No Brasil Imperial, havia uma preocupação da elite em “embranquecer” o país, uma clara demonstração de intolerância a população negra. Casos como estes, de imposição de uma superioridade branca, continuam na contemporaneidade. A afirmação da existência de uma “raça pura”, prejudica a questão da pluralidade étnica em todo o mundo, fazendo com que o preconceito se perpetue.
De acordo com a típica linha de pensamento do imperialismo,”o fardo do homem branco”, as pessoas de pele branca, em sua maioria da europa, tinham o dever de civilizar povos menos privilegiados, com o argumento de que eram selvagens e sem princípios, colocando assim como correta somente a cultura européia.Em movimentos como o do feminismo por exemplo, o protagonismo era exercido inicialmente por mulheres brancas, evidenciando mais uma vez, a exclusão da raça negra.
Outrossim, com o surgimento do novo coronavírus, COVID-19, percebe-se a xenofobia-aversão a estrangeiros-, acerca de povos asiáticos de maneira clara. Cidadãos desinformados, muitas vezes, tratam pessoas vindas do continente asiático com desprezo, acreditando que, os mesmos estejam contaminados pelo vírus.
Portanto, medidas cabíveis são necessárias para a resolução deste problema. É de extrema importância que escolas brasileiras promovam eventos voltados a prática do respeito, com palestras e seminários, dessa forma, os alunos poderão se conscientizar da melhor forma sobre o assunto. Além disso, punições mais severas como, multas mais altas ou maiores penas de reclusão para indivíduos que praticam esse tipo de preconceito também ajudariam na resolução deste impasse na sociedade.
Gabriel_Oliveira
A sua introdução, mas houve a ausência dos fatores que você apresentou nas teses.
Há a falta de argumentos no segundo parágrafo (2 tese);
Você precisa expressar-se melhor na conclusão.
Tente melhorar seus argumentos ao opor-se a uma ideia, visto que você deve convencer o leitor de forma sutil e objetiva.
Jean Ferrante
1- Sua introdução está muito boa, mas você pode melhorar ela apresentando encaminhamentos para serem defendidos nos próximos dos parágrafos;
2-Argumente mais no segundo parágrafo, Por que a xenofobia ocorre ? Reflexo do passado ? etnocentrismo exacerbado ?
3- na conclusão especifique melhor como a repressão resultaria na mudança comportamental do indivíduo!
Nota: 880
ThaisPetacular
Bom dia. Inicio já pontuando suas repetidas falas. Mas nada muito marcante. Você tem o domínio sobre o assunto e soube decorrer com a redação da melhor forma possível.
Procure só não se comprometer muito, e procurar melhora sua forma de se opor. Você tem autonomia e soube se expressar da melhor maneira possível. Uma ótima redação, desde já te desejo sucesso.
Dayana1111
Achei sua introducão muito boa,mas faltou a exposicão dos argumentos que você falou nos desenvolvimentos 1 e 2.
O desenvolvimentos 1 ficou bom, mas o desenvolvimento 2 achei muito curto, você poderia ter aprofundado mais, ter deixado a ideia mais clara.
Sua conclusão esta ótima,possui os 5 elementos, mas faltou você citar as palavras chaves: Pluralidade étnica e intolerância.
Exemplo: Portanto, medidas cabíveis são necessárias para a resolução deste problema. É de extrema importância que escolas brasileiras promovam eventos voltados a prática do respeito ás ”diferenças raças” , com palestras e seminários,
Você poderia ter colocado algo do tipo.
Notas:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140( SEU TEXTO FALTA CONECTIVOS )
5.Proposta de intervenção : 200 (apesar de faltar a palavra chave, sua conclusão esta ótima)
Nota final: 800
Parabéns !