Perigo das Fake News na era da informação

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma que ainda existo o problema das Fake News, o que dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto da ineficácia do Estado em barrar essas notícias. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente é fulcral pontuar a falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que caibam tais recorrências. Segundo o pensados Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, é comum ver grupos oligárquicos usufruindo da falta de informação da população para espalhar Fake News na tentativa de se perpetuar no poder. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar a falta de leis eficazes como promotor do problema. De acordo com pesquisas do Instituto Mundial de Pesquisa pelo menos 3 a cada 5 brasileiros já caíram em Fake News. Partindo desse pressuposto, o governo pouco se faz presente para informar as pessoas e punir os autores das Fake News. TUdo isso contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental no freio às Faker News. Assim, a fim de acabar com as noticias falsas, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Congresso Nacional, a criação de uma lei que visa informar aos jovens e adultos em escolas e faculdades de como não cair em Fake News e punir os autores dessas notícias falsas. Tal ação deve ocorrer por intermédio do Ministério da Educação e da Justiça. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das Fake News, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

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3 Correções

  1. Olá, gostei do seu texto, porém tenho algumas observações, espero que ajude. Parabéns e continue escrevendo :)

    Introdução:
    Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata [1] uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega [2], uma que ainda existo [3] o problema das Fake News, o que [4] dificulta a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto da ineficácia do Estado em barrar essas notícias. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. [5]
    [1] Substitua essa palavra por “é retratada”.
    [2] Você repetiu essa frase (acredito que por erro de digitação).
    [3] Essa colocação ficou confusa.
    [4] Tente não repetir muito as palavras, aqui, por exemplo, você poderia ter colocado um sinônimo para “o que”, pois já havia sido usado anteriormente.
    [5] Tese bem explícita.

    D1:
    Precipuamente [6] é fulcral pontuar a falta de atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que caibam tais recorrências. [7] Segundo o pensados [8] Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, é comum ver grupos oligárquicos usufruindo da falta de informação da população para espalhar Fake News na tentativa de se perpetuar no poder. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. [9]
    [6] Insira uma vírgula.
    [7] Insira um conectivo.
    [8] Essa palavra está escrita incorretamente.
    [9] Você poderia ter desenvolvido melhor suas ideias.

    D2:
    Ademais, é imperativo ressaltar a falta de leis eficazes como promotor do problema. [10] De acordo com pesquisas do Instituto Mundial de Pesquisa [11] pelo menos 3 a cada 5 brasileiros já caíram em Fake News. Partindo desse pressuposto, o governo pouco se faz presente para informar as pessoas e punir os autores das Fake News. Tudo isso contribui para a perpetuação desse quadro deletério. [12]
    [10] Insira um conectivo.
    [11] Insira uma vírgula.
    [12] Novamente, seu argumento foi pouco desenvolvido. Uma dica: tente responder às seguintes perguntas no seu parágrafo: Como o repertório citado se assemelha ou se distancia da situação do país? Quais são os problemas gerados? Por que isso é um problema?

    Conclusão:
    Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental no freio às Faker News. Assim, a fim de acabar com as noticias [13] falsas, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente o Congresso Nacional, a criação de uma lei que visa informar aos jovens e adultos em escolas e faculdades de como não cair em Fake News e punir os autores dessas notícias falsas. Tal ação deve ocorrer por intermédio do Ministério da Educação e da Justiça. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo das Fake News, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
    [13] Essa palavra possui acento.
    OBS: Você apresentou uma proposta de intervenção, mas ela não está muito coerente. De que maneira uma lei poderia informar os jovens? Não seria mais eficaz uma lei de fiscalização? Além disso, você citou vários ministérios, mas não apresentou a forma que a ação seria realizada.

    Notas por competência:
    [1] 160
    [2] 200
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 120
    Total: 760

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  2. Vamos lá!!
    Correções:
    Parágrafo 1: Excelente introdução e fechamento.
    Parágrafo 2: Vírgula após “desse modo”.
    Parágrafo 3: Vírgula após “pesquisa”. Substitua “perpetuação” por “persistência”, para não ficar repetitivo, já que usou “perpetuar” no parágrafo anterior.
    Parágrafo 4: Proposta bem trabalhada e excelente fechamento de texto.

    Comentário:
    Texto muito bom, com excelente repertório cultural, conectivos e fluidez. Boa retomada de tese.

    Dica: Aprofunde mais o D2.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Total: 920

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  3. Competência 1- 160
    (Repetição de palavra, escrita)
    Competência 2- 200
    (Muito bom, os artigos foram bem colocados porém trocaria algumas palavras)
    Competência 3- 160
    (O argumento, conectivos, algumas vírgulas senti falta)
    Competência 4- 200
    Competência 5- 200

    Competência 1 e 3 tem alguns pontos não muitos graves que podem melhorar.

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