Iniciante

Pantanal, modelo livre: desabafo e apelo

  • 1

Segunda-feira, dia 7 de setembro de 2020.

Acordei de manhã cedo, sentei-me no sofá para ler o jornal, de forma rotineira e simplista. Fiz meu café, liguei para minha filha. Comecei assim o dia. Uma segunda-feira comum, até agora. Pouco tempo depois, senti um forte cheiro de queimado. Não sabia bem o que era. Procurei pelos cantos de casa e nada. Nada havia lá. Foi então o momento que decidi ir lá para fora de casa. Quando saí, avistei o cinzento céu que consumia toda a minha região. Chorei. Chorei incansavelmente. Corri pelas movimentadas ruas. Vi bombeiros, veterinários, todos correndo de um lado para o outro, tendo esperança de salvar o que restava do meu amado Pantanal. Cresci aqui, vivo aqui. Tanta riqueza, beleza e beldade. Sou cercada pelas mãos artísticas de Deus que pintaram meu estado. Fauna e flora que transbordam, ou pelo menos, costumavam transbordar. Como permanecer apática diante disso? Que mundo é esse que habitamos? Essa é a nossa morada, o nosso lar. Hoje nos despedimos de uma parte da nossa bela Terra. Nos despedimos de uma parcela maravilhosa que nos cercava. Tristeza que nos constrange. O pior disso é saber que o sangue dos animais pesam em nossas mãos. Vamos preservar e contemplar a obra que está diante de nós. Abramos nossos olhos…

O mundo clama, abramos nossos ouvidos.

O mundo chora, deixemos escorrer nossas lágrimas também. Sejamos humanos. A humanidade ocupa a terra mas não vejo o senso dela presente…

Não foi uma segunda-feira comum.

Compartilhar

2 Correções

  1. Adorei o texto, quase chorei de tão bom que está, parabénss!!!
    Não está em uma modalidade das universidades,mas seria legal vc fazer ela como se fosse carta já para treinar.
    Como está escrito em forma de diário, o finalzinho ficou contraverso (eu entendi que vc quis fazer um apelo a toda população) só que diário é algo íntimo e não que você mostraria a todos.
    MAS TA MARAVILHOSO ❤

    • 0
  2. ainda que não seja uma redação achei lindo, parabéns. gostei da ideia de fazer um desabafo em forma de diário, ainda mais com tudo que está ocorrendo no nosso país. está bem escrito e passa sentimentos. no entanto, no final fica evidente a vontade de fazer uma critica ou apelo em 3 pessoa, algo que acredito que não se encaixa muito bem no gênero diário. enfim, parabéns pela escrita em momentos tão difíceis.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.