QUESTÃO DISCURSIVA 01 – Concurso: Polícia Civil do Paraná – Ano: 2007 – Banca: PCPR: O fato a seguir ocorreu num município do interior do Paraná.
Tudo começou pela manhã, quando uma velha vaca caiu na fossa de um terreno baldio, no Jardim das Torres, um dos bairros mais miseráveis do município. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu. A dona da vaca, a aposentada L. L. O., 83 anos, pediu ajuda da prefeitura para enterrar o bovino.
Assim que os funcionários municipais acabaram o serviço, por volta de 15 horas, um grupo de homens, mulheres e crianças chegou ao local e passou a desenterrar a carcaça com pás e enxadas. O plano era desossar o animal e dividir a carne em partes iguais.
O grupo estava quase conseguindo retirar a carcaça da terra quando a dona da vaca notou a movimentação e chamou a polícia militar. Segundo a aposentada, o bicho era de estimação. “Criei desde bezerrinho e não quero que ela vire comida de ninguém”, justificou.
Com a chegada da polícia, o grupo expressou sua indignação: “Faz mais de uma semana que só como quiabo e mandioca”, reclamou o catador de papel S. L. C., 26 anos, que esperava levar carne para casa. Decepcionado, o pedreiro J. A. S., 30 anos, disse que tem onze pessoas na família e, por ser muito pobre, é difícil alimentar todos.
Supondo que você seja a autoridade competente para decidir o destino da vaca morta, escreva um texto em língua padrão de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, emitindo um parecer sobre qual deve ser o procedimento nesse caso: a vaca deve ser enterrada, atendendo o desejo da dona, ou devem ser atendidos os propósitos dos moradores que querem aproveitar o animal como alimento?
Observações:
• O parecer deve apresentar as razões em que você se baseou para tomar a decisão.
• O parecer deve poder ser lido independentemente do texto acima, ou seja, as informações principais devem ser retomadas no parecer, mas não copiadas literalmente.
Após análises do fato ocorrido, o mesmo trata-se da tentativa de desenterrar restos mortais de bovino em uma propriedade privada, localizado no bairro Jardim das Torres. Em primeiro lugar, houve uma invasão de propriedade, ao qual a população não tinha o direito de se apoderar de coisa alheia sem o consentimento da dona do local. Ocorre que o bovino era como um bicho de estimação para a senhora L.L.O., deixando-a constrangida e abalada com tal situação, pois a mesma expressa sentimentos pelo animal que foi muito significativo em sua vida.
Em segundo, é uma questão sanitária seríssima, isto é, tentativa de se alimentar de um animal que foi enterrado e que já está em processo de decomposição, assim, existindo um risco alto à saúde pública.
Considerando os fatos apurados, determino que há um risco à saúde pública e uma violação à propriedade privada, situações inadmissíveis. Sendo assim, fica estabelecido que os funcionários da prefeitura retornem ao local e façam novamente o enterro da carcaça.
Após os depoimentos expressos do grupo, delibero que os mesmos procurem o órgão da prefeitura de distribuições de cestas básicas para sanar suas necessidades.
( Lembrando que vale 100 pontos o texto e o professor irá descontando dessa nota por cada erro de gramática “0,5 por cada erro”, vírgula, pontos, concordância, etc). Necessito do detalhamento da correção. Desde já agradeço!
atritaba
bjdjdjnxjcidnendnd
djjdjdjdjdjdndmdnrndnnxkckdidkekrkd
ndjxjxjdjdididididiid
dmdmkddkkdkdkdkdidhdhdjdjdjd
hsusdujdjdjdjdudududududidieaeashssjjdjdjdjdjjxdjdjdjdjdjjdjdjjfjfjfjfjfkfkfkfkfjdkkdkdkdjdkdjjfjfjfjfjjfjcjcjcjcjjffjfjfjfjfjjfjfjcjcjcjcjjcjcjfjfjjccjjfjcjcjcjjcjfjfjfjfjfjjfjcjckcckckcjfjjfjcdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjdjdjjdjdjdjdjjcjcjcjcjcjcjjcjcjcjxjxjxjjjjjjjjjjdkdjdjdjdjdjdnndndjfjdjsiidjfjfjdjdjdjdjd