Pobreza menstrual em questão no Brasil

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No documentário “ Absorvendo o Tabu” é retratado os impactos da menstruação em mulheres indianas, mostrando como elas lidam com a pobreza menstrual e o constrangimento que enfrentam nesse período, deixando de fazer atividades necessárias das suas rotinas. Analogamente, no Brasil, a pobreza menstrual é uma realidade que afeta grande parte das pessoas que menstruam. Outrossim, é a evasão escolar por problemas relacionados a esse ciclo biológico, afetando a vida principalmente de adolescentes, sendo necessário, dessa forma, pensar em medidas para solucionar este impasse.

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a menstruação ainda é um tabu na sociedade brasileira, sendo assim, ainda há pouca informação sobre o assunto, fazendo com que as pessoas que menstruam fiquem desinformadas e silenciadas. Além disso,  grande parte dos absorventes higiênicos não têm preço acessível e são cobrados impostos altos em cima deles, dessa forma, isso reforça ainda mais a pobreza menstrual. De acordo com dados da ONU, no Brasil, uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes. Sendo assim, isso reforça que é um problema de saúde pública e necessita ser solucionado urgentemente.

 

Em segundo lugar, as adolescentes são as mais afetadas, pois dependem financeiramente dos responsáveis para a compra do absorvente e muitas vezes isso não é tido como prioridade nas compras da família. Outrossim, o desempenho em suas tarefas cotidianas é significadamente afetado, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do IBGE, revelaram que, das meninas entre 10 e 19 anos que deixaram de fazer alguma atividade (estudar, realizar afazeres domésticos, trabalhar ou até mesmo brincar) por problemas de saúde nos 14 dias anteriores à data da pesquisa, 2,88% delas deixaram de fazê-la por problemas menstruais.

 

Portanto, é mister que esse impasse seja solucionado para amenizar o quadro atual. Destarte, o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia, devem retirar os impostos dos preços dos absorvente higiênicos, para que eles se tornem acessíveis e fazer distribuição gratuita desse item básico de higiene nas escolas públicas, para que as adolescentes não faltem aula por causa dele, isso deve ser feito por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, fazendo com que a pobreza menstrual seja extinta do Brasil e a realidade documentada na índia não prevaleça.

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1 Correção

  1. Introdução:

    Erro de concordância, correção: No documentário “ Absorvendo o Tabu” são retratados os impactos da menstruação em mulheres indianas. O verbo retratar acompanha o sujeito “impactos”.

    Cuidado pra não exagerar no gerundismo, pode ser usado gerúndio, mas cuide pra não exagerar.

    Tese bem estabelecida.

    Frase sem sentido nenhum: “Outrossim, é a evasão escolar por problemas relacionados a esse ciclo biológico, afetando a vida principalmente de adolescentes, sendo necessário, dessa forma, pensar em medidas para solucionar este impasse.” Como assim “é a evasão?”, a oração ficou totalmente sem nexo.

    É interessante colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual e planejamento.

    Parabéns pelo uso do repertório legitimado.

    1° parágrafo:

    Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, em primeiro lugar, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.

    Legal seu argumento, e muito inclusiva a forma como você coloca “pessoas que menstruam”, gostei bastante. No entanto, cuidado com a repetição de palavras.

    Mais uma frase sem coesão e escrita de forma informal: “Sendo assim, isso reforça que é um problema de saúde pública e necessita ser solucionado urgentemente.”

    Você precisa focar seu primeiro desenvolvimento em uma argumentação central, você fala sobre o tabu, depois sobre a falta de preço acessível devido aos impostos e depois da evasão escolar. Acabou que não argumentou profundamente sobre nenhum dos tópicos, por isso é tão importante colocar seu argumento na introdução, ele vai te guiar e não te deixa fugir do eixo e soltar muitas informações sem se aprofundar em nenhuma, como você fez.

    O repertório é bom.

    ——————————————————————————————————————

    2° parágrafo:

    Não são usados conectivos de ordem como: segundamente, em segundo lugar… Substitua agora por “Outrossim/ademais/além disso”.

    Você coloca uma pesquisa gigantesca, mas não argumenta. A redação modelo Enem é um texto argumentativo, nesse parágrafo você faz um texto expositivo (apenas expondo fatos), procure a diferença entre os dois tipos.

    Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    Erro de vírgulas e de concordância (plural) correção: Destarte, o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia devem retirar os impostos adicionados aos valores dos absorventes higiênicos, para que eles se tornem acessíveis, além de promover a distribuição gratuita desse item básico de higiene nas escolas públicas…

    “fazer” fica muito informal, tente “promover”

    Muita repetição de “para que”

    Seus períodos são muito longos, pro texto ficar coeso é legal períodos medianos, frase nem muito pequenas nem muito grandes.

    Índia é com letra maiúscula, um país.

    Agente: correto (ministério da saúde)

    Ação: correto. (retirar impostos)

    Modo/meio: correto (projeto de lei)

    Detalhamento: incorreto (falta detalhes)

    Efeito: correto (extinção da pobreza menstrual)

    PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros recorrentes de concordância e vírgula

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 120 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) não argumenta apenas expõe fatos

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) muitas frases sem sentido e conectivos inadequados, além de frase gigantes que deixam a estética do texto menos agradável

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.

    NOTA FINAL: 760

    Você escreve bem, está acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado, fiz uma redação sobre o mesmo tema, se você puder corrigir pra mim também :)

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