A escravidão surge da crença de que existem sociedades superiores às demais. Dessa forma, é válido destacar que ainda com raízes do SÉC.XVI- período colonizador, as práticas escravistas ainda permanece sociedade moderna. Assim, surge como pilares do problema, a luta do país em busca do lucro e a má distribuição de renda a sociedade. Trazendo consigo problemas que caracterizam a escravidão moderna.
Em primeiro lugar, observa-se que preocupações associadas a persistência de práticas de escravidão moderna, não apenas existem como vem crescendo a cada dia. Por conta disso, é possível buscar as causas da evolução do problema, destacando-se entre a mais importante: a luta do país em busca do lucro, isso ocorre em virtude da grande exploração da mão de obra levando consequentemente, os indivíduos a trabalharem por mais horas, a fim de ganhar o seu capital abaixo do que é de seu direito. Esses fatores por sua vez, atuam em um fluxo continuo favorecendo a formação de problemas sociais.
Na sequência, destaca-se como o regente do problema: a má distribuição de renda a população. Segundo Michael Montaigne: “a mais honrosa das ocupações é ser útil e servir às pessoas”. No entanto, atuação produtiva encontra-se distante do país, uma vez que a má distribuição de renda acarreta problemas no meio social, dentre elas a desigualdade das classes sociais, trazendo como característica um baixo índice da qualidade de vida. Nesse sentido, torna-se necessário o desenvolvimento de ações que vivem resolver tais problemas.
Fica evidente, portanto, a intervenção do problema. Assim, é dever do Estado atuar por meio do desenvolvimento de projetos que através das mídias comunicativas, apresentem como objetivo, conscientizar indústrias e empresas acerca dos impactos negativos que a escravidão moderna produz a sociedade, bem como, a fiscalização devida do salário dos operários que nelas atuam. Em seguida, é dever do Governo desenvolver programas que por meio de palestras tenham como objetivo, expandir as atuações governamentais aos municípios e ou cidades onde a desigualdade predomina, fazendo com que a distribuição de renda ocorra de forma igualitária. Dessa maneira, o país evoluirá.
✓ se possível corrijam mediante as competências do Enem.
✓ DESDE JÁ AGRADEÇO. BOA NOITE. ✿(ꈍᴗꈍ)
Victória Morganna
Olá! Parabéns pelo texto, ele cativa o leito, demonstra a presença de um projeto de texto e fica evidente a interpretação que você quis transmitir.
1) Introdução: Muito bem, alusões históricas é uma boa estratégia!
introduziu bem as teses e deixou claro o que será abordado nos desenvolvimentos.
Dica: Evite o gerúndio, pois ele traz dubiedade ao texto.
2) D1: Retomou a tese 1, parabéns! Além disso, argumentou quando explicitou os motivos e consequências da perpetuação da exploração da mão de obra. Todavia, para dar mais credibilidade a argumentação, faz-se necessário a utilização de outras áreas do conhecimento, como é ressaltado na C2 do ENEM.
3) D2: Muito bem! Utilizou outra área do conhecimento e relacionou com a tese 2.
4) Conclusão: Compt. 1: Lembrar de separar os elementos da conclusão por vírgulas “…que, por meio de palestras,…” e em “… tem como objetivo, expandir…” não separa por vírgula.
Conclusão que apresenta a resolução da problemática. Mas, um pouco confusa para encontrar os 4 elementos + detalhamento.
Dica: Use vírgulas para separar cada elemento.
Ex: Cabe ao AGENTE, investir AÇÃO, por meio MODO, com o fito FINALIDADE + detalhamento.
C1: 200
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Nota: 880
hilary
Boa noite!
Competência 1- 200 pontos – excelente domínio da modalidade formal da lp
Competência 2- 160 pontos – argumentação consistente e bom dominio
Competência 3- 200 pontos – apresenta informações de forma consistente e organizada
Competência 4- 160 pontos – articula bem as partes do texto
Competência 5- 120 pontos – elabora intervenção de forma mediana, pode-se acrescentar orgãos específicos por exemplo, MEC, ABERT etc
total: 840 pontos
não sou experiente, espero ter ajudado!
BEATRIZADM
Eu ainda me considero despreparada para corrigir de acordo com as competências do ENEM, porém, espero que eu ainda te ajude em algo. Vamos lá..
INTRODUÇÃO:
*Contextualizou (Trouxe contexto histórico)
*Abordou o tema
*Apresentou a tese (Idéia central do texto a partir da qual derivam os argumentos)
DESENVOLVIMENTO 1:
*Apresentou tópico frasal (É a afirmação, idéia central do paragrafo, é o que você vai defender no decorrer do paragrafo trazendo argumentos)
*Argumentação: Acredito que poderia adicionar dados, exemplos ou alguma citação que reforce seu argumento.
*Retomou o problema, esclarecendo mais seu ponto de vista.
DESENVOLVIMENTO 2:
*Apresentou tópico frasal (É a afirmação, idéia central do paragrafo, é o que você vai defender no decorrer do paragrafo trazendo argumentos)
*Argumentação: Trouxe o pensamento de alguém que se encaixou com o argumento.
*Retomou o problema, esclarecendo mais seu ponto de vista.
CONCLUSÃO:
*Quem vai fazer-OK
*Ação-OK
*Modo-OK
*Detalhamento-OK
*Efeito-OK
Redação muito boa! Utilizou de forma correta as conjunções, não reparei nenhum desvio gramático nem pontuação e uso de vírgulas errado.
Parabéns. :)
Thamirysbds
Parabéns, vc escreve muito bem!! Amei seu texto e sua argumentação foi ótima. Vou fazer uma correção por parágrafos e por fim atribuo uma nota, pode ser? =) Não sou especialista mas espero ajudar como puder! =)
INTRODUÇÃO
-trouxe uma citação histórica, além de ter sido bastante clara e objetiva na tese e nas duas problemáticas
-ocorrreu um erro de concordância verbal: “as práticas escravistas ainda permanece”, onde deveria ser: “as práticas escravistas ainda permanecem…”, alem de que faltou o uso da preposição “na”, logo após.
-faltou um “n” em “na sociedade” (problemática 2) ou então houve a ausência do acento grave (crase)
D1 (a luta do país em busca do lucro)
-o uso do gerúndio (ação ainda em ocorrência) não tem problema, desde que não seja um uso exagerado, pois acaba sendo considerado um vício de linguagem. Tente evitar
-você trouxe muita argumentação, mas senti falta de algo (citação de autoridade) que comprove a veracidade das suas ideias, porém, boa defesa de seu ponto de vista
D2 (a má distribuição de renda na sociedade)
-ausência de crase (à população)
-após a citação de Michael Montaigne, coloque uma vírgula em vez de encerrar o período, pois passou a ideia de você ter apenas jogado a frase, sem explica-la
CONCLUSÃO (Para desenvolver uma boa conclusão vc precisa se atentar a 4 perguntas: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUE? além do DETALHAMENTO)
-ausência de crase em “a sociedade”
-o que: desenvolvimento de projetos | fiscalização devida do salários | desenvolver programas
-como: através das mídias comunicativas | por meio de palestras
-quem: Governo e Estado
-pra que: conscientizar indústrias e empresas acerca dos impactos negativos que a escravidão moderna produz | expandir as atuações governamentais aos municípios e ou cidades onde a desigualdade predomina,
-detalhamento: fazendo com que a distribuição de renda ocorra de forma igualitária.
C1: 140 (excesso de gerúndio, ausência de crases e alguns erros gramaticais)
C2: 160 (explore mais outras áreas do conhecimento na sua redação, isso reforça suas ideias)
C3: 180 (boa argumentação e texto coerente, oocorreu falha na organização das ideias apenas na conclusão)
C4: 200 (ótimo uso de conectivos e boa argumentação)
C5: 180 (você respondeu todos os requesitos, mas procure ser mais objetiva e organizar melhor sua proposta)
NOTA: 860
Muito bem escrito seu texto, eu amei sua argumentação! Parabéns, com certeza vai conseguir tirar 1000 no enem! :*
Claudia007
faltou algumas palavrinhas em certos lugares, revise bem antes de entregar sua redação, pois uma mínima falha pode te tirar alguns pontos..
pelo q vejo está tudo nos critérios do Enem ,acredito q tiraria uma ótima nota.
Uma dica,eu trocaria “fica evidente” por “torna-se evidente”
Seu texto está ótimo!