso” ou algum outro com a função de adição), o Ministério da Saúde deve promover o saneamento básico para todas as regiões brasileiras, a fim (repetição de conectivo, use “com a finalidade de”, ou “com o intuito de”) de garantir a dignidade feminina durante a menstruação. Desse modo (“somente assim”), o país facilitará ( “será garantido na prática”) o direito à saúde previsto na Carta Magna brasileira.”

    Competência 1 = 120 pontos.
    Competência 2 = 160 pontos.
    Competência 3 = 200 pontos.
    Competência 4 = 120 pontos.
    Competência 5 = 200 pontos.

    Nota = 800 pontos.

    Dicas:
    * Veja as finalidades de cada conectivo e busque ampliar o vocabulário referente a eles.
    * Busque conhecer os sinônimos das palavras que você for usando, isso vai te ajudar muito e facilitará no dia do Enem.
    * Busque ampliar, sempreeeee, os seus repertórios socioculturais.
    * Estude as 5 competências.

    (Espero te ajudar, corrigi no modelo Enem).

    Parabéns, você arrasouuuuuuuuuuu!
    Nunca, nunca mesmo, desista. Lembre-se: “Cada erro é um aprendizado”.
    Qualquer dúvida ou se precisar de algo é só me andar mensagens.

    Att: Vitória♥

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