PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: indispensável ou superada?

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Título: Política, sinônimo de cidadania

Na Grécia Antiga, os cidadãos eram indivíduos que participavam politicamente. Da mesma forma, toda ação cotidiana do cidadão é condicionada pela política. Deste modo, trazendo à realidade brasileira, torna-se indispensável que toda a população passe a reconhecer a importância da participação política enquanto instrumen de cidadania e obtenção de seus direitos. Com isso, é necessário que se combata os motivos pelos quais as pessoas não participam politicamente, evitando os problemas gerados pelo mesmo.

No artigo primeiro da Constituição Federal: “Todo poder emana do povo, que o exerce através de representantes eleitos”. Em contrapartida, cada vez mais, a população jovem não reconhece a importância desse direito, visto que, segundo dados do TSE, na eleição de 2018, dos jovens de 16 e 17 anos, apenas 21% tiraram titulo de eleitor. Essa falta de participação política acontece pela inexistência do tratamento de assuntos políticos, sejam pelos familiares ou pelas escolas. Além disso, há a associação da política como sinônimo de falcatruas, corrupção, discussões chatas de partidos ou “coisa de adultos”. Fica claro, pois, que a não participação política existe pela visão deturpada que se tem da mesma.

Por conseguinte, a falta de participação na politica gera sérios problemas. O não tratamento de assuntos políticos mantém jovens alienados, sem conhecimento de fatos cotidianos importantes e as tornam pessoas de fácil manipulação, o que, entre os piores casos, podem deixar o país suscetivel a golpes de Estado. Grande exemplo disso foi durante a Ditadura militar no Brasil em 1864, onde diversos direitos foram vetados pelo regime. Com o movimento “Diretas já”, a população lutava pela retomada do voto direto, o que foi fundamental na redemocratização do pais. Ademais, é fato que, a participação politica é de extrema importância no que se refere luta e a obtenção dos direitos do cidadão.

Em suma, para resolver o impasse é necessário que o Ministério da Educação torne a educação política presente nas discussões escolares do ensino fundamental e médio por meio da abordagem de professores de história, geografia, sociologia, entre outros, del modo que o conteúdo apresente boa parte da carga horária nas grades curriculares. Com isso, o país criará cidadãos politizados, que saiam da escola críticos e conhecedores da importância da sua participação na política. Além disso, ao assumirem posturas políticas, cumprirão seus papéis enquanto cidadãos.

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3 Correções

  1. 1° Paragrafo[INTRODUÇÃO]
    ” Na Grécia Antiga, os cidadãos eram indivíduos que participavam politicamente. Da mesma forma, toda ação cotidiana do cidadão é condicionada pela política. Deste modo, trazendo à realidade brasileira, torna-se indispensável que toda a população passe a reconhecer a importância da participação política enquanto instrumen de cidadania e obtenção de seus direitos. Com isso, é necessário que se combata os motivos pelos quais as pessoas não participam politicamente, evitando os problemas gerados pelo mesmo.”

    Faltou problematizar tema,

    2° paragrafo[QUAL O PROBLEMA DO TEMA?]
    ” No artigo primeiro da Constituição Federal: “Todo poder emana do povo, que o exerce através de representantes eleitos”. Em contrapartida, cada vez mais, a população jovem não reconhece a importância desse direito, visto que, segundo dados do TSE, na eleição de 2018, dos jovens de 16 e 17 anos, apenas 21% tiraram titulo de eleitor. Essa falta de participação política acontece pela inexistência do tratamento de assuntos políticos, sejam pelos familiares ou pelas escolas. Além disso, há a associação da política como sinônimo de falcatruas, corrupção, discussões chatas de partidos ou “coisa de adultos”. Fica claro, pois, que a não participação política existe pela visão deturpada que se tem da mesma.”

    Boa Mostrou bem a sua tese, defendendo com argumentos e mostrando o problema…

    3° Paragrafo[POR QUE O PROBLEMA AINDA NÃO FOI RESOLVIDO]
    Por conseguinte, a falta de participação na politica gera sérios problemas. O não tratamento de assuntos políticos mantém jovens alienados, sem conhecimento de fatos cotidianos importantes e as tornam pessoas de fácil manipulação, o que, entre os piores casos, podem deixar o país suscetivel a golpes de Estado. Grande exemplo disso foi durante a Ditadura militar no Brasil em 1864, onde diversos direitos foram vetados pelo regime. Com o movimento “Diretas já”, a população lutava pela retomada do voto direto, o que foi fundamental na redemocratização do pais. Ademais, é fato que, a participação politica é de extrema importância no que se refere luta e a obtenção dos direitos do cidadão

    Muito erro de escrita, competência 1… mais mostrou por que o Problema ainda não foi resolvido…

    4° paragrafo(PROPOSTA DE INTERVENSÃO):
    Em suma, para resolver o impasse é necessário que o Ministério da Educação torne a educação política presente nas discussões escolares do ensino fundamental e médio por meio da abordagem de professores de história, geografia, sociologia, entre outros, del modo que o conteúdo apresente boa parte da carga horária nas grades curriculares. Com isso, o país criará cidadãos politizados, que saiam da escola críticos e conhecedores da importância da sua participação na política. Além disso, ao assumirem posturas políticas, cumprirão seus papéis enquanto cidadãos.

    Boa proposta, mais falou apenas um agente…

    PRECISA MELHORAR NA COMPETÊNCIA 1(NORMA CULTA), NA ARGUMENTAÇÃO…

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  2. É uma boa redação o desenvolvimento e a conclusão deixam claro oq vc quis abordar, mas a introdução é um pouco confusa, para entender tem de adivinhar oq vc quis dizer.
    Como não sou especialista não vou pontuar as competências.—————————————————————————————-

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  3. Introdução: os cidadãos participavam de quê? Vou considerar que você tá falando da participação na política, mas não deixou isso claro, eu que adivinhei.
    D1: você não pode afirmar que isso acontece pela insistência de assuntos políticos, eu posso discordar disso!
    D2: os tornam! e não as tornam.

    Competência 1

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